1. Spirit Fanfics >
  2. Geração Coca-cola >
  3. GERAÇÃO Y ESTÁ EM DEPRESSÃO?

História Geração Coca-cola - GERAÇÃO Y ESTÁ EM DEPRESSÃO?


Escrita por: Mackenzziee

Capítulo 8 - GERAÇÃO Y ESTÁ EM DEPRESSÃO?


Fanfic / Fanfiction Geração Coca-cola - GERAÇÃO Y ESTÁ EM DEPRESSÃO?


Explicando minha depressão para minha mãe
Mamãe, minha depressão é uma metáfora. Um dia é pequena como um vagalume na palma de um urso. Nesses dias eu me finjo de morta até que o urso me deixe em paz. Eu chamo os dias ruins de dias sombrios.
Mamãe diz, “tente acender velas”.
 Mas quando eu vejo uma vela, eu vejo um lampejo de uma igreja, a cintilação das chamas, faíscas de uma memória mais nova que o meio dia. Eu estou ao lado de seu caixão aberto, é o momento que eu aprendo que toda pessoa que eu conhecerei algum dia morrerá. 
Além disso, mamãe, eu não tenho medo do escuro, talvez isso seja parte do problema.
Mamãe diz, “achei que o problema fosse que você não consegue sair da cama”.
Não consigo. A ansiedade me mantém refém dentro da minha casa, dentro da minha cabeça.
Mamãe diz, “de onde vem a ansiedade?” 
A ansiedade é um primo visitando de oura cidade, que a depressão se sente obrigada a trazer para a festa. Mamãe, eu sou a festa. Só que eu sou uma festa na qual eu não quero estar.
Mamãe diz, “porque você não tenta ir a festas de verdade? Ver seus amigos.”
Claro, eu faço planos, mas eu não quero ir. Faço planos por que eu sei que devia querer ir. Sei que algumas vezes eu deveria querer ir, só que não é muito divertido se divertir quando você não quer se divertir, mamãe.
Sabe mamãe, cada noite a insônia me pega em seus braços, me mergulha na cozinha, no pequeno brilho da luz do fogão. A insônia tem esse jeito romântico de fazer a lua parecer a companhia perfeita.
Mamãe diz, “tente cotar ovelhas”. 
Mas minha mente só cosegue contar motivos para eu ficar acordada. 
Então eu saio para caminhar, mas minhas rotulas balbuciantes tinindo como colheres de prata, segurada por braços fortes com pulsos soltos. Elas soam em meus ouvidos como desajeitadas sinos de ma igreja me lembrando de que eu sou sonâmbula. Em um oceano de felicidade no qual eu não consigo me batizar.
Mãe diz, “felicidade é uma decisão”. 
Mas minha felicidade é tão vazia quanto um ovo picado. Minha felicidade é uma febre alta que vai ceder. 
Mamãe diz que sou muito boa em criar algo do nada.
Então abruptamente me pergunta se eu tenho medo de morrer. Não! Eu tenho medo de viver. 
Mamãe eu sou sozinha. Eu acho que aprendi quando o papai partiu como transformar raiva em solidão, à solidão em ocupação. Então quando eu lhe digo que estou super ocupada ultimamente, quero dizer que tenho caído no sono assistindo esportes no sofá para não ter que confrontar o lado vazio da minha cama. Mas minha depressão sempre volta e me arrasta de volta para minha cama até que meus ossos sejam fósseis esquecidos de um esqueleto em uma cidade submersa. Minha boca um quintal ósseo de dentes quebrados por se morderem. 
O oco auditório do meu peito  desfalece com ecos de batimentos de um coração, mas eu sou uma turista despreocupada por aqui. Eu nunca saberei realmente todos os lugares que estive. 
Mamãe você não consegue ver? Eu não consigo também.

-----------------------------------------------------------------
 
Existem eventos em nossa vida que nós mal podemos esperar para acontecer. A puberdade, o primeiro salário, a formatura, o baile de formatura, até mesmo o primeiro beijo. Isso é normal, a sociedade diz que essas coisas são boas, então nós simplesmente aceitamos e esperamos cruzando os dedos e torcendo para que dê certo.
Mas algumas pessoas; aquela pequena exceção à regra, os chamados “do contra”, esquisitões, que comem sozinhos no intervalo da escola, que raramente levantam a mão e detestam falar ao telefone, pra essas pessoas, tanto a puberdade, quanto o baile de formatura são consequências, coisas que virão mesmo que lutemos contra...

