Tópico Baleeiro japonês ilegal bate em navio da Sea Shepherd

0 Respostas

~Mitsu-san - Clan Wasahira

Usuário: ~Mitsu-san
Líder Clan Wasahira
Administrador do Grupo


Às 12:09, horário da Austrália, o barco da frota japonesa Yushin Maru 3 bateu intencionalmente no navio da Sea Shepherd, Bob Barker, colocando em risco a vida da tripulação. A colisão aconteceu a cerca de 180 milhas do Cabo Darnley, no território antártico australiano.


Danos causados ao navio Bob Barker com a colisão. (Imagem: Sea Shepherd)

O navio Bob Barker tinha bloqueado a rampa de lançamento do Nisshin Maru, navio da frota baleeira japonesa, quando a colisão ocorreu. Quatro navios arpão, o Yushin Maru 1, 2 e 3 e o Shonan Maru 2, estavam circulando perto da popa e da proa do navio da Sea Shepherd. O Bob Barker não se moveu de sua posição, e o Yushin Maru 3 intencionalmente bateu no navio da Sea Shepherd, causando um corte profundo no lado do navio.
Nenhum membro da tripulação ficou ferido durante a colisão. O Bob Barker continua bloqueando a rampa de lançamento do Nisshin Maru, impedindo a transferência de baleias mortas pelos demais barcos, e impedindo as operações de caça.

Assista ao vídeo do momento da colisão:



O incidente demonstra uma contínua escalada de violência por parte dos baleeiros japoneses no Santuário de Baleias do Oceano Antártico.

Segundo o capitão e fundador da Sea Shepherd, Paul Watson, “os baleeiros japoneses escaparam ilesos no afundamento do Ady Gil (leia matéria publicada na ANDA aqui) e agora acreditam que podem fazer o que quiserem, e parecem não terem dúvidas em colocar em risco a tripulação da Sea Shepherd. O que nós realmente precisamos é que os governos da Austrália e da Nova Zelândia comecem a aplicar as leis marítimas nestas águas, ou ninguém sabe o que os baleeiros farão em seguida. Cidadãos da Austrália e Nova Zelândia correm risco de morte todos os dias nessas águas”.

A tripulação do Bob Barker percebeu que o Yushin Maru 3 parou de se mover na água logo após o impacto, e parecia estar ficando para trás enquanto o Bob Barker manteve a sua posição sobre na popa do Nisshin Maru. É possível que o Yushin Maru 3 tenha se danificado na colisão.

Os últimos acontecimentos da campanha deste ano contra a caça das baleias, promovida pela Sea Shepherd, demonstram que os baleeiros japoneses estão muito mais agressivos do que nos anos anteriores.