Notícia Universidade abre espaço para os animês


Por: ~


Durante o próximo ano acadêmico, a Universidade Nacional de Tóquio de Artes e Música (Tokyo Geijutsu Daigaku) será a primeira universidade do país a oferecer animação como um curso de graduação.

Segundo divulgado, a universidade conseguiu a aprovação do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, e fará o anúncio da abertura do curso durante o Encontro do Conselho Universitário em novembro.

A Universidade Nacional de Tóquio de Artes e Música é amplamente conhecida como um dos primeiros institutos educacionais japoneses relacionados às artes. Desde sua abertura em 2000, a universidade começou a concentrar esforços para garantir apoio a várias formas de arte como pintura, escultura e música. Em 2005 a instituição adicionou a sua grade de cursos um novo departamento independente para o estudo de filmes, e durante a primavera de 2008 será a vez do curso de animação.

Embora considerada uma arte fina nos dias de hoje, as pinturas japonesas em blocos de madeira começaram como uma forma de entretenimento de massa dentre a baixa classe social durante o período Edo. As pinturas importadas foram uma sensação entre o mundo artístico europeu, criando um movimento artístico conhecido como 'Japonismo' e inspirando figuras notáveis da arte como Manet, Monet, Degas, Renoir, VanGogh, Gauguin e Klimt.

Hoje as histórias em quadrinhos japonesas (mangás) e os animês estão sendo conhecidos como o 'Novo Japonismo', tendo essa forma de arte atraído cada dia mais a atenção acadêmica. Um considerável número de instituições educacionais - incluindo Kyoto Seika University, Tokyo Zokei University, Kobe Design University, Takarazuka Universidade de Arte e Design, e Digital Hollywood - adicionaram cursos relacionados a mangás e animês aos seus currículos. O fato de uma prestigiada instituição como a Universidade Nacional de Tóquio de Artes e Música ter adicionado este curso à sua grade faz com que seja aceitável que outras universidades no futuro façam o mesmo, adotando cursos e departamentos similares em sua base de estudo.

Caso essa tendência continue, talvez em algumas centenas de anos, animês e mangás serão vistos com o mesmo respeito e interesse com que são vistos as antigas pinturas japonesas.

Fonte: Anime Pró


Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...