Tópico Opera 12 finalmente!

1 Respostas

~T-Wakabayashi

Usuário: ~T-Wakabayashi
Qdo deus ker, ñ há qm keira
Administrador do Grupo




Saiu finalmente o Opera 12. Conheça as novidades da nova versão:

1. Iniciação mais rápida com várias tabs (guias)
agora mesmo com várias guias abertas quando Opera é iniciado, elas são carregadas mais rapidamente e iniciado exatamente na última guia acessada.

2. Out-of-Process Plug-ins


Agora o Opera corre em dois processo no gerenciador de tarefas: o do navegador e um separado para plug-ins. Por exemplo, problemas com flash não farão o navegador levar "crash".



3. Experimental Aceleração via Hardware e WebGL .
Opera 12 contem experimental suporte para AH e WebGL. Enquanto a estabilidade e performance depende de SO, drivers e placas de vídeo, já é possível testar a feature. Ativando opera:config#UserPrefs|EnableWebGL permite você testar o WebGL e também ativando opera:config#UserPrefs|EnableHardwareAcceleration faz não só a página da internet mas toda interface do usuário ser suportada pela placas de vídeo. Acessando o opera:cpu, você pode checar o atual status da AH e do WebGL. Usando o opera:config#UserPrefs|Preferredrenderer você pode mudar entre OpenGL (0) e DirectX (1).

4. opera:cpu
Tem algo deixando seu Opera lento ou seu PC? Agora você pode facilmente checar isso usando o comando opera:cpu na barra de endereços.

5. Performance de carregamento melhorada
No Opera 12 o carregamento de páginas foi otimizada, garantindo que recursos como scripts, style sheets e imagens são carregados com mais eficiência. O resultado: páginas carregando mais rápido!

6. Performance melhorada nas conexões seguras.



Quando carregar uma página segura (https), o navegador vai passar por um processo complexo a fim de estabelecer uma conexão segura. Esses passos exatos nesse processo varia de web servidor para web servidor, dependendo dos certificados, versão e implementação de TLS que eles suportam. Para o Opera 12, foi analizado e otimizado muito dos diferentes passos nesse processo. Várias páginas seguras são carregadas muito mais rápido agora que antes!

7. RTL (Right-To-Left Languages)



Opera agora suporta graficamente linguas cujo a leitura é da direita pra esquerda, tendo sua aparência "espelhada" para se adequar melhor. São elas: árabe, persa, hebreu e Urdu. Com kazakh em adição, Opera suporta atualmente 55 línguas.

8. Suporte ao HTML 5 evoluído
HTML 5 é o coração e alma da web. Opera 12 adiciona suport para:

-- "drag an drop" (arrastar e soltar, por exemplo clicar e segurar um link, arrastá-lo entre duas tabs para abrí-lo numa nova entre as duas)




-- acesso à webcam (getUserMedia - para aplicativos que necessitam de uso à sua webcam, como pra tirar fotos ou mesmo jogar, testem o recurso em 1, 2, 3, 4, 5 e mini jogo onde você controla nave movimentando a cabeça),

-- animações de CSS e mais.


9. Suporte às extensões melhoradas
O API de extensões para janelas/tabs (guias) foi renovado para incluir suporte ao tab stacking e possibilidade de interação com guias, criação de grupos de guias ou gerenciamento de janelas. Cheque o dev.opera para mais informações sobre o assunto.

10. Versão 64-bit pra Windows e MAC
Opera 12 agora tem versão 64-bits pra todas as plataformas. Veio junto com o OOPP numa antiga versão de teste. Note que por causa dos apps de 64-bits usarem mais memória que os de 32-bits, a versão padrão de Opera para Windows continuará a ser de 32-bits.

11. Do Not Track
Opera 12 melhor sua privacidade por suportar a feature "Do Not Track", cujo permite que o usuário não seja rastreado por alguns sites. Para habilitar: Preferências (ctrl+F12) > Avançado > Segurança > Notificar aos sites que não quero ser rastreado

12. Sugestões na barra de endereços melhoradas



Foi implementada numerosas mudanças para que você ache o que você quer (sugestões do google, histórico ou favorito) com mais precisão.
EXTRA: Opera está com os favicons desativados por padrão, para ativar vá em opera:config#UserPrefs|ShowFaviconsinAddressfield e marque a opção.

13. Themes



Opera apresenta pra vocês as themes, que é versão leve das skins, tipo personas do FF. Aliás os arquivos entre themes e personas são praticamente os mesmo, o que deve mudar são alguns códigos mesmo. A diferença entre skin e themes é que themes muda apenas a imagem de fundo (que reflete no fundo da tab bar) e alteração de cor do browser; mais fácil de ser feita. A skin promove uma mudança mais profunda como tamanho e formas de icones, guias, painéis, etc, um nível de customização que te permite transformar o Opera em outro navegador. Quem tem skins upadas no antigo catálogo pode upá-las no novo.

14. Novo site de extensões/themes-skins


[center]Opera repaginou o site de [url="https://addons.opera.com/pt-br/";]add-ons[/url], unindo todas essas opções em um único lugar.

15. Desativação de features e toolbars.
Adeus para o Opera Unite, Widgets e Opera Voice. O primeiro servia de compartilhamento de arquivos, fotos, music player e web server direto de seu PC. O segundo seria deposto em questão de tempo com a chegada das extensões, a diferença que os widgets não são unidos ao navegador, podendo continuarem a funcionar mesmo que já tenha fechado o navegador. O terceiro era fruto de uma antiga parceria entre a IBM e a empresa norueguesa, já encerrada. Ferramenta ótima, a princípio para navegação por voz e para uso de aprendizagem do inglês, pois lia texto. As três sofreram com o abandono nos últimos tempos, o Unite, inclusive quando lançado, foi noticiado como uma revolução na web. Uma pena. Opera convida aos desenvolvedores converterem os apps do Unite e widgets às extensões.

Para os MACers, o IRC client foi desativado, junto com algumas toolbars (Start/Navigation/Main bars) e o cliente de bittorrent.

Tem uma petição rolando, da qual apoio, para tentar trazer ao menos algumas das features retiradas de volta de alguma forma, quem quiser se juntar tá aí:

http://www.ipetitions.com/petition/openoperaunited



[size=14]DOWNLOAD[/size]
[size=14]http://www.opera.com/download[/size]

EXTRAS[/size]

http://www.opera.com/browser/new" class="link" rel="external">http://www.opera.com/browser/new

http://my.opera.com/desktopteam/blog/2012/06/14/twelve-under-the-hood-improvements-in-opera-12


changelogs

Windows /Mac / Unix


Vídeo Oficial