Notícia Apologias à condutas criminosas


Por: @


Olá pessoal.

Devido à grande repercussão já presente nos comentários da notícia publicada sobre a atualização das regras do canal Fanfics, decidimos que seria interessante falar um pouco mais sobre a questão das apologias e ressaltar aquilo que já foi explicado nos novos termos e na própria notícia.

Recomendamos que, antes de prosseguirem com a leitura desta notícia, que leiam mais uma vez a notícia referente às novas regras.

Como sabem, crimes e apologias à crimes são proibidos pelas leis brasileiras vigentes; logo, é dever do Spirit, como portal brasileiro, fazer com que tais leis sejam respeitadas e aplicadas. Por essa razão, estão proibidas as apologias sobre crimes e condutas ilícitas nos textos das fanfics.


Mas, o que é apologia?


Apologia, segundo o Dicionário Michaelis é:

Citação:
"1 Discurso ou escrito laudatório para justificar ou defender alguém ou alguma coisa. 2 Elogio, louvor, panegírico." (http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=apologia)


Assim sendo, os textos não podem ser escritos com a intenção de promover os crimes e condutas ilegais de modo que o leitor veja essas temáticas como algo bom, positivo.


Então não posso inserir violência, estupro, pedofilia e demais temáticas ilícitas em minha história?

Sim, você pode. Nunca foi dito que não se pode escrever histórias que contenham essas temáticas ilícitas. Elas podem ser utilizadas, desde que, como já dito acima, não se faça apologia a elas.


Não confundir aviso com tema principal:

As opções de avisos nas fanfics serão mantidas normalmente, pois, as obras podem retratar episódios onde ocorra alguma dessas coisas (e o leitor precisa saber disso antes de decidir ler), desde que não as glorifiquem e/ou incitem as pessoas a praticarem tais atos criminosos.


Retratar o assunto em um episódio não é a mesma coisa que fazer do assunto o tema principal da obra:

A fanfic, poderia falar, por exemplo, de um abuso sexual episódico, mas, o tema dela não seria focado em abuso, tal fatalidade aconteceu e foi abordada de forma saudável e normal. O evento, entretanto, não pode ser descrito de maneira que o leitor o interprete como algo positivo, correto, aceitável.


Por que o Spirit está fazendo isto?

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que esta medida não se trata de censura ou de tentativa de limitar a criatividade.

Como dito, tais crimes e suas respectivas apologias não são permitidas pelas leis de nosso país, e cabe ao Spirit fazê-las valerem e serem aplicadas. Sendo assim, não são permitidos estes conteúdos.

Ainda estou com dúvidas, o que fazer?

Caso as informações presentes nesta notícia não tenham sido suficientes para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto, por favor, pedimos que deixe seu comentário com as dúvidas para que possamos ajudar.



Agradecemos pela atenção.
Atenciosamente
Equipe Spirit.


Editado em 25/05/2015 às 20:06.

Informamos que a redação das novas regras do canal Fanfics serão revistas em função dos diversos equívocos de interpretação.


Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...