Notícia Curiosidades Japonesas - 21


Por: ~


Curiosidades Japonesas - 21

Não é novidade quando se diz que o ano está acabando. Marcado por tantos acontecimentos importantes, 2015 passou depressa, e muitas pessoas desejam que as férias cheguem o mais rápido possível. Aqui no Brasil, as férias geralmente se iniciam no começo de dezembro e se estendem até fevereiro/março, dependendo da região brasileira e o fato da escola pertencer ao ensino público ou particular. E o Japão? Como funcionam as férias na Terra do Sol Nascente?

Primeiramente, é preciso ter uma noção acerca da divisão do período letivo japonês, que funciona assim:


Ichigakki – abril a julho
Nigakki – setembro a dezembro
Sangakki – janeiro a março


Dessa forma, as férias também são divididas de forma similar:


Férias de primavera: março a abril (2 semanas)
Férias de verão: julho a agosto (5 semanas)
Férias de inverno: dezembro a janeiro (2 semanas)


É preciso lembrar que algumas escolas podem modificar o tamanho do período de férias. Geralmente, isso acontece devido ao clima. Assim, regiões com invernos mais rigorosos, por exemplo, possuem férias de inverno mais longas, emboras as férias de verão sofram uma diminuição, para que a maioria das escolas, ao final, totalizem uma média de 9 semanas de férias durante todo o ano letivo.

Quem assiste animes ou lê mangás sabe que as férias japonesas são bem diferentes. Os alunos recebem uma quantidade considerável de tarefas para fazer, e, caso não façam, podem receber vários tipos de advertência relacionados à notas, por exemplo. Além disso, as atividades dos famosos clubes funcionam normalmente durante esse período, então às vezes eles têm de ir à escola por conta disso. Campeonatos de esportes também ocorrem durante as férias. Dessa forma, aqueles que participam de clubes de esporte têm trabalho extra. Some isso ao fato do Japão não possuir muitos feriados em que as pessoas possam tirar folga, e verá como tempo de férias é curto.

O fato é que as férias brasileiras estão chegando. E você? O que pretende fazer? Relaxar até não poder mais ou se inspirar nos japoneses e estudar um pouco? Lembre-se: é possível encontrar um equilíbrio entre esses dois polos. Dessa forma, você não deixa os estudos de lado, se prepara pro próximo ano e ganha seu merecido descanso de fim de ano!

Fonte: Suki Desu (créditos da imagem para o mesmo site), Japão em Foco, Cultura Japonesa.


Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...