Tópico Dúvidas e Explicações

6 Respostas

~-Narrador

Usuário: ~-Narrador

Administrador do Grupo
- Sobre o Sistema de RPG
- Sobre os Turnos.
- O que é Steampunk?
- Rolagem de dados
- Explicação sobre a compra de Perícia.
- Montando a Ficha (Passo a Passo)

Lembrem que qualquer dúvida que persistir podem me chamar por MP, LV, esse chat bugado, sinal de fumaça, telemarketing, e-mail, spam, outdoor, enfim, sejam criativos. Eu sou um cara legal, juro. Vou ajudar no que eu puder.

~-Narrador

Usuário: ~-Narrador

Administrador do Grupo
Sobre o Sistema de RPG:


Um sistema serve para um melhor funcionamento e desenrolar da história, para manter a imparcialidade e criar o fator aleatório durante a aventura – afinal, não seria justo se alguém simplesmente pudesse desviar de todos os ataques ou acertar a todos. Além disso, com o sistema e a distribuição de pontos da ficha, como exemplificado abaixo, garante que os personagens iniciem com um mesmo nível de habilidade, evitando OPzisse ( o que é algo muito relativo quando não definido por um sistema e fica apenas a critério do narrador).

Existem diversos tipos de sistemas, desde os mais simples até os mais complexos. Aqui, usaremos uma versão simplificada do sistema GURPS, para agilizar o jogo (se quiserem pesquisar sobre o sistema na internet, sintam-se à vontade, contudo, não é necessário, tudo estará bem explicado a seguir. Além disso, GURPS é um sistema completo e possui vários livros. Não quero ninguém desesperado para ler ou algo assim, tudo o que precisarão saber está descrito abaixo).

Primeiramente, como devem saber, a ficha é dividida em vários “pedacinhos”, e cada um deles tem uma utilidade. Para saber como cada um deles será avaliado veja a explicação sobre a ficha.

~-Narrador

Usuário: ~-Narrador

Administrador do Grupo
- Sobre os Turnos.


Turnos são seus períodos de ação, quando você posta o que o seu personagem irá fazer. Em cada turno, ou seja, em cada post que requeira uma rolagem de dados (como em um combate, por exemplo), é permitido um total de duas ações (“correr e atacar”, “esquivar e fugir”, por exemplo). Então serão rolados os dados para que se possa avaliar os resultados.
Quando forem posts livres, por exemplo, em uma caminhada onde o grupo está apenas caminhando cidade e conversando, é permitido postar à vontade suas falas. Porém, caso algum membro queira explorar uma área específica ou tentar perceber algo – o que requer uma rolagem de dados -, deverá aguardar o resultado para voltar a postar.
Os turnos serão iniciados e terminados por mim, o narrador. Em um exemplo bem simplificado, os posts serão da seguinte forma:
1º post – Narrador ( irá constar o ambiente, a situação em geral).
2º post – Players ( irão postar sua interação com o cenário e uns com os outros. Geralmente é apenas 1 post por player nesse turno, porém, em caso de conversas ou interações entre os personagens, podem ser 2 ou mais )
3º - Narrador (marca o fim e o começo de um novo turno. Nesse post constarão os resultados das interações dos players com o ambiente e as consequências de suas ações. Também haverá uma nova narração, então, os players postarão novamente).

~-Narrador

Usuário: ~-Narrador

Administrador do Grupo
- O que é Steampunk?