Não é que essas pessoas não se empolguem, pois já diz o ditado popular, as pessoas mais quietas e silenciosas, tem as mentes mais ativas e barulhentas. 
O ditado não é assim? Bem, agora é.


Mas o ponto onde quero chegar é, se olharmos e um ponto de vista realista, as coisas pelas quais nós normalmente ficamos mais ansiosos, são aquelas que vão acontecer quer queiramos ou não. 
Hoje em dia, nosso maior desafio é pesquisar textos online, achar a foto certa para copartilhar no facebook, fazer poses que chamamos de “tumblr”, postar no instagram com milhares e hastags e ganhar curtidas para alimentar um ego de mentira. 
Se você pesquisar no Google a frase “garota tumblr”, vai ver inúmeros tutoriais te ensinando a ser tumblr, e eu não entendo isso. Caso você esteja por fora, eu farei uma breve explicação. Tumblr é uma rede social onde escrevemos e publicamos textos e fotos, compartilhamos links de musicas legais.
Para alguns é simplesmente uma escapatória do ambiente hostil que é o facebook. No tumblr podemos escrever textos sem nos preocuparmos com pessoas militando ou julgando, assim como um twitter, o tumblr tem a vantagem de não te prender a 140 caracteres. . Basicamente um tipo de facebook num tom azul mais escuro.
Muitas pessoas por lá fazem ótimos textos, tiram fotos sem se preocupar em parecerem deusas da beleza, combinam roupas estranhas, comem o que querem, sejam coisas gordurosas ou saladas vegetarianas coloridas.
Você vê o quanto é natural? Então por que forçar uma naturalidade que assim como o nome diz, deve ser natural? 
Queremos ter a beleza padrão para aumentar os seguidores e curtidas nas redes sociais. E muitas vezes nos esquecemos de que a beleza exterior não mascara o vazio interior, por que precisamos forçar conosco, poses e gestos que foram naturais para outras pessoas?
Dizem por aí, que o atual padrão é ser do contra, contra magreza, contra cabelos alisados, contra cabelos tingidos, contra tatuagens em preto e branco. E olha que contradição, o lema da moda atual é “se amar do jeito que é”, e seria realmente ótimo se fosse desse jeito. Por que mesmo que a moda seja essa, ainda há um padrão a seguir, use seus cabelos da cor natural, coma um pouco mais, talvez se você fizer uma tatuagem talvez pareça mais descolado, fume alguns cigarros, ser sad girl é tão bom... coloque algo dentro do seu olho e tire uma foto.
Você percebe o quanto isso é idiota e supeficial? Você tenta ser livre, ser você mesmo, seguindo o que os outros dizem ser bom. A sua liberdade não existe de verdade.
E por falar em “sad girls e sad boys” hoje em dia há milhares de vídeos no youtube que vendem esta imagem como se fosse algo descolado, series que mostram meninas adolescentes se matando como se fosse algo que pessoas maneiras fazem. Vendendo uma imagem bonita e melancólica do suicídio. Não!
Não ela não era legal, nem descolada, ela era fraca. Por mais que você não concorde, auto mutilação e suicido são atitudes de pessoas fracas. E no final, quais lições podem tirar de series e vídeos assim? Nenhuma. Os jovens veem essas coisas e pela natureza rebelde e influenciável, copiam tudo.
Acham que brincadeiras bobas de escola, são motivos para suicídio. Apreciam a gourmetização da depressão, empurrando em jovens de mente fraca, situações que eles não precisam saber ou passar. Rotulam como algo descolado. Eu poderia te dar 13 razões pelas quais essas coisas são idiotas.
Meu céu rosa prata! Poucas pessoas conhecem o verdadeiro sentido de ser triste. De ter depressão, ansiedade, crises de pânico. 
Eles têm alguns problemas na escola e chamam o que sentem de depressão, se cortam, se machucam. Mas esquecem de que a escola vai acabar aquelas pessoas são passageiras, e cicatrizes duram para sempre, mostrando o quanto você foi fraco e bobo.
Eu sinto falta da minha adolescência. Ela foi há alguns anos atrás. Tudo o que me preocupava eram trabalhos de escola e umas pessoas chatas. Hoje em dia eu olho para trás com certa melancolia. Eu devia ter ficado menos sozinha, devia ter saído e não arranjado desculpas para não sair, devia ter feito amigos, não ter saído por aí dizendo que não tinha nenhum, por que em quanto eu dizia que não tinha amigos, eu acreditava que não era capaz de cultivar amizades, e me forçava a me sentir inútil. Na visão de uma semi-adulta que sou hoje, isso foi a maior babaquice que eu poderia ter feito. Eu costumo ver tantas garotas e garotos querendo “crescer” a todo custo, achando que o fato de ter mais de 18 anos de idade os fará mais livres,  independentes e maduros. Mas a realidade é que você só será adolescente uma única vez na sua vida, todas as fases da vida são únicas, e até o momento não há como voltar no tempo para reviver certos momentos. O tempo parece estar passando cada vez mais rápido, a cada dia ficamos mais velhos, a cada minuto que passa somos forçados a ter novas responsabilidades. 
Por isso, vida. Sem se preocupar em ser tumblr, descolado, ou popular. Por que quem é tudo isso na verdade nunca se preocupou em ser. Se afaste das redes sociais, tenha uma vida social de verdade. Saia se casa sem rumo, junte uma grana para viajar, faça uma coisa nova durante 30 dias, ande de patins, prove novos sabores de cupcake, vista aquela roupa que você sempre quis, tire fotos de coisas interessantes para você, faça amizade com aquela pessoa que todos acham estranha, veja o sol nascer enquanto come pizza.
Garotas quietas raramente fazem historia, por isso crie o seu padrão, ou simplesmente não tenha nenhum. O bulliyng é só um nome bonitinho para pessoas que tem medo de enfrentar seus problemas. É só a escola. 
Eu sei, eu sei... Palavras machucam... Mas a vida nunca prometeu que você nunca seria machucado. Tem gente que machuca a gente, tem gente que ainda precisa aprender a viver, tem gente que não tem qualidades e por isso foca em apontar os defeitos dos outros para que não percebam seu caráter vazio.
Não se force a entrar numa depressão. Você não sabe o que é uma depressão. É bem mais do que se cortar, é bem mais do que problemas na escola, ou a falta de liberdade que os seus pais te dão. E talvez, felizmente, você nunca saiba como realmente é a depressão. E isso é ótimo.
Tenham muitos dias divertidos, para futuramente, contar tudo aos seus filhos, e amigos.
 
