Notícia Haru Matsuri - Curitiba o/


Por: ~


"Dias 22, 23 e 24 de setembro de 2006
Museu Oscar Niemeyer - Curitiba, PR

A chegada da estação das flores é motivo de comemoração e reverência para a comunidade nipo-brasileira.
É hora de celebrar o Haru Matsuri, a Festa da Primavera. O Japão é o país que mais se identifica com essa estação, pelo seu milenar culto às flores e às divindades da natureza.
A tradição, trazida pelos imigrantes japoneses, permanece viva em seus descendentes, que mantém a saudação à Primavera no calendário de festividades do ano.
O Haru Matsuri de Curitiba é uma festa recriada pela comunidade nipo-curitibana em 1991 e traz todos os elementos da milenar cultura japonesa de amor à natureza. Ao mesmo tempo, o evento revive episódio da história da presença japonea na cidade, lembrando que na primavera de 1911, durante a Festa da Primavera realizada no Colyseu Curitibano, o público brasileiro viu os primeiros origami, dobradas pelas mãos habilidosas de Toyoshigue Murazaki. As duas primeiras edições da festa foram realizadas no ginásio do Nikkei Curitiba. Em 1993 foi realizado no Parque Barigüi e a partir do ano seguinte na Praça do Japão. O evento cresceu tanto que em 2005 foi transferido para o Museu Oscar Niemeyer e contou com um público de 50 mil pessoas.
Na festa da Primavera de 2006, serão realizadas exposições, apresentação de danças, desfiles de trajes típicos, shows, cerimônia do chá, artes marciais, além de expressões da cultura japonesa como bonsai, ikebana, origami e poesias, entre outras. "

Retirado do site: http://www.paranashimbun.com.br/curitiba2006/harumatsuri.html

We *-* depois de quase três meses de espera após o Imin Matsuri o/ finalmente chegou o Haru ^-^. E como sempre, muita Matsuri Dance, Bom Odori, Taikô, Karaokê, Apresentação de Artes Marciais, Origami, Workshop de Anime e Manga, Atividades Culturais e muito mais o/


Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...