Steampunk é um subgênero da ficção científica. É um cenário desenrolado no passado, na época da revolução industrial e máquinas a vapor, entretanto, com o adicional de algumas "tecnologias modernas" teriam chegado mais cedo. ( Imaginem como seriam as tecnologias atuais se tivessem sido criadas com “tecnologia ultrapassada”. Imagine um robô humanoide completamente cheio de engrenagens, é bem por aí).
Por exemplo, Fullmetal Alchemist é steampunk. A galera anda de trem mas tem próteses incríveis, melhores do que as que realmente temos hoje.
“As histórias do "steampunk" prototípico eram essencialmente contos cyberpunk ambientados no passado, usando tecnologia da era do vapor em vez da ubíqua cibernética do cyberpunk, mas mantendo as atitudes "punkistas" dessas histórias em relação a figuras de autoridade e à natureza humana. Originalmente, como o cyberpunk, o steampunk foi tipicamente distópico, geralmente com temas de noir e ficção pulp, como uma variante do cyberpunk. À medida que o gênero se desenvolveu veio a adotar mais um apelo utópico das sensibilidades dos romances de ficção científica do século XIX.
“A ficção steampunk se foca mais sobre a tecnologia real, teórica ou cinemática da era vitoriana (1837-1901), inclusive motores a vapor, aparelhos mecânicos, e a Máquina diferencial. Apesar de muitas obras steampunk serem ambientadas em cenários vitorianos, o gênero tem se expandido até para cenários medievais e geralmente passeia pelos domínios do terror e da fantasia. Várias sociedades secretas e teorias conspiratórias são geralmente apresentadas, e alguns steampunks incluem elementos significativos de fantasia. Além disso, há frequentemente influências lovecraftianas, ocultistas e góticas.” Trecho retirado do artigo da Wikipedia sobre o tema.

~-Narrador

Usuário: ~-Narrador

Administrador do Grupo
- Rolamento de dados.


Os dados são necessários para que se possa garantir a aleatoriedade de alguns acontecimentos. Não pretendo usá-los o tempo todo, mas às vezes, será necessário. As rolagens serão feitas por mim, mais comumente, entretanto, caso os players desejem rolar seus próprios dados, um tutorial é fornecido abaixo:
Como não há uma opção de rolar diretamente no Spirit, as rolagens serão feitas a partir desse site aqui ( não é necessário cadastro, download ou fornecimento de qualquer informação pessoal para utilizar o serviço. Assim como o RPG será totalmente jogado dentro do grupo no site Social Spirit, não havendo qualquer relação com o outro que apenas fornece a opção de rolar dados, portanto, não viola as regras do site).
Uma vez que entrar no link, verá a seguinte imagem:

Role para baixo e preencha os campos da seguinte forma (os três primeiros são obrigatórios):
Email(s) Destinatário(s)
[email protected]

Campanha (Nome ou site)
Social Spirit [Engrenagens]

Nome do Personagem
< nome do seu personagem >


Por fim, ficará da seguinte forma:


Então role mais para baixo e verá as opções de dados, irá colocar 3 na opção de dados de 6 lados ( o segundo, em vermelho ), da seguinte forma:

(essa é a forma que mais será usada durante o RPG, por se tratar de um sistema GURPS, quando for necessário qualquer outro número de dados, será avisado. Os únicos dados utilizados serão os D6).

Pronto, depois disso é só clicar em “rolar dados”, e abrirá uma janelinha com o seu resultado, assim:


O mesmo também será enviado para o meu e-mail. Irei sempre colocar o resultado dos testes em print no tópico off, para que possam conferir os resultados. Farei o mesmo com as minhas rolagens. (ATENÇÃO: Só aceitarei a primeira rolagem que chegar de uma mesma ação. Sem essa de rolar várias vezes até conseguir, tô de olho. Também só aceitarei as que chegarem no meu e-mail, não seria justo se eu apenas aceitasse que cada um mandasse apenas um print).
Aqui está um exemplo de como o resultado chega por e-mail.


Como pode ver, nenhuma informação pessoal de ninguém chega ao meu conhecimento.
OBS:. Caso você deseje realizar as próprias rolagens, me avise, que eu esperarei – pode avisar isso na própria ficha do personagem, no fim, com “rolagens independentes”. Caso não o faça, eu rolarei os dados.

~-Narrador

Usuário: ~-Narrador

Administrador do Grupo
As Perícias são categorizadas em dois quesitos:

1º - Tipo: Os tipos são Física e Mental, e cada tipo tem sua própria tabela. Se a perícia for Física, olhe na tabela das perícias físicas para conhecer os custos, e se for Mental, na das mentais.

2º - Dificuldade: As dificuldades são três níveis para as Físicas, sendo eles Fácil (F), Médio (M) e Difícil (D). E quatro níveis para as Mentais, sendo eles Fácil (F), Médio (M), Difícil (D) e Muito Difícil (MD).

E compradas do seguinte modo:

Elas são baseadas nos atributos que você tem. Cada perícia é baseada em um atributo, sendo que normalmente é o atributo IQ para perícias mentais e o DX para perícias físicas. Ao escolher uma perícia, você deverá ver a que tipo ela pertence, como por exemplo Cavalgar F/M respectivamente é uma perícia Física de dificuldade Média.

