Notícia Dúvidas sobre Plágios – Canal Fanfics


Por: @


Olá, pessoal!

Venho aqui para tirar algumas dúvidas que eu e meus colegas temos visto por aqui.

Sobre o que é considerado plágio e o que é considerado Fanfic. O que é permitido aqui no site e o que não é, pois percebemos que há muita confusão relacionada ao assunto.

O que é fanfic?


Fanfic é o nome dado a textos criados a partir de algo já existente. Como acabei de dizer, algo CRIADO a partir de algo que já existe.

Livros, filmes, séries, o que for. Você cria uma história a partir daquilo que foi criado por outra pessoa. Mas não confunda isso com cópia. É apenas inspiração, algo originado do universo criado por outro autor.

Eu vou usar como exemplo meus próprios textos.

Exemplo:

Uma fanfic sobre o Anime InuYasha. Grande maioria dos fans de animes sabem que o mangá acabou com a Kagome indo viver ao lado de InuYasha no mundo dele. Rin ficou com o a vovó Kaede e Sesshoumaru a visitava constantemente.

Isso que eu citei acima é como o mangá/anime acabaram.

Eu quis criar algo a partir disso. O que eu fiz? Se passaram os anos e Rin decidiu, após ficar adulta, que queria seguir com Sesshoumaru. E a partir disso a história se desenrola.

Isso é uma fanfic. Algo criado a partir de uma linha da história. Nada copiado, simplesmente continuado.


Darei mais um exemplo, para o pessoal que não curte Animes. Farei de séries.

Como um bocado de gente aqui sabe, eu sou apaixonada por Teen Wolf. Então criei uma fanfic baseada na série. Usei os personagens dela, inventei uma trama e postei a fanfic. No caso, ela é universo alternativo, ou seja, não segue a série, somente usei os personagens da mesma, montei a história e estou postando.

Vamos além, pois esse é um dos assuntos mais polêmicos visto por aqui, que são fanfics baseadas em livros.

Em uma das minhas fanfics, fiz exatamente o contrário. Usei o universo de Harry Potter, criado pela J.K. Rowling, com personagens criados por mim.

Tudo isso que citei acima são exemplos do que é uma fanfic. Também há de outras categorias, como músicos e bandas, celebridades. Elas são histórias criadas por fãs de determinada banda ou personalidade conhecida na mídia. Mas não esqueça, que se ela envolver pessoas conhecidas, deve-se constar na sua categoria, não em originais.

As Originais são histórias criadas pelo usuário, tendo seu enredo e personagens totalmente inventados por ele, sendo criação somente do autor. Qualquer universo colocado nele, que já exista ou algum personagem que não seja criado por ele já deixa de ser original.

O que é Plágio?


Termo plágio é usado para tudo aquilo que o indivíduo assina como seu, sendo que ele não é o autor daquilo.
Ou seja, plágio é tudo aquilo que a pessoa copia e posta como seu, sendo que não fora ele o criador dela. Aqui no site, plágio de fanfics é algo que vem crescendo de forma assustadora.

Isso acontece tanto pelo usuário que ignora as regras e os nossos termos como aqueles que até mesmo nem sabem que aquilo pode ser qualificado como plágio.

Vou mostrar aqui os tipos de plágios que encontramos no site:

Plágio Total: é o famoso Ctrv+C/Ctrl+V. O usuário apenas copia de algum lugar – muitas vezes sendo do próprio site – e posta como seu. Às vezes muda os nomes dos personagens ou nem isso!

Plágio Parcial: quando o usuário copia algum trecho de algum lugar. Pode ser de livro, fanfics, textos que não são seus. Isso não é, de forma alguma, aceito pelo site. Assim como os demais casos de plágios, o usuário pego fazendo isso será banido daqui, sem direito a retorno.

Plágio de Enredo: esse é um caso delicado, que se leva de dias até mesmo meses para se avaliar, requerendo mais de um ADMIN para analisar o caso, pois esse tipo de plágio é complexo.
Deve-se saber diferenciar a cópia de enredo do clichê. O clichê é tudo aquilo que de tanto a ser usado, tornou-se algo comum. Copiar um enredo é diferente. Pegar certas partes, eventos que acontecem em uma determinada história e colocar na sua, algo característico da trama que usuário criou, isso é cópia de enredo. O clichê não é qualificado como plágio, visto que é algo que já ficou batido.

