Tópico Gêmeos - Mitologia: Cástor e Polux

2 Respostas

~LadyMaar

Usuário: ~LadyMaar
Não sou obrigada a nada!!
Administrador do Grupo
Você sabe de onde vem o signo Gêmeos? Por que se chama Gêmeos? Por que o significado dele é, digamos assim, "duplo"? Ou, mais completo ainda, por que os geminianos mudam tanto de humor?
Essas perguntas só poderão ser respondidas se dermos uma olhada láááááá atrás...
Há um mito no qual surge o signo gêmeos, a de Cástor e Polúx.
Téstio, rei do Calidão, tinha uma filha, Leda, que recentemente havia desposado Tíndaro, herdeiro do reino de Esparta. Zeus (Jupiter), fascinado com a beleza da jovem, deseja-a, mesmo sabendo que não seria aceito, sendo ela recém casada. Assim, ele transforma-se em um cisne e se aproxima de Lena enquanto ela se banhava no rio. Ela põe o animal no colo e o acaricia.
Porém, meses depois, Leda cai ao chão com muita dor e percebe que do seu ventre haviam saído dois ovos: do primeiro, nascem Castor e Helena, do segundo, Pólux e Clitemnestra. Em cada ovo um filho de Zeus, Helena e Pólux, imortais, enquanto seus irmãos, filhos de Tíndaro, mortais humanos.

Apesar de serem filhos de pais diferentes, Castor e Pólux ficaram conhecidos como os Dióscuros (filhos de Zeus) e cresceram juntos, a mais bela amizade. Levados por Mercúrio à cidade de Pelene, no Peloponeso, os irmãos logo mostraram-se fortes e corajosos. Castor especializou-se em domesticar cavalos e Pólux virou um excelente lutador.

A região do Peloponeso onde moravam era assolada por piratas que incessantemente pilhavam as ilhas e amedrontavam o povo com sua violência sem barreiras. Castor e Pólux decidiram então livrar o arquipélago da ameaça e derrotaram o inimigo sozinhos e desarmados, feito que os tornou conhecidos em toda a Grécia como grandes heróis.

Mal haviam retornado da guerra contra os piratas, Castor e Pólux são chamados às terras do Calidão, onde seus pais se conheceram, para matar um enorme e terrível javali, enviado por Vênus como vingança contra o povo da região, que não havia lhe prestado as devidas homenagens. Quando se vêem novamente vitoriosos, os irmãos são novamente convocados para uma nova missão: conquistar o Velocino de Ouro na viagem com Jasão e os Argonautas.


Rapto de Hilária e Febe
Mas a grande batalha que determinaria os seus destinos aconteceu exatamente contra dois outros irmãos gêmeos: Idas e Linceu, herdeiros do reino da Messênia e noivos de Hilária e Febe. Os Dióscuros se apaixonaram perdidamente pelas duas jovens e tentam raptá-las, enfrentando assim a fúria dos messênios. No combate entre as duas duplas, Idas desfere um golpe de lança fatal em Castor, que perde sua vida.

Atormentado pela perda do irmão, Pólux suplica ao seu pai, Júpiter, que devolva o companheiro Castor. Comovido com tamanha fraternidade, o senhor dos Deuses propõe a única solução para salvar o jovem: Pólux deve dividir a sua imortalidade com o irmão, alternando com ele um dia de vida e outro de morte. Pólux não hesita em dar a resposta afirmativa e a partir deste instante os irmãos passaram a viver e morrer alternadamente. Para celebrar tamanha prova de amor fraterno, Júpiter catasterizou os Dióscuros na constelação de Gêmeos, onde não poderiam ser separados nem pela morte.

Esse seria o mito entre os irmãos, que na mitologia, deram a origem a constelação Gêmeos.... e ai vem nós \ô/

~hinaa--chan

Usuário: ~hinaa--chan

Moderador do Grupo
Leda é o nome da empregada lá de ksa...-.-''
Coincidencia??? Ou destino?? o.Ô
Eu num entendi muito bem o mito, mas tudo bem ^.^''

~LadyMaar

Usuário: ~LadyMaar
Não sou obrigada a nada!!
Administrador do Grupo
Escreveu "hinaa--chan"

Leda é o nome da empregada lá de ksa...-.-''
Coincidencia??? Ou destino?? o.Ô
Eu num entendi muito bem o mito, mas tudo bem ^.^''


O.o''
Ki meda....
Oh, resuminho basico: Zeus desejou Leda. Só ki como ela não iria aceitar ele, ele se transformou num cisne, ela comocou o cisne no colo e acariciou. Dias depois ela caiu com dor ao chão, e viu que de seu ventre havia saindo 2 ovos. Num deles estava Castor e Helena, e no outro, Pólux e Clitemnestra. Sendo Castor e Helena filhos de Zeus eles eram imortais (semi-deuses), enquanto Pólux e Clitemnesta eram filhos Tíndaro (marido de Leda).
Castor e Pólux se tornaram fieis amigos, como irmãos, mesmo tendo pais diferentes. E em uma batalha em que os irmãos lutavam, Pólux levou uma flechada nas costas. E Castor, atormentado pela perda do irmão suplicou a Zeus a volta de Pólux. Porém, Zeus não podi trazer de volta ninguem a vida, pois Hades reclamava pela alma. Graças a isto ele disse a Castor que, se ele quise-se que o irmão volta-se, ele deveria dividir a imortalidade com Polux, alterando com ele um dia em vida e outro em morte...
E assim, para celebrar o amor freterno, Zeus os caracterizou na constelação Gêmeos, onde nem com a morte poderiam ser separados.

^^
Entendeu?
Mitologia é um pouco complicado de entender, por grande parte, ser fictícia. Mas ainda assim eu acho essa historia linda!! *0*
Espero ter exclarecido as duvidar!! \ô7

Bjus ;*