Joãozinho quer a perícia Cavalgar para seu personagem, Cavalgar é Física, então ele deverá olhar a tabela de Perícias Físicas. Ao olhá-la, ele avalia os custos e o que tem para gastar, e decide que quererá ter 10 de NH (Nível de Habilidade) nesta perícia.



Os atributos em branco na tabela acima são os nos quais o Joãozinho tem que se ligar na hora da compra. Vê aquele DX em branco? Ele quer dizer que se você quer que o NH (Nível de Habilidade) da sua Perícia seja igual ao valor que você tem em DX, é nele e na dificuldade que você tem que se ligar, no caso da Cavalgar é o Médio, e nos guiando por essas duas coisas, vemos que o custo em pontos é de 2 para que ele tenha um NH idêntico ao que tem em seu atributo. Se ele tiver 10 em DX, deverá pagar 2pontos para que tenha um NH de 10 em Cavalgar. Se ele quisesse ter um NH que fosse 1 ponto acima do seu atributo, deveria prestar atenção em 'DX+1", pagando um custo de 4 pontos para ter NH de 11 em Cavalgar.
Simples.

~-Narrador

Usuário: ~-Narrador

Administrador do Grupo
Criação da Ficha Passo-a-Passo!

Cada personagem começará com 80 pontos para gastar na ficha. Cada parte da ficha terá um custo, especificado nas lojas. Os links serão colocados de acordo com a parte. Vamos lá!

Aqui nós vamos aprender a criar a ficha, com a ajuda do Queijinho. Ele quer começar a fazer sua ficha, então ele decide começar pelos seus dados pessoais, são eles:


Nome: Queijinho Gostosinho. Idade(Idade mínima de 18 anos): 23
Aparência(descrição, não imagem): Queijinho é gordo, baixinho, e tem um cabelão crespo castanho, que se junta com seus pelos faciais robustos. Sua barriga se dobra sobre suas pernas que são relativamente mais curtas que a média, assim como seus braços – que mesmo quando relaxados permanecem levemente curvados devido sua circunferência. Tem 1,25 de altura.
História de infância (conte a história RESUMIDA – em torno de 10 linhas, no máximo - do seu personagem enquanto ele ainda era criança, como “como é a sua família? Vive no campo? Na cidade? Trabalha em uma fábrica?” Tenha em vista que o prólogo se iniciará 10 anos antes, ou seja, durante a infância do seu personagem. Portanto, a história contada só pode ir até esse limite): Nasceu na área rural e foi criado por sua mãe, que tinha uma fazenda leiteira. Seu pai faleceu quando ele tinha apenas 5 anos devido a um acidente com o moedor de cana, e, desde então, ele veio ajudando a cuidar das 250 cabeças de gado e a vender leite de porta em porta.


Que bonito, Queijinho conseguiu falar sobre o seu personagem! Ele está muito feliz. Agora ele irá fazer os atributos. Chegando nessa parte ele se depara com umas coisas estranhas que podem ser suspeitas. ST? IQ? Calma, Queijinho, titio Narrador está aqui por você. ST é a força, DX é a destreza, IQ é a inteligência e HT é a sua “vida”! Que coisa mais linda, Queijinho está entendendo! Cada um tem um custo, Queijinho, veja os custos dos atributos AQUI na loja.

ST – 13
IQ – 10
DX – 8
HT – 11

Queijinho resolveu aumentar sua ST e sua HT além dos 10 pontos iniciais. Assim sendo, ele gastou 30 pontos para aumentar sua força e 10 para aumentar sua vida, num total de 40 pontos, lhe restando 40 para fazer o resto da ficha. Mas, espere! Queijinho diminuiu sua destreza para 8 ( o que faz sentido, por seus membros curtos) e assim ele ganhou mais 15 pontos, ficando com 55 para o resto!

Continuando, Queijinho agora vai comprar suas perícias, escolhidas a partir da Loja de Perícias .

