História Contos Históricos - Capítulo 1


Escrita por: ~ e ~Raupp476

Postado
Categorias Originais
Personagens Personagens Originais
Tags Aconteçimentos, Contos, Fanfic Original, História, Historia Antiga, Historia Original, Mitologia, Mitologias
Exibições 9
Palavras 713
Terminada Não
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Gêneros: Ação, Aventura, Colegial, Comédia, Drama (Tragédia), Famí­lia, Fantasia, Festa, Ficção, Magia, Mistério, Misticismo, Musical (Songfic), Romance e Novela, Saga, Steampunk, Super Power, Suspense, Terror e Horror, Universo Alternativo, Violência
Avisos: Adultério, Álcool, Bissexualidade, Drogas, Heterossexualidade, Homossexualidade, Linguagem Imprópria, Mutilação, Spoilers, Tortura, Violência
Aviso legal
Todos os personagens desta história são de minha propriedade intelectual.

Notas da Autora


Oii,aki quem vos fala é a Tiny_!

Bom o primeiro tema pra nossos contos será às grandes navegações,mas pra entender os contos,teremos que entender o que é isso. Então aqui estão informações bem interessantes sobre o assunto.
<><><><><><><><><><><><><><>
Boa leitura!

Tiny_

Capítulo 1 - As Grandes Navegações (Conto I)


Fanfic / Fanfiction Contos Históricos - Capítulo 1 - As Grandes Navegações (Conto I)

As Grandes navegações


As Grandes Navegações foi um conjunto de viagens de longa distância feitas pelos europeus durante os séculos XV e XVI.

Para velejar em alto mar os europeus do século XV enfrentaram perigos reais e imaginários.

Os perigos imaginários eram muitos,como a crença de que a terra era achatada e quem se afastasse muito do litoral cairia num abismo; ou de que na altura da Linha do Equador as águas ferviam,incendiando os navios; ou ainda de que o mar era habituado por monstros terríveis.

Entre os perigos reais,estavam os ventos desfavoráveis, a ameaça de encalhe,os lugares estranhos, a fome, a doença e a sede no interior dos navios.

O motivo principal das Grandes Navegações foi o desejo de conquistar as Especiarias e os Artigos de luxo Orientais na fonte,isto é,no próprio Oriente.

No século XIV o rico comércio com o Oriente era controlado por árabes e italianos. Os árabes traziam os produtos do Oriente até os portos do Mediterrâneo. Ali,os mercadores italianos compravam esses produtos dos árabes muçulmanos e os revendiam na Europa, com grande lucro.

Com o mediterrâneo controlado pelos italianos,só restava uma alternativa a quem quisesse participar do comércio de especiarias: Buscar um novo caminho para o Oriente. Além da motivação econômica,havia também a religiosa: O desejo de expandir a fé Cristã para os outros continentes. A liderança na expansão marítima rumo ao Oriente coube aos portugueses.



Portugal, o primeiro das grandes navegações


Vários motivos contribuíram para Portugal se tornar pioneiro nas Grandes Navegações:

A) Portugal foi o primeiro país a possuir uma monarquia centralizada,um rei com controle sobre todo o território nacional;

B) Havia tempos que os portugueses praticavam a pesca e a venda de sardinha,bacalhau e atum, o que estimulou o surgimento de uma burguesia próspera nas cidades litorâneas portuguesas, como Porto, Setúbal e Lisboa;

C)O desenvolvimento de técnicas e de conhecimentos necessários à navegação,como o aperfeiçoamento de mapas e portulanos (descrição detalhada da costa marítima), da bússola e a invenção da caravela.

-------------

Caravela

Foram os portugueses os primeiros a projetar e construir a caravela entre 1430 e 1440. As caravelas significaram grande avanço técnico, pois,além de ser ligeiras e fáceis de manobrar,podiam entrar em rios,contornar bancos de areia e zarpar com certa velocidade no caso de ataque.

-------------

Os portugueses acreditavam que chegariam ao Oriente contornando a África, diante disso, os portugueses decidiram planejar o passo a passo com cuidado, Dom Henrique, filho do rei de Portugal , Dom João I estimulou a criação de um centro de estudos náuticos conhecido como escola de Sagres; ali se reuniam cartógrafos,geógrafos,astrônomos,matemáticos, construtores e tradutores empenhados em melhorar a navegabilidade e a segurança em alto mar.Com o apoio de estudiosos e capitães experientes, os portugueses iniciaram o Périplo Africano,isto é, o contorno da África para chegar ao Oriente.

Com a chegada de Vasco da Gama a Índia, em 1498, os portugueses realizavam seu maior sonho: Chegar ao Oriente contornando a África. Ao regressar a Lisboa, Vasco da Gama trouxe consigo uma fortuna em pimenta,canela e gengibre. A venda dessas especiarias possibilitou aos investidores um lucro extraordinário.

Aberto o caminho marítimo para o Oriente, partia de Lisboa todos os anos uma expedição que ia até a cidade de Goa,na Índia, trazer as cobiçadas especiarias. Em poucos anos o negocio das especiarias com destaque para pimenta, tornou-se a principal fonte de renda do governo de Portugal.


Navegações Espanholas

 

A Espanha também se destacou nas conquistas marítimas deste período, tornando-se, ao lado de Portugal, uma grande potência. Enquanto os portugueses navegaram para as Índias contornando a África, os espanhóis optaram por um outro caminho. O genovês Cristovão Colombo, financiado pela Espanha, pretendia chegar às Índias, navegando na direção oeste. Em 1492, as caravelas espanholas partiram rumo ao oriente navegando pelo Oceano Atlântico. Colombo tinha o conhecimento de que nosso planeta era redondo, porém desconhecia a existência do continente americano. Chegou em 12 de outubro de 1492 nas ilhas da América Central, sem saber que tinha atingido um novo continente. Foi somente anos mais tarde que o navegador Américo Vespúcio identificou aquelas terras como sendo um continente ainda não conhecido dos europeus. Em contato com os índios da América (maias, incas e astecas), os espanhóis começaram um processo de exploração destes povos, interessados na grande quantidade de ouro. Além de retirar as riquezas dos indígenas americanos, os espanhóis destruíram suas culturas.

 


Notas Finais


já já adicionarei mais informações sobre esse conteúdo no cap

É isso
<><><><><><><><><><><><><>
XOXO

Tiny_


Gostou da Fanfic? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...