1. Spirit Fanfics >
  2. Evocação (bts) >
  3. ❄07❄

História Evocação (bts) - ❄07❄


Escrita por: Omma_Jinnie

Notas do Autor


VOLTEI!!! Sentiram minha falta?

Capítulo 8 - ❄07❄


Uma hora depois chegamos à praia que vovó havia dito. Uma placa na entrada avisava que aquela área pertencia aos descendentes de povos antigos.


Uma vila espaçada por morros,aqui e ali uma casinha de pau a pique.A escola era um galpão de madeira e a igrejinha tinha um campanário azul e ficava de frente pro mar.


E que mar! Podia ser mais encrespado e ter uma praia com areia mais espessa do que a nossa,mas tudo era muito verde e limpo- essa parecia ser a regra e não a exceção em Busan.


Havia apenas mais dois carros estacionados entre umas árvores;vovó parou ao lado deles.


Perto do meio-dia,o vento diminuiu e o sol até deu as caras. Apesar da água fria,a gente se aventurou nuns mergulhos. Taehyung lamentou não ter trazido uma prancha de body-board. Foi dizer isso que todo mundo lembrou....


-Jungkook-disse Yoongi. -Surfista... Como será que ele morreu?


-Se era surfista,foi na praia,lógico! -conclui.


-Nossa,você só diz isso!-Jimin reclamou.-Tem tanta certeza de onde ele morreu...Parece que fala com os mortos!


Ele estava perto de nós, dessa vez. Depois de uma semana em que se recusara a entrar na água,condescendeu ao banho de mar "desde que Taehyung tomasse conta dele."

Taehyung aceitava com gosto a tarefa de salva-vidas,segurando em seu braço.

Olhei para os dois,pareciam namorados. E continuei falando,por ver uma oportunidade de atazanar o clima.


-Às vezes...-parei e deixei a ideia no ar.Prossegui,desviando o assunto:-A Lalice tem umas amigas que sabem como fazer isso,falar com os mortos.


Para a minha surpresa (tinha certeza de que Jimin ficaria impressionado), ele riu com deboche e cutucou Taehyung.


-Acho tudo isso bobeira.Visita em cemitério, presentinho pra defunto...


-Ah,Jiminnie! -disse Yoongi. -Vai dizer que você também não ficou curioso com o túmulo do surfista?


-Curioso é uma coisa.Com medo é outra.-e apontou para todos nós. -Olha só a cara de vocês! Dá um tempo.


Abraçou-se firme em Taehyung.Apertei os lábios e soltei:


-Nossa,o menino que tem medo de vaga-lume não tem medo de fantasma.


-Vaga-lume é inseto e odeio inseto.Agora,fantasma? Quem é que viu fantasma? Eu só vi o túmulo de um surfista azarado.


Meu primo entrou na dele e deu um caldo no irmão.


-Vai ver o Jungkook se afogou aqui- provocou e aproveitou a chegada de uma onda.-Esse mar é bravo...Vai ver o fantasma do Jungkook está esperando aparecer um garoto...pra levar ao Além!


Pulou sobre Yoongi e o "afogou".Ele saiu da água cuspindo e xingando.

Quando saímos do mar,vovó já havia ajeitado a toalha sobre uns matinhos debaixo da árvore e aberto os refrigerantes.


-Que fome!-disse Lalice.


Detonamos os sanduíches. Só depois de matar a fome é que vovó sugeriu:


-Que tal uma foto?


Fizemos pose,sorrisos,caretas.Meia duzia de flagrantes depois,fomos conferir o resultado no visor da máquina digital. A curiosidade se estendeu também para as fotografias anteriores.


-Tanta foto de cemitério pra quê, vó? -disse Yoongi. -Parece tão mórbido...


-É para ilustrar a tese. Se der, envio tudo para minha mestranda ainda esta semana,lá da lan house. Ela vai adorar! O que já visitou de cemitério em Seul procurando material...


-Credo,ela visita cemitério e ainda diz que isso é trabalho universitário? - Jimin tentou debochar.


Vovó,porém, resolveu explicar a sério. Falou sobre pesquisa de campo, de identificar ritos e costumes de hoje e de ontem,de que se aprende muito sobre os valores de uma sociedade com o tipo de culto aos mortos professado por ela.


-Nessa pesquisa ela encontrou tantos objetos diferentes... Tem de tudo! Num cemitério de uma aparência bastante humilde, há um túmulo de criança todo cimentado com brinquedos. Devem ser da criança que morreu,mas porque colocar lá?


