Notícia Curiosidades Japonesas - 16


Por: §


Curiosidades Japonesas - 16

Curiosidades Japonesas - 16

Tanabata Matsuri /Festival das Estrelas


A cultura japonesa sempre surpreende os seus visitantes com as suas exuberâncias. Um dos maiores e mais deslumbrantes eventos culturais do Japão é o Tanabata Matsuri (ou o “Festival das Estrelas”) que é festejado nas vésperas do dia 7 de julho.

O surgimento deste festival começou a partir de uma lenda milenar japonesa titulada como Orihime, filha de um deus muito poderoso que veio a se apaixonar por um plebeu. Apesar de sua oposição e descontentamento com o romance o pai aprovou o casamento deste casal, porém devido à paixão avassaladora que ambos sentiam um pelo outro começaram a esnobar os seus afazeres diários — domado pela fúria, o pai da garota ordenou que o casal vivesse separados, cada um em um lado da Via Láctea. Entretanto, impôs uma condição para sua filha, caso cumprissem a ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra, ele permitira que apenas uma vez no ano no sétimo dia do sétimo mês o casal se encontrasse.

Hoje em dia está data é considerada uma das maiores festas populares do Japão, tendo o seu início há cerca de 1.150 anos atrás ainda na época da Corte Imperial japonesa. Tornou-se feriado nacional em seu país de origem no ano de 1603.

Aqui no Brasil, esse festival começou a ser realizado a partir do ano de 1979 pela ACAL – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade e pela Associação da Província de Miyagi, em São Paulo, na Praça da Liberdade. Porém, o primeiro Festival das Estrelas do Brasil aconteceu na cidade de Assaí, no Paraná em 1978.

No dia do festival Tanabata, as ruas são decoradas com avantajados ramos de bambus mesclados com enfeites coloridos e chamativos de papel, que simbolizam estrelas. Além disso, são pendurados nesses bambus os chamados tanzaku, pedaços de papel onde as pessoas colocam os seus maiores desejos.

Fontes de pesquisa:
Cultura Japonesa ,Wikipédia

Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...