Notícia Tecnologia japonesa torna Second Life ainda mais real


Por: ~


Novas tecnologias desenvolvidas no Japão prometem facilitar a navegação no ambiente virtual do Second Life. Os jogadores poderão usar seus corpos e ondas cerebrais para controlar os avatares.

A Universidade de Keio criou uma experiência virtual que interage com usuário de forma mais intensa. A tecnologia desenvolvida por Junichi Ushiba monitora a atividade cerebral dos usuários. Assim, eles podem controlar seus avatares apenas pensando nos comandos, como avançar, direita e esquerda, sem precisar tocar o teclado ou mouse.

Em entrevista à Reuters, Ushiba disse que a nova tecnologia pode ajudar as pessoas que sofrem de alguma deficiência fisica. De acordo com o pesquisador, a interface usa eletrodos, que são presos ao couro cabeludo do jogador, para captar a atividade cerebral responsável pelos movimentos do corpo. Um software traduz os impulsos cerebrais em sinais que controlam o avatar.

Ushiba, que também trabalha num centro de reabilitação, espera que a partir do próximo ano a tecnologia possa ser testada por alguns dos pacientes.

Outro sistema de rastreamento de movimentos desenvolvido pela Universidade de Tokyo usa uma superfície marcada com códigos coloridos e uma câmera web para registrar e calcular a posição do jogador em três dimensões. Dessa forma, todos os movimentos executados na vida real são reproduzidos pelo avatar no metaverso.

"Esta tecnologia permite que você leve para o mundo virtual os movimentos que usaria na vida real", explica Michitaka Hirose, líder das pesquisas. "Isso pode facilitar muito as manobras."

Tanto Hirose quanto Ushiba dizem que não há planos imediatos de comercializar as tecnologias, mas ambos estão cuidando do registro das respectivas patentes.

Fonte: ipcdigital


Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...