Perícias

Perícia (Especialização) / (tipo) / Custo / NH

Como é essa organização?
Primeiro deve constar o nome da pericia e seu tipo. Para facilitar a vida de vocês, basta copiar da loja e colocar aqui, pois já segue esse modelo. Em seguida, deve colocar quantos pontos você investiu nessa perícia e o seu Nível de Habilidade final. Simples, veja o exemplo abaixo:

- Cavalgar (cavalos)/ (Física/Média)/ 4 / 9

Nesse exemplo, nosso amigo Queijinho adquiriu a perícia Cavalgar, e nela investiu 4 dos seus 55 pontos restantes. Como mostrado na tabela da loja, em uma pericia física/média, 4 pontos significam um NH (nível de habilidade) igual a DX ( que, no caso do Queijinho, é 8) + 1, portanto, o resultado final é 9. [entenda como funciona a tabela no post acima].
Então vamos em frente!

- Trovador / (Mental/Média) / 2 / 10

- Boleadeiras / (Física/Média) / 2 / 8

- Briga / (Física/Fácil) /4 / 10

- Culinária / (Mental/Fácil) / 1 / 10

- Lábia (Mental/Média) / 4 / 11

- Detecção de Mentiras / (Mental/Difícil)/ 8 / 14

- Interrogatório / (Mental/Média) / 2 / 10

- Condução (carros)/ (Física/Média)/ 8 / 10

Muito bem, agora nós precisamos saber quantos pontos Queijinho ainda tem, e, para isso, vamos somar os Custos de suas perícias. 4 + 2 + 2 + 4 + 1 + 4 + 8 + 2 + 8 = 35. Portanto, Queijinho gastou 35 dos 55 pontos restantes de sua ficha, lhe sobrando 20 pontos para o restante. Então vamos continuar!

Vantagens
Vantagem (Especificação) / Custo

Ahá! As vantagens! Queijinho, que não é bobo, já entendeu que as vantagens seguem a mesma organização das perícias! Porém, elas são fixas, portanto não possuem um NH, apenas um custo, que também é fixo e está especificado na loja.AQUI

Senso de Direção / ( 5 pontos)
Olfato/Paladar Apurado / (2 pontos/nível)

Ambidestria / ( 10 pontos)

Hipoalgia (Alto Limiar de Dor) / (10 pontos)

Visão Aguçada / (2 pontos/nível)
Talento Musical / (1 ponto)

Visão Noturna / (10 pontos)

Pronto, agora vamos somar os custos das vantagens do Queijinho. 5+2+10+10+2+1 + 10 = 40. Como podem ver, queijinho gastou 40 pontos ao invés de gastar apenas 20. Ele deveria se desesperar e sair excluindo tudo? NÃO! Pois há uma forma de ganhar pontos extras! Os dois espaços da ficha chamados Desvantagens e Peculiaridades, apesar de não serem obrigatórios, rendem pontos extras, pois possuem custo negativo! Vamos a elas então.

Desvantagens
Desvantagem (Especificação) / Custo

As desvantagens seguem o mesmo padrão de organização que as vantagens. Fiquem apenas atentos para não colocar desvantagens que confrontem com as vantagens, por exemplo, a desvantagem “cegueira” e a vantagem “visão apurada”.
Vocês têm o direito a até 30 pontos extras de desvantagens! Claro, nada impede que você entupa seu personagem de desvantagens, porém, apenas 30 pontos serão descontados do seu excesso.

Hábitos Detestáveis (ruminar catarro) / (-5 pontos)

Obesidade / (-10 pontos)

Pronto, com essas duas desvantagens queijinho somou um total de -15 pontos, certo? Logo, se ele tinha um valor negativo de 20 pontos para gastar, agora ele tem um valor negativo de 5. Isso é bem melhor, mas ainda não é zero. Portanto, agora nosso querido amiguinho viciado em uma tapioca irá recorrer às Peculiaridades.

As peculiaridades são características próprias do seu personagem, criadas por você, valendo -1 ponto cada uma, e podendo ser até 5, no máximo.

Peculiaridades

- Cheira a queijo, não importa quantos banhos tome.
- Acredito que tenha algumas espécies de insetos em seu cabelo.
- Sabe os insetos no cabelo? Ele os come à noite quando não tem ninguém olhando.
- É viciado em tapioca. Com queijo especialmente.
- Sabe ordenhar uma vaca como ninguém

Pronto! Agora com - 5 pontos, queijinho tem 0 pontos sobrando! A ficha está pronta e ele pode começar a postar! Veja a ficha completamente “montada” do nosso amiguinho no tópico de fichas.