Notícia Curiosidades Japonesas - 3


Por: ~


Curiosidades Japonesas - 3


Hoje vamos falar um pouco sobre os famosos animais sagrados japoneses, que serviram como influência para a criação de certos personagens de animes.

Originalmente, cada animal tinha certos atributos. A Tartaruga, ao Norte, relacionada ao Inverno. O Dragão estava a Leste, junto a Primavera. A Fênix estava ao Sul, junto ao Verão. Os atributos do Tigre eram o Oeste, o Outono. Ao centro estava a Serpente e o eixo em volta do qual as estais giram.

Agora vamos ver uma pequena lenda, que foi usada em vários animes e derivados, e de diversos modos.


...


A LENDA DE KYOTO


Kyoto é das cidades mais importantes do Japão. Esta cidade foi capital do Japão até 1868, altura da implatação do regime de Edo.

De acordo com os antigos, Kyoto é uma cidade sagrada, não só por ser o centro económico e político do país, mas também por ser considerada "o local escolhido pelos Deuses" para fazer crescer o império japonês - o Sol Nascente.

Acreditava-se que Kyoto era protegida por 4 animais mitológicos: o dragão azul (Seiryuu), o tigre branco (Byakko), a tartaruga preta (Genbu) e o pardal vermelho (Suzaku).

Ao longo do tempo, as influências culturais do estrangeiro fizeram acreditar que Suzaku não era um pardal, e sim uma fénix. (obs.: Deviam acreditar porque as fênix eram raras e bonitas, mas são naturalmente egípcias.)

Cada um destes animais teria a missão de proteger os 4 pontos cardeais da cidade de Kyoto - Norte, Sul, Este, Oeste - acreditando-se que Kyoto era, assim dizendo, "o local preferido pelos Deuses", e por isso teria a proteção divina.

...


Hoje já está claro que a "Lenda de Kyoto", na realidade, foi uma adaptação da lenda chinesa d'"Os Quatro Animais Sagrados". Os 4 animais sagrados eram considerados os "guardiões" dos 4 cantos de toda a Terra.

Talvez o Imperador do Japão, querendo intimidar o seu povo, se tenha aproveitado da lenda chinesa para aplicá-la em kyoto.

Desse modo, a multidão analfabeta acreditaria que o Japão era a Nação favorita dos Deuses. Foi uma forma simples de cultivar o nacionalismo japonês e uma maneira de manter o povo disciplinado, o que continua até hoje, em certo ponto.



Ok, agora levando esta lenda aos animes, podemos observar semelhanças básicas. Vamos ver quem se lembra.

Os fãs de DIGIMON devem reconhecer esta lenda, já que ela serviu de base para a criação dos "4 Guardiões Sagrados", que seriam responsáveis pelo equilibrio da Digital World.

Esta lenda é explicada pela personagem Haruhiko Takenouchi (pai de Sora), durante uma visita de Estudo de Miyako em Kyoto.

A Bandai e a Toei, neste caso, preferiram adotar os nomes originais (chineses), adicionando apenas "mon" no final:

DRAGÃO AZUL - Qinglongmon (Azulongmon na versão americana);

PARDAL/FÉNIX (vermelho) - Zhuqiaomon;

TIGRE BRANCO - Baihumon;

TARTARUGA PRETA - Xuanwumon (Ebonwumon na versão americana).

Já os fãs de Beyblade talvez reconheçam a presença dos "4 Animais Sagrados". A primeira pista é clara: basta lembrar que o protagonista Takao Kinomiya ("Tyson" na versão dobrada) mora em Kyoto!

A versão americana de Beyblade está cheia de cortes, mas ainda é possivel detectar os 4 animais sagrados:

DRAGÃO AZUL - O espírito de Dragon, no Beyblade de Takao Kinomiya;

PARDAL/FÉNIX (vermelho) - O espírito de Dranzer, no Beyblade de Kai Hiwatari;

TIGRE BRANCO - O espírito de Drigger, no Beyblade de Rei Kon;

TARTARUGA PRETA - O espírito de Draciel, no Beyblade de Max Mizuhara.

Enfim, ainda existem muitos outros Animes/Mangás com esta influência, como DARK ANGEL (com os Fantasmas Sagrados da Fénix Escarlate, do Tigre Branco, do Dragão Azul e da Tartaruga Negra).


Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...