Tópico O Herói

2 Respostas

~Lubra02

Usuário: ~Lubra02

Administrador do Grupo
Em um romance, filme, desenho animado ou HQ, você acompanha a história de um personagem. Esse protagonista foi inventado por um autor. Você pode gostar dele ou não. Pode torcer por ele ou não. Mas as decisões dele não dependem de você. O que ele diz ou faz, já foi decidido. Você pode apenas acompanhar e ver o que acontece.

Quando joga um videogame, você não é mais um simples espectador, porque o protagonista está sob seu controle. Ele anda, soca e chuta quando você aperta botões. Você comanda seus movimentos e pode, até certo ponto, escolher suas decisões.

Um jogo de RPG é o passo seguinte. Aqui, você faz de conta que é outra pessoa. Você representa um papel, finge ser um personagem. E sua liberdade é muito maior - porque nenhum autor tomou as decisões antes de você.

Seja em histórias, games ou RPGs, você sempre vai precisar de uma coisa. Um personagem.

~Lubra02

Usuário: ~Lubra02

Administrador do Grupo
A Construção do Personagem


Aqui não há elenco pré-construído. Não há menu onde escolher seu lutador. Antes de jogar, você deve construir um personagem.

Uma das coisas mais divertidas em RPGS é inventar seu próprio herói aventureiro. Você vai aprender as regras necessárias. Você não precisa ser um gênio, não precisa de talento. Não precisa ser um roteirista ou autor profissional (aliás, este guia existe para que você não precise ser). Precisa apenas aprender as regras. Elas fornecem os blocos básicos. Se você consegue criar a Ficha de Personagem, isso já é suficiente para jogar.

Você acha isso pouco? Alguns números e nomes não bastam? Tudo parece muito pobre, vazio? Então parabéns, você já pode ser considerado um RPGista avançado - você não quer apenas um logo, mas uma história. Use a imaginação, sinta-se livre para preencher os detalhes que parecem faltar.


Você não precisa ser original. RPG não é sobre compor obras-primas inéditas e inigualáveis — é sobre divertir-se com seus amigos. Aqui, nós iremos simular aventuras de anime, mangá e games. Há um personagem que você já tenha visto em outro lugar? Você gosta dele? As regras se ajustam? Então faça um personagem parecido, ou até mesmo igual. Não é proibido.

Você quer ser original? Quer inventar algo novo? Então vá em frente, sem medo de errar. Não há fórmulas boas ou ruins, certas ou erradas — RPGs existem para que você solte a criatividade, para imaginar qualquer coisa. Um guerreiro bárbaro com um machado mágico e uma pele de pantera jogada sobre os ombros? Um monge-feiticeiro caçador de vampiros? Um Iutador de rua em busca de vingança? Um ninja biônico combatente do crime? Um sapato falante? Você pode ser tudo isso, e qualquer outra coisa que as regras permitam.

(Não... pensando bem, não um sapato falante. Acho que não.)




Características


São as informações mais importantes sobre seu personagem, números que dizem como ele é. Quanto mais altas, mais poderoso ele será. Elas variam de 0 a 5, mas certos personagens e criaturas poderosas podem ter características mais altas.

As características são: Força, Habilidade, Resistência, Armadura e Poder de Fogo. Elas podem aparecer abreviadas como F, H, R, 'A e PdF.

Pessoas normais quase sempre têm 0 em todas essas características; um valor 1 corresponde ao máximo possível para “humanos normais”. Qualquer valor acima de 1 já é considerado heróico ou sobre-humano, o que é muito comum em aventuras de 3D&T.

Cada ponto de personagem compra um ponto de característica. Você pode, por exemplo, usar 12 pontos para comprar Força 2, Habilidade 4, Resistência 1, Armadura 2 e Poder de Fogo 3 (2+4+1 +2+3=12).

Um personagem recém-criado nunca pode ter nenhuma característica maior que 5, não importa quantos pontos tenha para gastar.




Pontos de Vida - PVs


Estes pontos medem a saúde do personagem, são como a “barra de energia” em videogames. Quanto mais Pontos de Vida você tem, mais difícil será matá-Io. Humanos normais tem apenas 1 PV, enquanto um personagem jogador pode ter 5, 10, 15 ou mais PVs.

Você não compra Pontos de Vida; eles dependem da Resistência do personagem. Veja mais detalhes no guia Os números .



