Tópico Livros distópicos: o novo sucesso literário?

4 Respostas

~PeterQuill

Usuário: ~PeterQuill

Administrador do Grupo
Depois de bruxos, vampiros e anjos, o novo sucesso do momento são os livros distópicos. Para aqueles que não sabem, distópico significa "processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da civilização ou promove a vivência em uma 'civilização negativa'".
Abaixo, criei uma lista sobre os livros distópicos mais conhecidos no mundo:

'Jogos Vorazes' (The Hunger Games) – Suzanne Collins


Jogos Vorazes acompanha Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que vive em um mundo pós-apocalíptico, em um país distópico chamado Panem - localizado onde estaria a América do Norte. O país é dominado por uma metrópole tecnologicamente avançada chamada Capital, que realiza anualmente os Jogos Vorazes, nos quais um garoto e uma garota, entre doze e dezoito anos, de cada um dos doze distritos do país são selecionados através de sorteio para participar de uma batalha televisionada em uma arena da qual apenas um deles deve sair vitorioso e sobreviver.
O livro virou filme, que atualmente está em 1º lugar no 'TOP 10' de filmes mais vistos no mundo.

'Gone - O Mundo Termina Aqui' (Gone) – Michael Grant


Em um piscar de olhos, todos com mais de 14 anos desaparecem. Restam adolescentes e crianças. Não existem mais professores, nem policiais, nem médicos, nem pais. Não há como descobrir o que aconteceu, nem como conseguir ajuda. Os animais estão sofrendo mutações, e os próprios jovens estão mudando, desenvolvendo novos talentos – poderes inimagináveis, perigosos, mortais – que ficam mais evidentes a cada dia. É um mundo novo e assustador. É preciso escolher um lado e a guerra é inevitável.

'Feios' (Uglies) – Scott Westerfeld


Em uma sociedade futurística, todos os adolescentes esperam ansiosos o aniversário de 16 anos, pois então serão submetidos a uma inacreditável cirurgia plástica, que corrigirá todas as suas imperfeições físicas, transformando-os em perfeitos. Tally, porém, acaba se envolvendo em uma conspiração e descobrirá que, por trás de tanta perfeição, se esconde um terrível segredo.

'Destino' (Matched) – Ally Condie


Em Destino, a protagonista Cassia tem absoluta confiança nas escolhas que a Sociedade lhe reserva. Ter o futuro definido pelo sistema é um preço aparentemente pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável e pela escolha do companheiro perfeito para formar uma família. Como a maioria das meninas, aos 17 anos, ela já está pronta para conhecer seu Par. Após o anúncio oficial, a menina sente-se mais segura do que nunca. Romântica, sonhava há anos com o momento do Banquete do Par, a cerimônia em que a Sociedade aponta aos jovens com quem irão casar. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander – bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.

'Delírio' (Delirium) – Lauren Oliver


Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?

Qual a opinião de vocês? Livros distópicos serão o novo sucesso daqui em diante?

~LadySweet_ - Clan Timber

Usuário: ~LadySweet_
YOU SHALL NOT PASS!
THG é meu amorzinho de livro que nunca abandono!

Eu gosto de livros Distópicos, tem gente que não gosta mas... são as poucas, bem pelo menos as que eu conheço todas gostam deste tipo ( A maioria não sabe, apenas gosta do livro, como por exemplo Jogos Vorazes ). Acho que sim, livros distópicos podem ser a novidade agora mas ainda sim, livros com lobisomens, vampiros ( Vampiros, não fadas como crepúsculo tudo bem? Rs ) e bruxos ainda são um sucesso... Harry Potter é um exemplo! Quem não gosta do livro? ( Algumas pessoas... pobre pessoas que não gostam! )

~Damma

Usuário: ~Damma
Esse click doeu sabia? ;'(
Gostei desse tópico, existem livros que nunca se quer escutei falar, mas irei pesquisar mais sobre eles, todos são interessantes, mas o único que li e que está presente na lista é Jogos Vorazes, para mim continua sendo o melhor livro Distópico por enquanto, mas me interessei por "Feios", fiquei curiosa agora. =D

~BitchHerondale

Usuário: ~BitchHerondale
Vou roubar o Akiva da Karou
O único da lista que eu li foi Delirium, não adorei o último livro, mas eu gosto mesmo assim.
Faz um tempão que quero ler Matched, THG e Feios, mas nunca acho tempo. :c

Um que não apareceu na lista foi Estilhaça-me, essa saga é simplesmente meu amorzinho <3

Não sei se distopia será o novo sucesso daqui em diante, só sei que o pessoal começou a gostar bastante do gênero com toda a repercussão de THG.