Notícia Anime Friends: a volta de Masaaki Endo


Por: ~


No dia 29 de Maio no programa de rádio semanal 'Umasugi WAVE' após ler uma mensagem enviada pelo site animesongs.com.br o cantor Masaaki Endo acaba soltando a tão esperada confirmação: "Este ano, em julho, eu irei de novo, até o Brasil". Poucos dias depois a noticia já se espalhava pela internet, e agora não tem mais como guardar o segredo, ENDO é o quinto artista internacional do Anime Friends 2007.

Masaaki Endo o "anime song no wakashishi" (o jovem leão do anime songs) como é chamado por seus fãs no Japão, começou recentemente sua carreira no mundo das Animes Songs se comparado a outros grandes nomes como Hironobu Kageyama, Ichiro Mizuki, Isao Sasaki e Mitsuko Horie, que fazem canções para animes desde as décadas de 1960 e 1970. Mas mesmo assim, Masaaki Endo já é um dos grandes nomes das Anisongs.

Atualmente ele atua ao lado de Hironobu Kageyama e Hiroshi Kitadani no Mangá Trio, e com Kage forma a dupla "Koutetsu Kyoudai" - onde eles cantam músicas de animê e tokusatsu em uma versão heavy metal, bem no estilo da banda Animetal - no final da década de 1980 juntos cantaram medleys de Super Robots (“Mazinger”, “Getter Robo”, “Gundam”...) Super Sentais (“Goranger”, “Flashman”, “Changeman”...) Kamen Riders (“Black”, “RX”...) Ultramans (“Leo”, ‘Taro”...) e de Metal Heroes (“Gyaban”, “Sharivan”, “Shaider”, “Jaspion”, “Winspector”...)! Masaaki Endo é sem sombra de dúvida um grande cantor.

A história de Masaaki Endo

Nascido no dia 28 de agosto de 1967, em Miyagi, Japão, após se formar no colegial Endo foi morar na cidade de Yokusuka onde trabalhava como bar tender, nesse período formou sua primeira banda chamada "The Hiptones" que logo depois se juntaria ao "SHORT HOPES" e juntos o trio participou com sucesso da audição chamada "WANTED" organizada pela gravadora Birthday Records (responsável por quase todos os CDs de Kageyama, Hiroshi Kitadani, MIQ...) para formar o grupo "STEEPLE JACK".

Começava ai sua promissora carreira no cenário musical com apenas 26 anos no ano de 1993. Algum tempo depois, ele entrou para a outra banda, chamada Blind Pig, que era formada por: Koichi Terasawa (no baixo), Miki "Sun-Go" Igarashi (na guitarra), e o próprio Masaaki Endo (no vocal). Dois anos depois, mais precisamente em 1995, ele lançou seu primeiro single, sua estréia nos gêneros dos anime songs com o tema 'Forever Friends' de “Street Fighter II V”. No mesmo ano Endo também foi back-vocal de Kageyama no show POWER LIVE 1995, show que até 2002 tinha como atração principal Hironobu Kageyama.

Depois disso, Masaaki Endo foi escalado para cantar a música "Yuusha Oh Tanjou!", tema do animê de robôs estilo “Gundam”: “Yuusha Oh Gaogaigar”, de 1997. Esse foi seu primeiro hit de grande sucesso. Desde então sua carreira vem emplacando cada vez mais no ramo musical.

Entre os animês que já tiveram canções interpretadas pelo "Jovem Leão" estão clássicos como: “Zorro” (Kaiketsu Zorro), “Cowboy Bebop” (Live in Bagdah), “Cybaster” (Senshi yo Tachiagare), entre outros. E em séries Tokusatsu, Endo também teve boas participações, como em: “Beetle-Fighter Kabuto” (Saving the World) e no tema de “Bakuryu Sentai Abaranger”, considerada pelos fãs umas das melhores músicas de abertura já feita.

ENDO NO JAM PROJECT

No ano de 2000, o gênero Anime Songs estava perdendo muito a popularidade no Japão, devido à introdução do J-Pop nos animês de sucesso. Então, Hironobu Kageyama decidiu contra-atacar e junto com seus amigos: Masaaki Endo, Ichiro Mizuki (“Mazinger Z”, “Choujin Barom-1” e “Captain Harlock”), Eizo Sakamoto (do grupo Animetal) e Rica Matsumoto (“Pokémon” e “Kamen Rider Ryuki”) formaram então um dos maiores e melhores conjuntos vocais do Japão, o JAM Project (abreviação para Japan Animationsongs Makers ou "Projeto dos Criadores de Anime Songs do Japão"), o grupo foi criado com o intuito de resgatar a essência dos Anime Songs tradicionais que andavam em baixa na época, porém com um estilo mais moderno, vibrante, e mais arrojado do qual vem fazendo um grande sucesso em terras nipônicas.

Atualmente o "Projeto dos Criadores de Anime Songs do Japão" é formado por Hironobu Kageyama, Masaaki Endo, Hiroshi Kitadani, Yoshiki Fukuyama, Rica Matsumoto e Masami Okui e o brasileiro Ricardo Cruz, que fez sua estréia em Janeiro no tour JAM Project BREAK OUT 2007.

Além do grupo JAM Project, Masaaki Endo ainda participa do: Mangá Trio, formado por Hironobu Kageyama e Hiroshi Kitadani. Seu primeiro álbum solo, "Chakuriku!!", foi lançado em 2003, contendo 11 tracks, inéditos todos produzidos pelo Try Force (grupo com participação na trilha-sonora de “Saint Seiya”), Pyschic Lover, Masami Okui, Eizo Sakamoto e Kageyama também fizeram parte da produção do CD.

Três anos depois Endo lança seu segundo álbum, intitulado "M.e." abreviação de seu nome, para promover seu novo lançamento o cantor percorreu diversas cidades com a turnê [M.e. LIVE TOUR] ganhando novos fãs por todos os lugares que passou. Em agosto próximo o cantor estréia seu novo show 'Masaaki Endo 40th Anniversary @TOKYO ~My Best For You em comemoração aos seus 40 anos de idade.

NO SUPER FRIENDS SPIRITS

Em 2004, Masaaki Endo esteve aqui no Brasil pela primeira vez, junto com Kageyama, Masami Okui e Eizo Sakamoto para participarem do mega-show Super Friends Spirits do Anime Friends, evento realizado em São Paulo.

Além de cantar os principais hits do JAM Project, Endo cantou os temas de “Abaranger”, “Saint Seiya” (cover de Pegasus Fantasy), “Cybuster” entre outros, e junto com Kageyama fez um show acústico no estilo da turnê "Akogi na Futari Tabidaze", que ambos fizeram há alguns anos. Ainda no mesmo ano ele participou do Super Hero Spirits Live Tour 2003 no Japão. "Puxa, que voz! Tanto Kageyama como Endo, fazem pose no momento certo para soltar o vozeirão, pisam firme e se movimentam ao soltar a voz" elogiou Hiroshi Watari, um dos atores convidados do show.

Dois anos depois Endo volta a São Paulo desta vez com Hiroshi Kitadani e Yumi Matsuzawa, juntos fizeram um grande espetáculo nos 4 dias de do evento, que foi o maior em número e em produção já feito até hoje em todo continente Americano superando o número de público dos grandes eventos dos EUA.

E agora pela terceira vez, no ano em que o Anime Friends comemora cinco anos ele volta ao Brasil para mais um grande show, desta vez ao lado de 4 cantores inéditos: Nobuo Yamada, MoJo, Kouji Wada e Yoko Ishida.

Veja também


Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...