Tópico Regras do RPG

0 Respostas

~Rakuen - Clan Hakushi

Usuário: ~Rakuen
Armitage's
Pessoal estou criando esse tópico só pra explicar as regras do RPG.

Os RPGs são abertos para todos que quiserem jogar, não é necessário pedir permissão, nem nada.

Pessoal por favor não abandonem o RPG, se por algum motivo não quiser mais jogar ou não puder, avisem e coloquem o personagem com que estão jogando como se ele fosse embora ou coisa parecida sim?

Não há regras ou maneira certa de jogar, mas sempre lembre de uma coisa:
1 - Não leve para o lado pessoal nada do que acontece dentro do jogo. O que acontecer entre os chars durante o RPG deve ficar apenas dentro do jogo.

2 - Não faça ações para um char que não for o seu. De vez em quando é inevitável, mas não deve virar rotina. Pense que a outra pessoa pode não querer executar essa ação e a graça do RPG está na surpresa de como o outro vai reagir ou escrever.

3 - Tente não fazer posts de uma linha ou muito curtos não há nada pior do que um post que não nos dá nenhum detalhe. Por exemplo, alguém diz "Meu dia está ótimo!" Pode ser verdade ou pode ser uma ironia, mas apenas escrevendo isso não podemos avaliar (só adivinhar) o que se passa.

4 - Não fui eu que fiz as regras, mas gosto delas e não as modifico nem que Atena me ameaça-se. Então tente incorporar o personagem com que vai jogar, descreva as ações dele, seus pensamentos e falas.

5 - Se entrar em um jogo e quiser construir uma história passada envolvendo o seu personagem e algum outro char, convém combinar com o/a player do outro char e construir uma história em comum.

6 - A regra mais importante do RPG: divirta-se. Só peço que não escreva em linguagem de internet, porque é muito cansativo de ler.

7. Flood/Spam não serão permitidos na área do RPG e demais áreas, somente nos jogos do Off Topic;

8. Cada seção, em especial a de RPG, terá regras pertinentes a ela, então, todos devem lê-las para que saibam o que podem ou não podem fazer especificamente na seção. LEIA AS REGRAS!

9. Não será permitida a postagem de conteúdo pornográfico de qualquer tipo, nem de conteúdo Hentai, o desrespeito dessa regra acarretará na expulsão do membro em questão.

Regras para Ausência


I. O jogador que se mantiver inativo por 1 semana sem devido aviso terá seu personagem trancado e em termos de jogo será considerado um desertor/morto/desaparecido (a depender do contexto da situação). Dependendo do julgo do NPC, a vaga pode ser trancada permanentemente ou por tempo limitado. Caso o jogador venha a retornar futuramente ao RPG, isto constará em seu histórico e determinados testes podem lhe ser negados. Contudo, o NPC pode determinar, de acordo com seus critérios e somente estes, que o jogador retome o cargo e o personagem caso retorne.

II. A ausência máxima sem perda do personagem é de 30 dias. Tempo maior que este será considerado como saída do Clã ? ainda que se trate de uma saída temporária. Bem como na regra I, o NPC poderá arbitrar sobre a ocorrência com plena liberdade, podendo permitir que o jogador retorne para o personagem ou menos; podendo adicionar isto como elemento negativo no histórico do jogador, ou, por outro lado, permitir tempos de ausência maiores. Ressalta-se que o NPC possui pleno poder de arbítrio sobre este ponto.

III. Em caso de envolvimento in-game em que a ausência do jogador atrapalhe outros jogadores e o bom andamento do Clã em si, haverá prazo de postagem de 48 horas. Caso não respeitado, o narrador tem o dever de narrar sem que aquele jogador poste naquele turno, consequentemente sem realizar ações ? bem como a liberdade de efetuar punições in-game, ao que deve, porém, contar com o bom senso.

Caso seja pedido tempo de ausência, será conferido de acordo com as regras acima expostas, porém, de acordo com o tempo, o narrador só deverá esperar pelo jogador se o Líder assim o desejar, aconselhada pelo próprio, assim definir. A referência neste caso é de uma semana de espera máxima ? podendo haver tanto flexibilidade quanto maior rigor.


Regras de Postagem - RPG
Citação:
A primeira, e mais importante, coisa a ser percebida é que o RPG [Hitsuzen] é diferente; não contamos com atributos ou números, sendo o resultado baseado, inteiramente, na interpretação textual e na maestria do jogador em passar sentimentos e ações de forma exímia.

"Mas, o quê é interpretação textual?"

É o mero ato de transcrever, seja por crônica ou poesia, ou qualquer outro estilo de escrita que caiba ao jogo, as ações e emoções que percorrem. Gosto de pensar, ao menos, de que apoiamos a liberdade da escrita e criatividade dos jogadores, atentando-se, claro, às regras gramáticas e concordância - podendo-se ignorá-las, de vezes, em prol de um texto mais pleno.

Ignorarei por completo como a entrada do jogador dá-se. Afinal, se ele escolhe ingressar em um mundo onde as criações do Hitsuzen ganham vida, ele obviamente as conhece. Porém, aconselho, lerem o Enredo aqui no HitsuzenRPG, para melhor situarem-se.

Agora, suponhamos, você tem sua personagem, ele[a] é lindo[a]. Tchuchucu da mamãe. Mas, como fará os posts para suas ações? Antes de tudo, creio, que exijamos certos fundamentos, como quaisquer textos a serem produzidos, e são estes:

Ortografia - Eu não sei como dizer isto : ATENTEM AOS ERROS. Se tens dúvida sobre a grafia de alguma palavra, use um dicionário online. Muitos sofrem "deste mal'' ex: "EU", que costuma bater na tecla errada apenas pelo fato de proximidade [ou dislexia, em alguns casos mais severos].

