Notícia Saezo-san e Animações em Células


Por: ~



Sazae-san é agora o último anime de TV que utiliza a técnica de filmes de plástico transparente, células, para compor camadas de animação, ao invés de computadores. Outro dos veteranos, Chibi Maruko-chan, substituiu células por computadores em 1999. Vários dos grandes antigos estúdios fizeram a troca nos anos 90, enquanto companhias mais recentes como a Gonzo sempre usaram computadores.

A maior parte dos estúdios considera a animação em células ultrapassada, nesta era da alta-definição, por várias razões: Vibrações e movimentos suaves podem ser vistos entre quadros, e a eletricidade estática pode acumular poeira nas células. Além disso, caso haja muitas células, as mais interiores podem aparecer borradas e com menor saturação de cor.

Todavia, Youichi Tanaka, diretor do Eiken (principal estúdio por trás de Sazae-san), disse há algumas vantagens nas células: "A aparência antiga das imagens dá calor à animação e passa ao telespectador uma sensação de familiaridade e segurança".

A mão-de-obra capacitada de desenhar células também diminui com o tempo. O Eiken e outros três ou quatro estúdios empregam ao total 120 pessoas para este trabalho em Sazae-san, mas 20 a 30% das artes são feitas na China. Taiyou Shikisai já chegou a ganhar 20 milhões de ienes (mais de R$400 mil) em um mês com o trabalho de artista de células, mas hoje não consegue mais do que 500 mil ienes (R$10 mil). Shigeji Kitamura, diretor de animação, disse: "É a cultura japonesa. Queremos continuar nossa arte enquanto pudermos, mesmo que tenhamos lucro reduzido".

Fonte: Asahi

Veja também

Ao no Exorcist em 2017!
Ao no Exorcist em 2017!
Shingeki no Kyojin em 2017!
Shingeki no Kyojin em 2017!

Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...