Plágio Literário: muitos usuários acham que aqui não é permitido a postagem de fanfics baseadas em livros. Gente, lógico que é permitido. A questão é que muitos usuários não escrevem suas fics a partir de algo abordado no enredo de um livro. Eles simplesmente copiam. O mesmo que eu citei acima, sobre fanfics vale pra essa categoria também. Se forem escrever sobre um livro, partam de um ponto em específico ou então se forem abordar algo, aprofundar alguma cena relatada na obra, tomem o cuidado de não copiarem os diálogos e nem copiar exatamente aquilo que fora mostrado na cena. Lembrem-se, é uma FANFIC, não uma recontagem exata. Se fosse isso, seria mais fácil pegar o livro e ler, não acham?

Não é permitido criar adaptações, nas quais o usuário pega determinados personagens e os colocam no lugar dos principais de uma obra. Exemplo que dou e que vejo muito. 50 Tons de Cinza. Muita gente pega esse livro, colocam nomes de celebridades e postam. Isso é plágio. É cópia. O usuário que for pego fazendo isso será banido, sem direito a retorno no site.

Ah, mas já vi muita fanfic igual. Outros fazem isso.

Qualquer um que for pego fazendo isso terá o mesmo destino. E aqueles que virem esse tipo de coisa por aqui, denunciem, pois o fluxo de fanfics é gigantesco, não tem como ficarmos fiscalizando todas as fanfics que são postadas.

Também não é permitido pegar um trecho de um livro e postar na fanfic. Uma coisa é citação ou epígrafe (explicarei o que significa isso logo abaixo). Outra é copiar um trecho e pôr na história como se fosse seu. Isso também não é permitido.

Plágio de Filmes, Séries, do gênero: é a mesma coisa. Se você descrever exatamente a mesma coisa que acontece nas cenas, com os diálogos, será qualificado como plágio. Se for pego fazendo isso, terá o mesmo destino que os que já citei. Pode-se fazer fanfics de séries, filmes, novelas, o que você quiser! Contando que tomem cuidado em não copiar as falas, as ações, os eventos ao pé da letra.

Qualquer tipo dos plágios citados acima levam ao banimento.

-


Epígrafe: são pequenos trechos ou frases de livros, de autores, o que for, que se usa na frente de trabalhos. Geralmente a frase tem relação com o que será abordado no decorrer do trabalho. Uma epígrafe é uma pequena introdução daquilo que será tratado no trabalho ou documento. Geralmente usada em trabalhos acadêmicos. Ela sempre terá o nome do autor acompanhado.

Citação: é semelhante ao epígrafe. É uma frase curta ou um pequeno trecho de algo, colocado no início de um trabalho ou então no topo de páginas. Nesses casos, geralmente são usadas de forma semelhante ao epígrafe, como uma pequena introdução ao que será abordado. Ela também aparece – na sua maioria em trabalhos acadêmicos – no meio de um texto, no qual o autor a usaria para comprovar algo que fala ou então como um apoio ao seu texto. Ela sempre virá com o nome do autor ou da obra. E quando é apontado em meio aos trabalhos – esse último que citei – vem a página, editora e edição da qual foi retirada - na maioria das vezes -, seguido do nome do autor ou obra.

Aqui um exemplo de citação que também pode ser visto como epígrafe para vocês:



Esses dois termos não são qualificados como plágios, visto que não são usados como algo criado pelo usuário, mas sim como um tipo de apoio ou então uma pequena introdução daquilo que será abordado no decorrer da trama ou capítulo. Não esqueçam que isso vem com o nome do autor.

Bom, eu acho que é isso. Qualquer dúvida que tenham, perguntem nos comentários. Não precisa ser necessariamente somente por/sobre isso. Perguntem qualquer tipo de dúvida que tenham, eu e os meus colegas estaremos respondendo (:



Alicia-
Administração - Canal Fanfics


Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...