~Oberyn

Oberyn
Nome: Amanda
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Ariquemes, Rondônia, Brasil
Aniversário: 26 de Junho
Idade: 19
Cadastro:

Como organizo minhas fanfics (Roteiro)


Postado

Olá pessoinhas.

Resolvi fazer um jornal mostrando como eu organizo minhas Fanfics. Confesso que não sou muito fã de fazer jornais assim, mas como gosto muito de roteirização vou dar umas dicas breves.

E como já falei o segredinho magico para você desenvolver sua Fanfic de forma mais equilibrada, evitando furos e algum momento onde você não sabe mais o que escrever ou ache que está saindo dos trilhos é simplesmente isso: Roteiro.

Eu costumo a dividir meus roteiros e umas cinco partes: Personagens, Sentenças, Cenários, Capítulos e Observações.

Eu crio um arquivo no Word com cada um desses títulos e coloco eles dentro de uma pasta com o mesmo título.

Então vou explicar brevemente o que coloco em cada uma dessas partes.

Personagens.

Base: Dentro da pasta personagens eu crio dois arquivos sendo um para a descrição de cada personagem e outro somente para colocar o nome deles e a arvore genealógica, ou seja, um contendo somente os nomes e o núcleo familiar desse personagem e outro contendo a descrição desses personagens.

Descrições dos personagens: Quando vou descrevendo personagens costumo deixar os mais importantes nas primeiras páginas e os menos importantes nas últimas.

Na descrição coloco coisas como o papel deles na história, se vão ser os vilões ou heróis, principais ou secundários, qual vai ser a função, no que ele vai atrapalhar ou ajudar. Isso vai evitar personagem que está lá só para somar.
Depois faço um formulário para colocar as características dele. Eu não gosto de detalhar muito (um erro meu) e aconselho a vocês irem mais profundo nisso, porém, o que eu costumo por geralmente é:

1- Nome e sobrenome.
2- Família.
3- Idade.
4- Características físicas.
5- Gostos e desgostos.
6- Personalidade.
7- Observações.


Irei deixar mais algumas fichas de criação de personagens lá no final.
A criação dos personagens é o que mais leva tempo na roteirização, ainda mais se você vai trabalhar com muitos deles.


Sentenças

As sentenças são meio que a estrutura que vai guiar o enredo.

Nela eu coloco o início, meio e fim, que é tipo o Esquema dos Três atos, mas também pode se fazer o uso do Esquema Quinário que conta com 5 atos, eu costumo usar como base o Método Snowflake que possui em torno de 5 sentenças que eu modifiquei ao meu gosto e usando como base o Esquema dos três atos, estas são:

Primeira sentença: Eu uso como introdução para o leitor se familiarizar com o contexto e personagens principais. Então nela você faz um resumo do início da Fanfic e o que está acontecendo naquele momento apresenta os personagens essenciais e que irão guiar a história.

Segunda sentença: Uso geralmente para marcar o fim da introdução e o início do desenvolvimento. Coloque alguma coisa que vai influenciar de alguma forma no resto da sua história tipo um problema onde seus personagens passarão o desenvolvimento todo tentando resolve-lo.

Terceira sentença: É usada para algum evento de grande porte, eu gosto de usar como reviravolta e momento de ápice. Ou seja, os principais estavam levando a melhor? Então nessa terceira sentença você vai descrever uma queda ou algum obstáculo que vai reverter a situação. É nela que você vai ter que colocar as cenas onde o leitor vai se agoniar, sofrer ou torcer pelos personagens.

Quarta sentença: Usada para o terceiro evento, só que eu mudei para mim e preferi colocar como introdução do final, nela você já começa a descrever as soluções dos problemas que foram aparecendo durante o desenvolvimento.

Quinta sentença: E na quinta sentença você vai detalhar o fim da sua história, como ela acabou, o que aconteceu com os personagens e não deixar mais nenhuma ponta solta.

E vou deixar lá embaixo um link de um blog explicando o Método Snowflake.


Cenários.

Uso a pasta e o arquivo cenários como resumo e ideia de todos os lugares que irão aparecer na história, desde a escola até algum parque onde eles vão passear, é uma das partes mais simples.
Você pode ir nomeando os cenários e buscando fotos para você ter mais detalhes de como quer o lugar, depois que você tiver uma base com todos os cenários você vai usar eles nas descrições dos capítulos que vão servir como um lugar de consulta.

Capítulos.


É a parte mais chata de fazer porque exige tempo e criatividade. E não estou falando do desenvolvimento da história em si. No arquivo dos capítulos você vai pôr um resumo de CADA capitulo e os detalhes dele.
Então em um capitulo eu costumo a descrever os itens abaixo:

1- Data em que se passa o capitulo.
2- Cenários onde vai se passar o capitulo.
3- Personagens que vão aparecer no capitulo.
4- Início, meio e fim do capitulo.


Além disso reservo três capítulos para introdução e a primeira sentença, no mínimo sete capítulos para o desenvolvimento, nela você coloca a segunda e terceira sentença e se quiser a quarta e o final você tenta resumir a três capítulos também e coloque a quinta sentença.


Observações

Eu uso para colocar detalhes extras desde algum conselho que existe na Fanfic até uma ordem mundial que vai ser citada, ou algum acontecimento histórico que aconteceu antes de tudo isso e que precisa ser detalhado de forma mais especifica, além de modificações e anotações que vou ir colocando no decorrer de todo o processo da roteirização.

Links uteis.




Espero que seja útil para vocês e beijinhos. <3


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...