Notícia Saezo-san e Animações em Células


Por: ~



Sazae-san é agora o último anime de TV que utiliza a técnica de filmes de plástico transparente, células, para compor camadas de animação, ao invés de computadores. Outro dos veteranos, Chibi Maruko-chan, substituiu células por computadores em 1999. Vários dos grandes antigos estúdios fizeram a troca nos anos 90, enquanto companhias mais recentes como a Gonzo sempre usaram computadores.

A maior parte dos estúdios considera a animação em células ultrapassada, nesta era da alta-definição, por várias razões: Vibrações e movimentos suaves podem ser vistos entre quadros, e a eletricidade estática pode acumular poeira nas células. Além disso, caso haja muitas células, as mais interiores podem aparecer borradas e com menor saturação de cor.

Todavia, Youichi Tanaka, diretor do Eiken (principal estúdio por trás de Sazae-san), disse há algumas vantagens nas células: "A aparência antiga das imagens dá calor à animação e passa ao telespectador uma sensação de familiaridade e segurança".

A mão-de-obra capacitada de desenhar células também diminui com o tempo. O Eiken e outros três ou quatro estúdios empregam ao total 120 pessoas para este trabalho em Sazae-san, mas 20 a 30% das artes são feitas na China. Taiyou Shikisai já chegou a ganhar 20 milhões de ienes (mais de R$400 mil) em um mês com o trabalho de artista de células, mas hoje não consegue mais do que 500 mil ienes (R$10 mil). Shigeji Kitamura, diretor de animação, disse: "É a cultura japonesa. Queremos continuar nossa arte enquanto pudermos, mesmo que tenhamos lucro reduzido".

Fonte: Asahi

Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...