Notícia Coluna: Autoria das Fics.


Por: ~


É muito complexo tratar de fanfics, principalmente com relação a sua autoria.A história das fanfictions é meio confusa neste ponto.
"Fanfiction" vem da junção de dois termos ingleses: "Fan" que significa, fanático, adorador, pessoa que tem grande dedicação ou amor a alguém ou algo. e "Fiction" que significa ficção, coisa imaginária, fantasia, criação, ato ou efeito de fingir.
Em outras palavras, "fanfiction" ou sua abreviação "fanfic", trata-se da criação de uma ficção com perssonagens de veneração, são criações de histórias fictícias envolvendo personagens conhecidos ou não, em aventuras inéditas criadas pelos seus fans.
As fanfictions mais comuns e encontradas são as que envolvem perssonagens de filmes, seriados de tv, animês e mangás. O meio de sua veiculação concentra-se na internet.
Como já pode ser percebido, uma fanfiction não é uma história original por excelência, pois o seu autor baseia-se em um contexto literário pré existente e apenas altera alguns aspectos, podendo acrescentar mais perssonagens ou modificar a realidade da trama, porém sempre haverá o elemento parainédito, aquele perssonagem ou aspecto pré estabelecido no que chamaremos aqui de história original, da qual o autor da fiction baseou-se.
Observados estes aspectos, fica claro afirmar que uma fanfiction é uma espécie de plágio e interfere muito com questões de direitos autorais, porém, como os grandes autores dos originais não adotam esta posição de infração a lei, preferem ver as fictions como uma espécie de "recompensa do fan pelo seu trabalho" o que de certa forma, também, acaba divulgando e despertando o interesse alheio em investigar a história original após ler uma fic, criando assim um círculo de propaganda indireta.
Segundo esta ótica, é incabível, por exemplo, um "ficwriter" (escritor de fanfics) querer tomar uma medida legal contra alguém que copiou sua fiction e saiu distribuindo como se fosse escrito por sí. O que pode acontecer é, como exemplo, os canais de veiculação deste tipo de 'arte' adotarem apenas medidas internas disciplinares quanto ao ocorrido. Por exemplo, o Canal Fanfics aqui do AnimeSpirit não aceita que um membro adicione uma fiction que não seja de sua autoria sem a divulgação do nome deste na fic ou o link da sua página pessoal e sem prévio consentimento de seu escritor ( por isso não adianta ir adicionando uma enxorrada de fics dos outros nos canais e ir divulgando o nome e site se não pedir a permissão dele antes ).
O membro que inssistir neste tipo de ato poderá receber penalidades na comunidade, além de ter estas fics excluídas do banco de dados permanentemente.
Prevalece sempre a boa e velha política do bom senso! Autores das tramas originais lucram com o público alvo que é recrutado através destas e os ficwriters com a satisfação de poder proporcionar livremente, além de uma alternativa sua ao enredo da história original, o compartilhamento do ponto de vista e apresentar sua habilidade literária. O que é também, uma boa escola para novos autores!

Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...