Aula Homônimos V


Por: +


Homônimos - V


Escrita por ßShoose
Nível: Básico



Olá, pessoal! Bom, nesta aula vou explicar o que são homônimos e dar mais alguns exemplos de erros comuns entre os autores. Preparados?

No português e também em outras línguas, todas as palavras tem sonoridade, e algumas tem essa sonoridade muito parecida. A maioria delas se escreve de forma diferente da que se fala, e esse é o motivo pelo qual os erros acontecem. Os homônimos são os erros gerados por essa confusão: Você ouve uma palavra, mas escreve de forma diferente porque ela se parece com outra. Uma letra pode estragar o significado inteiro.

O que pode ajudar a melhorar o vocabulário não é outra coisa senão a leitura. Ler, qualquer que seja o tamanho do texto, nos deixa familiarizados com aquelas palavras e nos impede de errar mais comumente.

Agora que já entendemos o conceito, vamos à alguns exemplos! O primeiro deles: Círio/Sírio.
Círio significa uma vela (Sabe as de sete dias?). Sírio significa alguém oriundo, ou seja, que nasceu no país Síria.

Exemplo: 1 – Em igrejas cristãs, geralmente em castiçais no altar do Padre, círios são colocados. Dessa forma, tem maior duração, visto que são feitas de cera.
2 – No ano de 2015, muitos sírios se refugiaram para a Europa por via do Mediterrâneo ilegalmente para fugir da guerra que está acontecendo dentro de seu país.

Exemplo em frase:
Minha avó deixa um círio aceso todo natal.
O novo funcionário da nossa empresa é um sírio.


Entenderam o de cima? Ainda tem mais. Agora o exemplo é: Cito/Sito
Cito vem do verbo citar. Sito significa situado.

Exemplo: 1 – No meu Trabalho de Conclusão de Curso da faculdade, cito Shakespeare na página de agradecimentos.
2 – Você deve fazer um trabalho em dupla na escola, mas não sabe onde fica a casa do seu novo colega. Você, portanto, vai perguntar a ele, e a resposta que recebe é: “Me sito na rua...”.

Exemplo em frase:
Citar dados de fontes confiáveis é importante para uma boa redação argumentativa.
Me sito na rua Pedro Augusto, nº469.


Calma que ainda tem mais! Agora: Concertar/Consertar.
Concertar é combinar, ajustar algo. Consertar é reparar danos de algo, corrigir.

Exemplo: 1 –Você combinou de sair com sua colega de trabalho, mas irá se atrasar por um pequeno imprevisto. Por isso, mandou uma mensagem às pressas: “Só pra concertar: Podemos nos ver meia hora mais tarde?”
2 – Você voltou da escola/faculdade apressado pois esqueceu de imprimir aquele documento que o professor havia pedido. Contudo, na hora de fazer seu serviço, ela simplesmente se recusa. Talvez seja hora de mandá-la para o conserto

Exemplo em frase:
Estou ocupada agora, concerto isto com você mais tarde.
Carolina, você pode consertar a minha impressora para mim?


Estamos quase no final. O penúltimo! Desta vez: Concerto/Conserto.
Concerto é uma apresentação musical, geralmente de orquestras. Conserto é quando reparamos algo (como vimos na passada).

Exemplo: 1 – Seu melhor amigo toca violino desde os seis anos de idade. Agora, aos quinze, ele te dá um ingresso para que você possa assistir ao concerto de sua orquestra.
2 – Você esbarrou com um estranho na rua e, infelizmente, deixou seu celular cair no chão. Nada foi quebrado, mas ele continua reiniciando e você não sabe o que fazer para consertá-lo.

Exemplo em frase:
Concertos natalinos são muito comuns.
Quando nosso computador irá para o conserto, mãe?

Só mais um? Este é o último, garanto. Desta vez: Coser/Cozer.
Coser é costurar. Cozer é cozinhar.

Exemplo: 1 – Você vai visitar sua avó nas férias. De “presente”, você leva para ela várias roupas com pequenos rasgos. Como ela sabe coser, você pede que ela conserte suas roupas como um favor.
2 – Você marcou um jantar às 19h com seu namorado(a), onde você é quem vai fazer a comida. Já são 18h45min. Talvez seja hora de começar a cozer.

Exemplo em frase:
Para os homens medievais, uma mulher que não sabia coser era inútil como esposa.
Nunca vi este prato na vida! Acha que o Chef Paulo sabe mesmo cozê-lo?


Você ainda permaneceu com dúvidas? Deixe um comentário falando sobre ela! Eu estarei respondendo cada dúvida remanescente. Muito obrigada pela sua atenção e espero que vocês tenham gostado. Até a próxima!



Shoose
Beta Reader

Gostou da Aula? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...