Notícia Sobre as manutenções realizadas nos últimos dias


Por: @


Olá, pessoal.

Como perceberam, esses últimos dias foram marcados por intensas manutenções no site e oscilações no serviço, o que impossibilitou em diversos momentos o uso do site ou o acesso a ele. Não foram manutenções programadas para serem feitas, mas sim, na verdade, problemas envolvendo o serviço que hospeda o Spirit.

Na quinta-feira de manhã, um dos nossos servidores - o que contem o banco de dados do site, apresentou alguns problemas e reiniciou, derrubando o site. Imediatamente entramos em contato com o datacenter (lugar onde ficam os nossos servidores) e agendamos uma manutenção na máquina, que resultou na troca das memórias RAM e os cabos dos HDs (discos rígidos).

Na sexta-feira, esta mesma máquina voltou a dar problemas e novamente falamos com o datacenter. Desta vez, entretanto, agendamos a troca da placa-mãe e da fonte do servidor, medida que acreditávamos ser o suficiente para resolver de vez os problemas.

No sábado, a máquina voltou a dar problemas. Como já tínhamos solicitado a troca de várias peças dela, acabamos aceitando a sugestão do próprio serviço de hospedagem para reinstalar tudo, o que fez com que ficássemos o final do sábado fazendo os backups dos dados para, assim, agendarmos a reinstalação dos softwares do servidor. No domingo, restauramos os backups e tentamos novamente colocar o site no ar.

No final da tarde de domingo, a máquina permaneceu instável e, portanto, derrubando o site. Solicitamos uma investigação completa por parte do datacenter, para tentar descobrir o que estava acontecendo, pois, todos os procedimentos tentados não haviam resolvido o problema. Depois de várias análises, foi detectado uma oscilação de energia no espaço/local em que estava o servidor. Detectado esse problema de energia, foi inciado o procedimento de mudança de lugar e o servidor foi movido para outro espaço.

A mudança foi finalizada e o site pôde finalmente voltar a ficar online. Atualmente estamos trabalhando para normalizar o site após toda essa situação envolvendo os servidores. Neste período de manuntenção aproveitamos para fazermos otimizações no código do site, com o objetivo de poder suportar essa nova demanda de visitantes e de conteúdos, que cresce a cada semana. Mudanças e otimizações estas que, apesar de não serem explicitamente visíveis, melhoram e aumentam a capacidade do site.

Gostaríamos de pedir desculpas pelos últimos dias de instabilidade e agradecemos pela compreensão. Como dissemos anteriormente, não eram manutenções planejadas, pois, se fossem, elas seriam previamente avisadas aqui no site e nas nossas páginas nas redes sociais.

Obrigado.
Equipe Spirit.

Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...