Notícia Mercado de mangás sofre queda no Japão.


Por: ~


De acordo com matéria do site Comi Press, pela primeira vez desde que as medições são feitas houve uma queda das vendas abaixo dos 500 bilhões de ienes no Japão, representando um declínio de 4,2% nos lucros em relação a 2005. As vendas de tankoubons vêm caindo nos últimos 2 anos, enquanto as de antologias vêm caindo nos últimos 11 anos. Essa queda indica uma perda clara de leitores e há duas hipóteses principais, as outras mídias se tornaram alternativas e a queda de natalidade no Japão vem minando a população jovem, que é o principal público.

Desde 1996, o mercado de revistas no Japão encolheu cerca de 20%. A matéria cita quer as adaptações para animê, e recentemente para filmes e novelas, sempre são populares e cita como hits do momento Nana, Death Note, ALWAYS Sanchoume no Yuuhi, Nodame Cantabile e Hana Yori Dango, como exemplos bem sucedidos. Hana Yori Dango é o shoujo mangá mais vendido de todos os tempos e teve anime e duas novelas, a última ainda em exibição. Fora isso, a indústria de animês sempre pode lucrar nos países vizinhos, como Taiwan e Coréia do Sul, e eu diria que no mundo inteiro.

Essa marca simbólica de 500 bilhões de ienes fez acender o sinal vermelho, pois a indústria de mangás é uma das bases mais sólidas da cultura de entretenimento japonesa. E seu enfraquecimento pode gerar uma série de turbulências, como, por exemplo, o desemprego.


Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...