Notícia Square-enix Faz Proposta De Compra Da TECMO


Por: ~


A produtora japonesa Square Enix anunciou uma oferta pública de aquisição da Tecmo, estúdio responsável por games como "Ninja Gaiden" e "Fatal Frame".

A casa de "Final Fantasy" propôs 920 ienes (US$ 8,48) por ação da Tecmo, 30% a mais que o fechamento do papel nesta quinta-feira (28), que foi de 706 ienes (US$ 6,51). Ainda, a condição é que sejam oferecidas pelo menos metade das ações da companhia, o que faria da Square Enix a sócia majoritária. O teto não foi estabelecido. A oferta vale até a próxima quinta-feira (4 de setembro).

Em entrevista coletiva para falar sobre a proposta, Yoichi Wada, presidente da Square Enix, disse que vinha trocando mensagens com o ex-presidente da companhia Yoshimi Yasuda - que deixou o cargo após ser acusado de falsificação de documentos no caso que culminou com a saída do designer Tomonobu Itagaki da Tecmo - e o fundador Yasuharu Kakihara sobre os problemas que a Tecmo vinha enfrentando.

Wada disse que o caso é idêntico ao que levou à fusão da então Square Soft com a Enix, famosa pelo RPG "Dragon Quest". "Na indústria do entretenimento, os jogos possuem tamanho similar à TV e ao cinema, e o cresce firme. Mas a indústria japonesa, apesar de ainda ter destaque, não exibe a exuberância de outros tempos", comenta. "Para lutar contra o mundo, e ter cultura de criatividade, é natural que os que têm força devem ser unir", adicionando que concordava com Yasuda sobre o direcionamento empresarial das companhias de games no Japão.

Sinergia

Wada ainda disse que pretende manter o nome da companhia, e que os funcionários terão parte das ações. Sobre o valor da Tecmo, o executivo disse que a propriedade intelectual - a produtora tem franquias valiosas como "Ninja Gaiden" e "Dead or Alive", além de o executivo reconhecer que a produtora possui conteúdos de excelência em consoles, arcade e plataformas online - não importa nada, mas que precisa de capacidade de criação. "Pode parecer que os jogos são feitos por um único gênio, mas é trabalhado por um time. Se uma parte desequilibra, tudo vai a baixo", comentou.

Quando perguntado sobre Tomonobu Itagaki, tido como a mente criativa por trás de games como "Ninja Gaiden" e "Dead or Alive", Wada disse que, apesar das capacidades individuais serem importantes, o essencial são as relações pessoais dentro do time.

O presidente espera que a Tecmo contribua com jogos de luta, uma deficiência da Square Enix - o portfólio da companhia tem games como "Tobal", "Bushido Blade", "Ehrgeiz" e o vindouro "Dissidia: Final Fantasy". "A Tecmo tem a capacidade de criar jogos de ação excitantes e com visão de mundo profunda. O importante é ter cultura empresarial para criar obras perfeccionistas", comentou.

Sobre a oferta pública da Square Enix, a Tecmo emitiu comunicado que está estudando a proposta.

Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...