Notícia Gueixas: os mistérios de um ser milenar


Por: §


O Japão é um país que se destaca em seu continente e no mundo devido a vários fatores tais como: a sua economia extremamente fortificada, sua tecnologia de ponta que cresce e surpreende a humanidade a cada dia, suas paisagens exóticas além da sua deslumbrante e fascinante história.

Outro fator que se destaca neste vasto e magnífico território são os seres milenares chamados gueixas que é um marco da cultura folclórica e tradicional do local. Intrigando vários historiadores e jornalistas em relação a sua origem e a sua real história.

A palavra gueixa (芸者) significa em japonês “praticante da arte” ou “pessoa que faz arte”. A sua função continua a mesma desde o século 18: transformar reuniões de poderosos magnatas em momentos extremamente prazerosos. Alcançaram o seu auge em 1900, onde havia cerca de 30 mil no Japão. Hoje são cerca mil.

O seu treinamento, é bastante regrado e rigoroso para alcançarem perfeição em suas atividades. Uma curiosidade é que no século 17 as primeiras gueixas eram “gueixos”! Isso devido à sociedade preconceituosa e machista da época onde proibiam o lazer e o entretenimento para mulheres.

Despertam a curiosidade de diversos habitantes e visitantes do país, com a sua exuberância e delicadeza ao falar e andar além de suas vestimentas luxuosas e chamativas. Atraindo olhares de admiração e questionamento.

A gueixa vem sendo utilizada como inspiração em diversas produções artísticas, a que mais se destaca é a ópera de Madame Butterfly, onde conta sobre a história de Cho-cho, uma gueixa real que se apaixona por um oficial americano.


Fontes de pesquisa: pt.wikipedia.org
www.culturajaponesa.com.br
www.significado.com.br
mundoestranho.abril.com.br


Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...