-Colocou os brinquedos do filho morto no túmulo? -Disse Yoongi. -Isso é coisa de doente!Essa mãe devia estar mal da cabeça!


-Por quê?


-Ah,vó! -Suga se irritou. -Sei lá...Não tinha aquele lance dos egípcios, de botar tudo do falecido nas pirâmides? Pra quando ele acordar ter tudo à mão? Pois é isso. Essa mãe parece do mesmo jeito,espera que o defuntinho dela acorde um dia e vá brincar de novo. É uma ideia mórbida.


"Defuntinho",Jimin sussurrou para Taehyung e ele entrou na dele. Repetiram "defuuuuntiiiinho" esticando as vogais,falando próximo de Yoongi, de modo que meu primo ouvisse,mas vovó não.

Doutora Meijin revelava seu lado professoral e defendia a tese.


-O que o Yoongi falou não está muito errado, não. Alguns povos realmente acreditavam na vida pós-morte. Mas, no caso desse exemplo que citei,não sei se a mãe acredita mesmo que o filho ainda usará os brinquedos. Pode ser uma forma de lidar com o luto. O donativo dos brinquedos serve mais de conforto para quem ficou. É um consolo psicológico para essa mãe.


Vovó começou cada vez mais a usar seus termos técnicos, "relações devocionais ","expressões e artifícios do luto",mas,antes que entrasse em detalhes,Jimin cochichou algo com Taehyung e tirou da bolsa um pequeno objeto. Deixou-o na areia,diante da toalha e sorriu.


-Então tem aqui uma ajudinha pra ela. Dá pra começar uma coleção, né?


Deu foi um branco danado na gente,todos olhando fixamente o pequeno santo de barro,pintado em cores desbotadas.


-Você tirou isso do cemitério?


Jimin sentiu no tom de voz de vovó que era mancada assumir. Mordeu os lábios e olhou para o lado do meu primo. Vovó insistiu:


-Foi você?


Ele continuou quieto, encarando Taehyung, rodando o santo sujinho pelo pedestal.


-Responda!


Afinal,meu primo se acusou.


-Eu peguei ele,vó. A gente, sabe? A gente não achou que era mal e...


-Não achou? O que deu em você, Taehyung? Isso é desrespeito!


-Mas e a tese?Dona Meijin, a sua mestra...-Jimin se atrapalhou com o nome, então prosseguiu falando depressa.-Sei lá, ela fica juntando coisa de cemitério e tudo bem? Então por que ter raiva do que a gente fez? Não foi a mesma coisa?


Vovó suspirou fundo,alisou o farto cabelo grisalho para trás,seu gesto habitual de irritação, e respondeu devagar:


-Menino,não é raiva de vocês. Não sei o que vocês entenderam sobre essas fotos de cemitério... Não tem nada de brincadeira! É para ilustrar uma pesquisa séria. Séria e respeitosa, sobre manifestações de luto. De como as pessoas lidam com a dor da perda,hoje e em outras épocas e em outras culturas. Não é para debochar,diminuir ou profanar nada!


-Vó,não foi deboche, a senhora acha que eu ia fazer isso? Que...


- Taehyung, não sei o que vocês pensaram,mas você vai,sim,devolver isso ao lugar de onde tirou.Entendeu?


-Tudo bem,vó... -Taehyung abaixou os olhos.


Esfregava o pé na areia,formando um sulco cada vez mais fundo, gesto desgastado de quem ainda espera uma bronca maior. Jimin fez a imagem desaparecer o mais rápido possível entre as roupas e olhava para o horizonte, sem mover um músculo do rosto. Vovó continuou:


-Um pesquisador,um cientista, só merece esse nome se age com respeito. Nunca que um antropólogo, que um arqueólogo pode invadir um sítio qualquer, seja indígena, dos romanos antigos,dos maias,onde tem corpos enterrados e agir assim, feito um...ladrão. Mesmo quando retira uma múmia ou um esqueleto, tem de agir com respeito.Sempre.


Continuávamos quietos.vovó parecia muito agitada. Levantou da esteira,murmurou "pelo menos é o que eu acho" e foi para o mar.


-Que mancada, hein,Taehyung? -disse seu irmão.


-Tá bom, tá bom.-Taehyung também seguiu pBara a água. -Eu vou colocar no lugar,então para com isso,ok? Chega desse assunto.


E desse assunto nós chegamos.




Notas Finais


E ai tão gostando da fic?+


Gostou da Fanfic? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...