Notícia Versão animê de Nausicäa em São Paulo


Por: ~


Lembrete: Mostra Mestres do Animê, no CCBB, traz animações de Miyazaki e outros artistas japoneses com entrada franca.

Nausicaä, juntamente com Meu Vizinho Totoro e Princesa Mononoke (todos animês de Hayao Miyazaki, ganhador do Oscar de Melhor Longa de Animação) será exibido na mostra Mestres do Animê, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. Parceria do CCBB com a Fundação Japão, a mostra ainda traz outros animadores como Osamu Tezuka e Mamoru Oshii. A mostra começou ontem e segue até o dia 21. No dia 23, a mostra segue para o CCBB de Brasília, onde permanece em cartaz até 04 de novembro.

Confira a programação no site do CCBB.
Mais informações sobre a mostra aqui.

Nausicaä do Vale do Vento
Hayao Miyazaki é um dos maiores diretores de desenhos animados do Japão. Seu estilo de história, de narrativa e sua criatividade são inquestionáveis. Influenciado pela importante revista japonesa de animação Animage, o autor criou em 1992 a história de Nausicaä baseado em suas leituras sobre a mitologia grega (A Odisséia) e os clássicos livros de histórias japonesas.

A aventura em mangá que demorou 13 anos para ser finalizada nos mostra um mundo onde o avanço da tecnologia levou o planeta a um mundo pós-apocalíptico. Neste mundo futurista tomado por plantas estranhas e insetos gigantes, o pouco que sobrou da humanidade tenta sobreviver a todo custo. As florestas não filtram mais o oxigênio e sim liberam esporos venenosos que poluem a atmosfera e são muito tóxicos aos humanos fazendo com que tenham que usar máscaras.

O Vale do Vento é pacífico, e assim como sua princesa prefere viver em paz com os insetos. O problema é que existem outros reinos espalhados pelo planeta que preferem a guerra como única forma de resolver o problema da contaminação. O mangá mostra essa luta da humanidade e da natureza para evitar seu próprio extermínio.

As histórias de Miyazaki possuem alguns temas recorrentes, como a relação da humanidade com a natureza e a tecnologia e a dificuldade de se manter a paz. As protagonistas são geralmente mulheres fortes, jovens e independentes; enquanto os vilões são personagens ambíguos que geralmente possuem boas intenções por trás de seus atos. E Nausicaa é exatamente isso. Uma história de luta, amor e humanidade narrada no melhor estilo dos mangás.

O Autor:
Miyazaki nasceu em Tóquio em 1941. Em 1963, depois de se formar na Universidade Gakushuin, entrou para o maior estúdio de animação do Japão, o Toei Douga. Trabalhando para o Toei Douga e vários outros estúdios de animação importantes, ele ajudou a criar ou dirigiu muitos entre os melhores seriados de animação do Japão, incluindo Konan, the Boy of the Future; Lupin the Third; e The Girl of the Alps.

Em 1984 fundou com seu colega Isao Takhata, seu estúdio de animação, o Ghibli, de onde saíram algumas das mais famosas produções de animação japonesa do planeta. Como a maioria de seus filmes são escritos e dirigidos por ele, e são sucessos bombásticos, o autor é facilmente comparado com Walt Disney.

Miyazaki escreveu, dirigiu e desenhou personagens de longa-metragens de animação Nausicaä of the Valley of Wind (1984), Laputa Castle in the Sky (1986), My Neighbor Totoro (1988), Kiki´s Delivery Service (1989), A Viagem de Chihiro (2003), ganhador do Oscar de melhor animação, e de mais 10 filmes animados fenômenos no Japão.

Fonte: Anime Pró

Veja também

Ao no Exorcist em 2017!
Ao no Exorcist em 2017!
Shingeki no Kyojin em 2017!
Shingeki no Kyojin em 2017!

Gostou da Notícia? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...