Tópico O que vocês acham da Sonserina?

2 Respostas

~jessylittlepony

Usuário: ~jessylittlepony

O que vocês acham da Sonserina? E o que acham do facto da Sonserina ser uma casa tão “querida” entre os fãs?

Antes de qualquer coisa quero dizer que isto é apenas a minha opinião. Queria partilhar ela com os fãs da saga para também saber a opinião deles relativamente a este tema. Contudo não me venham xingar por não concordarem comigo. É bom que a gente tenha ideias diferentes, possa partilhar e “discutir” sobre isso, mas de forma civilizada. Então sem xingamentos, porque educação é muito bonita e eu agradeço. Obrigado.

Então aqui vai a minha opinião…

É certo que a Sonserina é uma casa muito “querida” entre os fãs e sinceramente não consigo entender porquê. Acho que maioria dos fãs gosta da Sonserina por causa do Draco e não pelas características da casa. Claro que cada um tem a sua opinião, mas na minha opinião não tem como eu me encaixar na Sonserina.

Eu gosto do Draco, é um dos meus favoritos, contudo não posso dizer que gosto da Sonserina. Porque convenhamos, ser egoísta e usar qualquer método para atingir os seus fins, independentemente se são bons ou ruins, se dispondo a passar por cima de tudo e todos para atingir os seus objetivos não são boas características para ninguém. Eles têm uma boa característica que eu aprecio que é a ambição, mas há que saber quais são os limites dela e não pisotear os outros para atingir o que se ambiciona. Essa obsessão pelo poder também não é algo legal, pois todos sabemos no que a obsessão vai dar. E olhem que não é em coisa boa.

Não estou generalizando, de longe. É errado dizer que todos os Sonserinos são malvados e que todos aqueles que são malvados são Sonserinos. É óbvio que isso não é verdade, porque todos sabemos que há exceções. Mas também não estou aqui falando dos Sonserinos e sim da casa e das suas características.

É certo que as características que os alunos precisam de ter para entrar na Sonserina não são de todo as melhores. Enquanto nas outras casas só vemos características de boa qualidade (o que não quer dizer que todos na casa sejam bons e não haja malvados), na Sonserina tem características de boa qualidade mas maioria são de má qualidade, características que podem facilmente fazer de alguém uma má pessoa. Bom, isso depende do conceito que cada um tem de má pessoa, mas o meu conceito envolve algumas características que a Sonserina tanto preza.

É por isso que não entendo esse amor todo pela Sonserina, quando depois desprezam tanto a Lufa-Lufa achando que só vão para lá os idiotas insignificantes. Bom, se a gente for comparar as características de cada casa acho que as preferências são um pouco contraditórias. Mas continuo a achar que essas preferências se devem às personagens que pertencem às casas e não propriamente às características das casas. Daí tanto amor pela Sonserina que basicamente corresponde ao amor pelo Draco. E daí tanto desprezo pela Lufa-Lufa, que corresponde ao facto de não haver nenhuma personagem importante que esteja nessa casa.

Mas como este post foi feito para opinar sobre a Sonserina e não sobre a Lufa-Lufa, fico por aqui para não me estender demais.

A minha opinião está dada. Gostaria muito que vocês partilhassem a vossa, sempre tive curiosidade de saber a opinião dos fãs relativamente a este assunto.

~ParkJiYun

Usuário: ~ParkJiYun
Beck Magic
Eu penso da mesma forma. Em todas as participações, tanto de Draco como de outros bruxos da Sonserina, fica claro o quanto eles conseguem ser mesquinhos em certos casos (mas isso não significa que todos os Sonserinos são mesquinhos).
Eu particularmente sou muito fã da Grifinória, porque sim :3
Mas não tenho problema nenhum com as outras casas. Enfim, concordo plenamente com tu opinião.

~HelenaWayne - Clan William

Usuário: ~HelenaWayne

Eu sou da Corvinal, mas sinto a necessidade de defender a Sonserina (até porque é a casa do meu melhor amigo).
Draco era um babaca na época da escola, isso eu não nego. Mas James Potter e Sirius Black também não eram? E eram da Grifinória. Como você disse, não podemos generalizar.
Claro que é fácil imaginar os bruxos das trevas saindo da Sonserina, não apenas pelo evidente preconceito, mas por causa da ambição e sede de poder. Mas isso não quer dizer que os alunos da Sonserina sejam necessariamente maus, nem todo 'vilão' é guiado pelo poder. Já vi, em muitas histórias, vilões que não se encaixariam na Sonserina, mas que seriam perfeitos para Grifinória ou Corvinal (só não vi nenhum que se encaixasse em Lufa-Lufa, aí já é mais difícil).
As características da casa são ambição, astúcia, sede de poder e competitividade.
Essa característica, que alcançar o que quer por qualquer meio não é algo necessariamente mau. É maquiavélico, sim. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam 'maquiavélico' não é sinônimo de 'maligno'. (Maquiavel é o meu herói, o cara é um gênio). Seus objetivos podem ser nobres também, podem valer a pena. Eu creio que, nesse aspecto, eles só não tem a visão de ética apenas pela ética como os Grifinórios. Pode ser perigoso, sim, mas não é necessariamente mau. Tem um anime chamado Code Geass, cujo protagonista se chama Lelouch. Se eu fosse o Chapéu Seletor, mandaria Lelouch para a Sonserina sem pensar duas vezes, e quem assistiu o anime entende o que quero dizer. Mas não quer dizer que Lelouch era mau. Ele era um cara disposto a fazer sacrifícios e jogar fora sua 'ética', mesmo sendo visto como vilão, para atingir seus objetivos, mas seus objetivos eram nobres e Lelouch não se desviou deles. Ele é um dos personagens que eu mais amo.
Mas algo que não dá para negar é que a Sonserina, que tanto tem fama de ser preconceituosa, sofre muito preconceito também. Harry pode mesmo culpá-los por isso. Não foi nosso querido Harry Potter que implorou ao Chapéu 'Sonserina não', sem realmente conhecer a Sonserina, apenas pelo que Hagrid disse? Aliás, vale lembrar que Hagrid mentiu ao Harry no primeiro livro. "Não há um único bruxo das trevas que não tenha passado pela Sonserina". Mas ele não acreditava que Sirius Black, da Grifinória, era um Comensal da Morte?
Ao longo dos livros eu tive a nítida impressão que a Sonserina sempre ficava à parte do resto da escola. E você pode até dizer que eles mesmo se afastam, mas será mesmo? Não sabemos quando essa exclusão começou, o que começou primeiro então? É sempre Sonserina à parte, Sonserina contra Grifinória, grifinórios são os heróis, e Corvinal e Lufa-Lufa ficam em segundo plano, como torcida para Grifinória.
E, falando do próprio Salazar, eu sei que ele não era um cara legal, não estou tentando redimir alguém que escondeu um basilisco na escola. Mas a história que se conta atualmente é que o conflito entre os fundadores é porque Salazar queria ser mais seletivo com os alunos. Mas o próprio Chapéu Seletor, que testemunhou a briga dos quatro, afirmou que os quatro brigaram entre si por ideais diferentes. Rowena e Godric podiam não julgar pelo sangue, mas o único que realmente queria aceitar a todos com igualdade era Helga (você é demais, Helga)