Por fim, a minha mensagem não é seja quem você quiser ser. Tem coisas nessa vida que não podemos ser. Eu por exemplo nunca serei uma cantora profissional, sou capaz de quebrar um copo de vidro cantando parabéns para você. Mas nada me impede de cantar no chuveiro, ou cantar com meus amigos quando estamos inspirados.
Mas seja quem você puder ser. Seja isso logo, não espere os anos passarem, por que você não está ficando mais jovem. Seu tempo não vai andar para trás. Tenha um, ou dois amigos que vão te levar para casa quando você estiver muito bêbado depois de comemorar o seu sucesso, tenha com quem compartilhar a sua felicidade.
Seja feliz agora, por que deixar para ser feliz amanhã, pode ser uma péssima escolha. Por que nossa vida é baseada nas escolhas que fazemos. Podemos escolher ser tristes, do mesmo jeito que podemos escolher sair da tristeza e viver a vida.
Então, caso você ainda não acredite em mim, é normal, há uns 4 anos, eu também era assim, ninguém me entendia, e adultos só falavam aquelas coisas por que não passaram pelo que eu estava passando. Mas eu te desafio, faça uma coisa nova, durante trinta dias, 30 dias aprendendo algo novo, até o fim do ano, você pode até dizer que eu to por fora, ou que eu to inventando, mas é você que não quer abrir mão de uma mente pequena. 
O que há de tão interessante do seu lado, que te impede de olhar para a sua frente? O que está na sua frente de tão importante que te impede de ver as opções ao seu redor?
 


Notas Finais


Você acredita se eu disser que pensei que já tinha publicado esse capítulo?


Gostou da Fanfic? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...