Pontos de Magia - PMs



Estes pontos são “combustível” para ativar certos poderes especiais. Magos usam PMs para Inçar magias. Outros personagens usam PMs para fazer ataques mais fortes, reforçar suas defesas, ou usar habilidades sobrenaturais.

Você não compra Pontos de Magia; eles também dependem da Resistência.



Vantagens e Desvantagens


Vantagens são poderes especiais. Desvantagens são fraquezas, atrapalham seu desempenho. Cada personagem pode ter seu próprio conjunto de vantagens e desvantagens.

Vantagens são compradas com pontos. Em vez de gastar todos os seus pontos em características, você pode guardar alguns para ter um Aliado, Ataque Especial, Invisibilidade e outras coisas. Cada uma tem seu próprio custo, geralmente 1 ou 2 pontos— mas algumas podem ser mais caras. Você pode comprar quantas vantagens quiser se puder pagar por elas,

Você também pode pegar desvantagens, para ganhar pontos. Cada desvantagem oferece 1 ou mais pontos extras para gastar com características ou vantagens. Você vai encontrar neste guia uma longa Iista contendo várias delas.

Há um grupo especial de vantagens únicas; têm esse nome, porque você só pode ter uma delas. Cada vantagem única oferece um “pacote” de poderes e fraquezas, uma idéia básica para um personagem. Por exemplo, você pode ser um elfo, uma fada ou um andróide.



Perícias



Perícias são um tipo diferente de vantagem. Cada perícia é um grupo de conhecimentos, coisas que o personagem sabe fazer além de lutar. Elas não podem ser usadas em combate, mas são úteis em outras situações.

Há onze perícias Animais, Arte, Ciência, Crime, Esporte, ldiomas, lnvestigação, Manipulação, Máquinas, Medicina e Sobrevivência. Saiba mais no tópico Perícias .



Magia


Algumas vantagens permitem que um personagem consiga usar magia. Normalmente isso faz dele um mago, mas também pode ser um feiticeiro, bruxo, clérigo, druida, paladino, bardo, artista marcial exótico... tanto faz.

Magia existe em três tipos: Branca, Elemental e Negra. Confira mais detalhes no tópico Magos e Magia.



Toques Finais


Agora que o personagem está quase pronto, pare e examine tudo. Suas características, vantagens, desvantagens e pericias combinam com o que você imaginou? Por que um cavaleiro de armadura sabe Medicina? Como um andróide pode ter TeIepatia? Qual a origem de seu Poder de Fogo: raios, facas, flechas ou alguma outra coisa?

Não que seja proibido fazer coisas assim — o mundo dos animes, mangás e games é lotado de personagens com poderes e habilidades absurdas. Você não precisa explicar a origem de cada vantagem, desvantagem ou magia. Alias, qualquer explicação que ofereça não vai mudar as regras. Se você tem Força 5, vai somar 5 pontos a seus ataques corpo-a-corpo. Pouco importa se essa força vem de treinamento ninja, implantes cibernéticos ou aquela gelatina amaldiçoada que sua tia bruxa esqueceu na geladeira.

Você pode jogar usando apenas as regras e números. Não precisa inventar nada. Mas veja bem, você estará perdendo a melhor parte do jogo. Não invente uma história porque é preciso. Invente porque é divertido.


RPG é sobre inventar, imaginar, criar. Um personagem fica mais divertido quando tem uma história, um passado— algo que explique como ganhou seus poderes, como ele supera seus problemas e enxerga o mundo. Invente uma história que combine com suas vantagens e desvantagens. Se for um construto, quem o construiu? Quem é seu Aliado? Como ele aprendeu seu Ataque Especial? Quem é seu Patrono? Por que ele odeia seu lnimigo?

Como opção, você também pode fazer um desenho do personagem. Novamente, consulte suas vantagens e desvantagens para ter pistas sobre seu aspecto. Se ele tem Aparência Inofensiva, talvez seja um cara baixinho, uma garotinha ou um bichinho fofo. Se é Monstruoso, terá aspecto assustador. Se tem Riqueza, talvez use roupas finas e caras, e assim por diante. Mas se quiser, apenas use qualquer imagem que achar por ai, ou então transforme está simples imagem em um personagem com uma grande história.

~Lubra02

Usuário: ~Lubra02

Administrador do Grupo
Aqui também serão postadas as fichas oficiais dos jogadores, ou seja, os Heróis. Mas apenas as fichas oficiais serão postadas aqui. Vocês podem postar a ficha no tópico Análise, e então o tio Zé irá avalia pra vocês. Ou então, apenas deixe uma mensagem lá que eu irei te ajudar