Notícia Curiosidades Japonesas - 7


Por: ~


Curiosidades Japonesas - 7

Curiosidades Japonesas 7 - Natto


Natto (????) é um alimento tradicional japonês feito de soja fermentada, sendo comido normalmente no café da manhã, acompanhando o arroz. O natto é rico em proteínas, e foi uma fonte vital no Japão feudal. O prato é único devido ao cheiro forte, sabor diferente e consistência pegajosa. No Japão a comida é mais popular nas regiões orientais, como Kanto, Tohoku e Hokkaido.

Antigamente, trouxinhas feitas de palha de arroz eram recheadas com os grãos de soja cozidos no vapor e depois guardadas em ambientes úmidos e quentes. Essa ação resultava na fermentação do alimento, causada pela bactéria que vive na palha de arroz, o Bacillus natto. Durante a fermentação, as proteínas e os glicídios da soja se decompõem, produzindo os fios de natto, que podem ser esticados até 6 metros.

Um estudo de 2009 realizado em Taiwan indicou que o nattokinase, enzima extraída do Natto, tem a capacidade de degradar fibras de amilóide, sugerindo que poderia ser também um tratamento preventivo para doenças como Alzheimer.

Francamente, a primeira vez que eu vi o natto de perto, achei que era feijão com queijo derretido. Pena que o sabor não é nem um pouco parecido com isso.

Fontes: Discovery Channel, Nikkeypedia e Shoko Taira.


Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...