Notícia As fantásticas fábricas de anime do Japão.


Por: ~


Saiba quais são os estúdios responsáveis pelas produções mais famosas dos últimos anos.


Nos acostumamos a elogiar um anime, sua história, seus personagens e até o autor. Mas as empresas responsáveis por realizar as animações raramente são citadas, apesar de terem boa parte do mérito por gostarmos de uma determinada série. Conheça, a seguir, alguns dos principais estúdios ainda em atividade no Japão.

Pierrot
É o estúdio de maior popularidade nos dias de hoje. Fundado em 1979, foi responsável pela produção de séries que estouraram tanto no Japão quanto no exterior, como Bleach, Naruto e Yu Yu Hakusho, e conseguiu emplacar uma lista de animes para TV e filmes longa-metragem, além de conseguir contratos internacionais de peso.

Production I.G
O estúdio japonês que animou Blood+ e Ghost in the Shell, sucessos de público e crítica, iniciou seus trabalhos em 1987. Muitas de suas produções seguem o gênero seinen, ou seja, são direcionadas a um público mais adulto. Production I.G. realizou o anime de Tsubasa Reservoir Chronicle e a seqüência animada de Kill Bill, além de colaborar com o canal Cartoon Network.

Sunrise
Criada na década de 70, a Sunrise é uma subsidiária da BANDAI. Tem uma grande lista de produções que inclui até mesmo a clássica série Ultraman, realizada em co-produção com a Tsuburaya Productions. Embora seus animes mais conhecidos sejam Mobile Suit Gundam e Inu-Yasha (tanto os episódios de TV quanto os filmes), saíram do estúdio muitas outras séries como Cowboy Bebop, Mai HiME e Ciborgue 009.

Gonzo
Iniciado em 1992, o estúdio passou por algumas mudanças de nome até unir-se com a Digimation em 2002. Ao longo dos anos, foi responsável pela produção de vários animes de sucesso, entre eles Hellsing, Chrno Crusade, Gantz, Basilisk, Witchblade, Black Cat, Samurai 7, Samurai Girl, Full Metal Panic! Em 2006, o estúdio também conhecido como GDH firmou parceria com o canal Animax para a exibição de seus animes.

Kyoto Animation

Um estúdio de animações mais modestas, porém geralmente elogiadas pela fidelidade aos mangás adaptados. Suzumiya Haruhi no Yuutsu, de 2006, é o seu maior sucesso. Antes também lançou Full Metal Panic! e Air, além de ter participado da produção de animes de outros estúdios (como Inu-Yasha, da Sunrise)

Gainax
A Gainax foi fundada em 1980 com o nome Daicon Film, por quatro estudantes universitários que inicialmente se dedicavam à ficção científica. Até 1995, a empresa preferia realizar produções com histórias criadas pelo próprio estúdio, projetos que lhe renderam a fama de fazer animações experimentais, com finais ambíguos e ambiciosas por não terem grande apelo comercial. Por outro lado, eles não deixaram de lucrar com uma grande quantidade de produtos relacionados ao seu anime mais famoso, Neon Genesis Evangelion, desde acessórios, camisetas e canecas até o recém-anunciado filme Wevangeliwon. Outra de suas produções de destaque internacional é Furi Kuri (FLCL).

Bones
A produtora do grande sucesso Fullmetal Alchemist foi iniciada em 1998 por integrantes da Sunrise e, apesar de seu curto tempo de vida, já teve alguns animes muito elogiados no Japão e internacionalmente. Além de Fullmetal Alchemist, estão na lista Angelic Layer, Eureka Seven, Wolf’s Rain e o filme de Cowboy Bebop (em colaboração com a Sunrise). Darker than Black, uma produção original, foi o último anime anunciado pelo estúdio e deve estrear em abril.

Madhouse
Durante seus 35 anos de existência, a Madhouse acumulou experiência com vários animes de destaque, como Di Gi Charat, Trigun, Ninja Scroll e os títulos CLAMP, como Tokyo Babylon, X, Sakura Cardcaptor e Chobits. A Madhouse produziu também diversos filmes, como Metropolis de Osamu Tezuka, os quatro longas de Satoshi Kon (Perfect Blue, Millennium Actress, Tokyo Godfathers e Paprika), a animação de Final Fantasy VII e ainda a coleção de curtas Animatrix. Hoje, os sucessos mais recentes em seu catálogo são Death Note e Paradise Kiss.


Fonte: Radar

Veja também


Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...