Notícia Especial >Saiba sobre OVA x OAV


Por: ~


Especial >Saiba sobre OVA x OAV

Todo mundo aqui já deve ter ouvido falar sobre OVA e OAV, alguns confundem pensando que é anime em DVD, outros não sabem qual a diferença nem o significado, então resolvi escrever este artigo explicando detalhadamente sobre OVA e OAV.

No Japão, os animes são lançados em três formatos:


--------------------------------------------------------------------------------

Série de TV: O anime é transmitido pela televisão aberta ou paga, e geralmente quando a série termina, é lançado o DVD ou VHS do anime.

Filme: Bom, esse não tem segredo, passa nos cinemas e depois é lançado em DVD, e alguns casos passam em canais pagos e as vezes até aberta.

OVA/OAV: O anime é produzido para ser vendido em DVD e VHS, e não para passar na TV como uma série. Assim como filme, depois de algum tempo, o OVA pode passar em canal fechado também.


--------------------------------------------------------------------------------

Agora que você já sabe o básico, vamos entrar detalhadamente sobre OVA e OAV.

Diferença entre OVA e OAV:

Pra começar, OVA significa "Original Video Animation" e OAV significa "Original Animation Video". Agora você se pergunta, qual a diferença? A resposta é NADA. É a mesma coisa falar OVA ou OAV. A única diferença é que no Japão, OAV pode às vezes significar "Original Adult Video", que é vídeo pornô, mas isso é muito raro de se usar no Japão.

Características de OVA:

- Geralmente, o tempo médio de um OVA (incluindo abertura e encerramento, se tiver..) é de 28 minutos, podendo ir de 24 minutos ~ 50 minutos.

- Cada episódio de um anime OVA, é lançado em apenas um único volume de DVD e VHS, e cada volume é lançado separadamente, tendo que esperar, as vezes, ate meses.

- Um OVA, diferente da série que passa na TV, que é semanal, tem tempo o suficiente para caprichar, por causa disso, um OVA quase sempre possui qualidade e imagem de ótima qualidade.

- OVA que faz sucesso, pode acabar se tornando um seriado de TV, mas ao contrário, uma série de TV pode também se tornar um OVA, com a história completamente paralela do anime ou apenas uma continuação do seriado.

- OVA não tem censuras nem cortes como uma série de TV pode ter, mesmo no Japão.

- Diferente de uma série de TV que o padrão é de 26 episódios, o número de episódios de OVA, varia entre 1 episódio até 13 episódios.

Qual é o mais usado? OVA ou OAV? O que usar?

Se você leu a matéria até aqui, percebeu que prefiro usar OVA, em vez de OAV. Além disso, OVA é o termo mais usado atualmente do que OAV, e recomendo usar somente OVA, mas isso fica por sua preferência, já que são a mesma coisa.



Aqui termina o artigo, espero ter tirado todas as dúvidas que você tinha sobre OVA e OAV.

O primeiro OVA lançado no Japão, foi "Dallos" com 4 episódios, lançado em 1983, dirigido por Shigeru Watanabe.


Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...