Como evitar estes males? Leia. Bastante, mesmo. Com isso, nosso cérebro devora a grafia correta, mesmo sem nosso desejo. Ou, seja preguiçoso[a] e use o Word. Afinal, ele existe para facilitar nossa vida. E, acima de tudo, revise seu texto. Afinal, digitar 'a' quando queremos digitar 'da' não são erros que o Word ou qualquer outro programa é capaz de detectar.

Linguagem - Amplo e vasto, são os adjetivos que usarei para definir esta parte. Penso que apoiamos qualquer forma de linguagem, seja esta uma narração ou uma poesia, escrita através do padronismo culto ou do coloquialismo - contanto que a mensagem fique clara. Aos mais literários, não acanhem-se: façam uso de seu vasto vocabulário, enriqueça seus textos com palavras pouco utilizadas mas sejam sensatos, utilizem-nas apenas quando souberem seu significado.

Tamanho do Post - Talvez a parte mais delicada para comentar; afinal, estás aqui para se divertir, e deves atentar-se apenas à tal fato. Se gostas de escrever posts gigantescos, desde que sejam bons, nada nem ninguém irá lhe impedir. Começarei, porém, tratando do exato oposto do espectro: o post pequeno.

Como definir um post pequeno como flood, algo sem conteúdo suficiente para se embasar uma narração? Simples: a resposta encontra-se na pergunta. Qualquer post que seja por deveras pequenino e sem conteúdo pode, e deve, acarretar em contratempos para o jogador. Afinal, os narradores não gostam de usar a bolinha de cristal pra adivinhar o quê passa-se na mente de sua personagem.

Agora, passemos para o famigerado Ilíada: aquele que descreve como a respiração dos cupins que ali habitam a majestosa árvore influencia as ações do vento que assola o sul das florestas. Vocês, por favor, não encham linguiça, além de deixar o texto confuso pode prejudicá-lo na narração[seja pela falta de entendimento ou por qualquer outro fator agravante]. Se estás fazendo uma comparação "O golpe assolou-me como o vento castiga as copas das árvores", não sinta medo: você está corretíssimo em fazê-lo.

Incentivo-os a narrar todas as emoções que possam percorrer o peito de seu personagem, todo pensamento que cruze-lhe a mente. Quem quer diga-lhe o contrário, não quer o seu bem. Mande-o para aquele lugar e continue sua escrita formosa.

Estética - Para muitos esta é a parte mais importante, para quem vos fala é a cuja menos acarreta peso. Porém, em prol de um Clã mais belo, tenhamos um certo padrão de estética à ater-se. A liberdade é toda sua, mas tenha algo em mente: a clareza do texto. Não adianta nada escrever "assim todo colorido" se ninguém terá paciência para ler.

Sejam sensatos e organizem seus posts da melhor maneira possível, podendo fazer uso de marcações simples, como:

*Narração*
"Fala"
-Pensamento-

Ou, também, podem escrever seu post do modo que faz-se um texto comum. Como:

?Seu coração pulsou forte, fazendo com que uma dor imensa surgisse, momentaneamente, em seu peito. Sua visão era anuviada pelo perfume acre da mão que lhe era apresentada;Que cheiro horrível. Parece a morte. pensou, segurando a mão enrugada da velha dama.?


Sejamos simples e admitamos agora: um bom post precisa ater-se a três coisas. Originalidade, afastem-se o quanto possível do plágio, seja de idéias ou de facto; Disposição textual, que deve obedecer a unidade do tema e, por fim, a Elocução, que dita o regramento formal da escrita [gramática e seus derivados], a pureza da linguagem e sua clareza.

Não direi que há de se escrever de maneira formal, esquecendo-se dos paradigmas sociais e do cunho popular das palavras, muito menos direi que há de se fazer uso apenas do coloquialismo e da branda forma de escrita, despreocupando-se. Porém, sugiro uma terceira opção: a mescla destas maneiras, quando realizada com certo cuidado, pode ser maravilhosa.

Dito isto, entremos com cuidado em alguns pontos que gostaria de salientar, que considero de suma importância para o bom funcionamento do HitsuzenRPGe a movimentação das personagens.

Precisão vocabular - Sejam honestos, quantas vezes foram mal entendidos devido a má formulação de uma sentença? Não são poucas, nem para este que vos fala. Sim, há mil e duas maneiras de passar a mesma idéia, quando escrevemos usamos os diversos vocábulos e tudo o mais para melhor traduzir nossa vontade; porém, pensem: está, esta, sendo traduzida da melhor maneira? Afinal, existe apenas uma realidade para o escritor [leia: jogador], e esta é a que ele escreve e visa transmitir.

Tudo além desta realidade é débil. Para afastar as manifestações débeis, entretanto, devemos fazer uso de nosso conhecimento para melhor construirmos as frases. Atentem-se à elaboração de seu texto, acima de tudo.

Clareza - O maior desafio de um escritor é ser entendido. Mesmo sendo tão preciso quanto um atirador, ainda escapam certas qualidades dúbias. Antes de tudo, simplesmente façamos a coisa mais fácil: evitemos o acúmulo de orações no mesmo período. A melhor maneira de se expor os pensamentos é um por vez.


Em breve criarei as raças e o sistem a de fichas.