Notícia Coluna: Gêneros das fics - Romance e Novela.


Por: ~


Olá Pessoal!
De vez em quando trarei aqui no nosso Canal, alguns apontamentos falando um pouco sobre cada um dos gêneros da nossa galeria de fics, assim, todos poderão entendê-los um pouco melhor e deixar de ter dificuldades na hora de classificarem os gêneros de suas fics ao adicioná-las.

Hoje falarei um pouco sobre o Romance e a Novela.

Primeiramente, trataremos do Romance. Gênero de narrativa em prosa longa, possui sua divisão interna por capítulos. Há de notar que o romance tornou-se gênero preferencial a partir do Romantismo, por isso ficando o termo romance associado a estes. Entretanto o realismo teria no romance sua base fundamental, pois apenas este permitia a minúcia descritiva, que exporia os problemas sociais.
Considera-se que o romance nasceu no início do século XVII, sendo o precursor deste gênero o Dom Quixote de La Mancha. Na tentativa de parodiar a novela de cavalaria, Miguel de Cervantes não só escreveu um dos grandes clássicos da literatura, como ajudou a firmar as pernas daquele que viria substituir a epopéia, gênero que agonizava e desapareceria no século XVIII, com o advento da era industrial. O romance é, portanto, a epopéia burguesa moderna, segundo Hegel.
Estudiosos do assunto dividem a modernidade literária em três fases: a primeira vai do início do século XVI ao fim do século XVIII. Esta fase tem como pano de fundo a Renascença, desencadeando uma grande revolução intelectual e artística. A segunda fase se inicia com a Revolução Francesa, chegando à segunda guerra mundial. Este período foi comandado pela expansão industrial, pela ascensão e consolidação da burguesia. A produção artística se intensifica: letras, artes plásticas, ensaios políticos e filosóficos etc. A terceira fase tem início no pós-guerra chegando aos nossos dias. É a vez das vanguardas, que buscam oxigenar todos os setores das artes, afrontam normas etc.
A distinção entre romance e novela não é clara, mas costuma-se definir que no romance há um paralelo de várias ações, enquanto na novela há uma concatenação de ações individualizadas. No romance uma personagem pode surgir em meio a história e desaparecer depois de cumprir sua função. Outra distinção importante é que no romance o final é um enfraquecimento de uma combinação e ligação de elementos heterogêneos, não o clímax.
A Novela, tipo de narrativa em prosa dividida em capítulos, muito parecida com o romance porém mais curta, quase um conto.
Novela, que em português significa história curta. Isso é diferente do que ocorre em algumas outras línguas, como em francês (nouvelle) ou em inglês (novel). Trata-se de uma história um pouco mais curta que o romance.
Enquanto no romance há um paralelo de várias ações, na novela, existe uma concatenação de ações individualizadas.A novela baseia-se num conflito e tudo mais tende para a conclusão.
Em suma: novela e romance são estruturas de narrativa em prosa muito semelhantes, sendo a novela um pouco mais curta que o romance. Ambos são divididos em capítulos e desenvolvem um enrredo demasiado longo.

É isso aí pessoal! Acho que deu para entender um pouco mais sobre estes dois gêneros de discurso. Sei que me empolgo às vezes escrevendo e me utilizo de um vocabulário um tanto quanto peculiar, mas fazer o quê? Sou aprendiz de professora de língua portugesa!

Colunista Sesshoumaru
Administradora do Canal Fanfics.


Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...