~Senhory

Senhory
AB ALAN DO
Nome: Duda Gomes Senhory
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Coromandel, Minas Gerais, Brasil
Aniversário: 8 de Fevereiro
Cadastro:

Erros comuns ao escrever uma Fanfic


Postado

Imagine isso: Você postou A Fanfic, que você passou horas e horas do seu dia criando e imaginando cenas completamente perfeitas, só que algo bastante curioso aconteceu: quase ninguém está lendo ou comentando. Porque isso aconteceu?

Dê uma olhada nos erros comuns abaixo e se certifique de não estar cometendo nenhum deles.

I: Mary Sue

Uma Mary Sue são personagens “perfeitos”. Há diferentes níveis para uma Mary Sue e o maior exemplo que eu encontro nos livros que já li é a Bella, em Crepúsculo. O tipo de garota sem sal, sem graça, nada atraente e muuuito comum, mas consegue atrair Edward Cullen, um vampiro rico, lindo, forte, protetor.

Quantas Mary Sue não já vimos com essa mesma descrição da Bella em Fanfics? É irritante.

A personagem pode ser uma mosca morta que todos vão amá-la, ou sentir inveja, ou querer ser ela. E nossa Mary Sue normalmente sempre consegue tudo o que quer.

Não vou me aprofundar muito nas Mary Sue nem em seus níveis, por que isso levaria a algo mais completo do que só um tópico. Então talvez eu faça um jornal falando sobre elas e como evitar.

Mas, no geral, não se colocando na própria história, não colocando mais qualidades que defeitos, ou colocando defeitos que viram qualidades, em um personagem é quase impossível criar uma Mary Sue ou Gari Stu se for menino.

II: Linguagem floreada.

Primeiramente vamos ter noção do nosso público alvo. Se você for escrever para fãs de dicionários que conhecem cada palavra já escrita pelo homem e seus muitos significados, sua história cheia de floreios vai ser um sucesso. Agora, se você for escrever uma Fanfic, história normalmente voltada para jovens, a maior reação que você conseguirá vai ser um: ‘-‘

A maioria de nós, adolescentes, é acostumada a gírias, xingamentos e a palavras de fácil entendimento (até porque uma Fanfic serve como entretenimento, e não como um dicionário) então não vai colar fazer as seguintes coisas:

Chamar elevador de ascensor
Chamar mãe de progenitora
Chamar neve de alvura
Chamar flor de formosura
Chamar pôr-do-sol de poente

E outras sinônimos mais floreados de palavras completamente simples que ficariam bem do jeito que estão. É claro que você pode usar palavras mais floreados, só não encha isso na sua Fanfic e ache que vai ficar mais bonito e/ou mais inteligente. Não vai.

III: Falta de enredo.

Já fiz muito isso, mas estou tentando parar . Enredo é à base de uma história. Um enredo bom, junto com personagens bons, são as chaves para uma boa história.

As pessoas normalmente acham que usar palavras bonitas e bem colocadas compensa a falta de enredo. Não compensa. Imagine o seguinte, você quer escrever, mas não sabe sobre o que, então enche algumas folhas de palavras bonitinhas com zero de situações interessantes e depois fica super ‘-‘ quando alguém diz que você não escreve bem.

Exemplo de duas Fanfics minhas: “Senha” tem um enredo, é raso, mas conta uma história sobre um ladrão, seu cúmplice e uma vitima interagindo e suas motivações. Enquanto “As coisas mais doces” não tem enredo. É só um monte de palavras juntas que não conta história nenhuma.

Provavelmente você já cruzou com milhares de Originais onde o escritor até escrevia bem, mas escrevia sobre, ahn, nada. O que pode dar completamente certo ou completamente errado.
Tudo depende do quanto o leitor esteja disposto a ler mais palavras e menos história.

IV: Clichê.

Tudo é clichê, mas há diversas maneiras de colocar originalidade em uma história com a base que, de tão repetitiva, virou clichê.

Primeiro: surpreenda. Como surpreender em uma história clichê? Ué, levando todos a acreditar em uma situação, depois desmanchá-la bem diante do leitor.

Exemplo: Na Fanfic Cupid Failed temos a clichê situação de cúpido: um garoto chama a melhor amiga da garota que ele gosta e faz um acordo com ela: se ela o ajudar a conquistar sua melhor amiga, ele a ajuda com o garoto que ela gosta, seu melhor amigo.

O trunfo da Fanfic é colocar outras motivações nos personagens, outros cenários, outros acontecimentos, outros problemas. Não são apenas os personagens tentando cumprir o acordo e se apaixonando em meio a isso, são os personagens vivendo, tornando a situação clichê apenas um fio que os uniu, e não sua motivação para cada passo de sua vida.

Outro exemplo é a Fanfic Geek, onde uma garota com problemas na escola começa a receber aulas de um nerd para passar de ano, só que em meio as aulas ela se apaixona por seu “professor”. O trunfo aqui é não fazer o garoto nerd mudar pela garota, ficar mais despojado, mais bonito ou menos nerd. E sim fazer os personagens se gostarem pelas pessoas que são, e não por ele ser muito estudioso ou ela menos estudiosa.

Ou seja, use uma situação clichê, mas não se apegue somente a ela. Uma das melhor Fanfics que já li “Troca!” é absolutamente clichê, mas usa isso ao seu favor, com situações engraçadas e originais, que complementam o clichê.

V: Personagens sem graça.

Junto com o enredo, os personagens são o que dão brilho a uma história. O que séria de Harry Potter sem seus personagens bem desenvolvidos e carismáticos? Ou Percy Jackson sem a ironia de Percy, a inteligência de Annabeth e a bravura e covardia misturadas de Grover?

Personagens precisam ser interessantes, ter motivações, vidas, momentos lembráveis, traços de personalidade. Colocar meia dúzia de personagens sem a menor graça só vai fazer todo mundo ficar zzz durante a leitura.

E não é só de personalidade que personagens vivem. Tem também a estética: uma cicatriz, um tipo diferente de cabelo, uma cor de olho mais rara. Seus personagens devem ser carismáticos para atrair o público e ter algo deles que pudesse os identificar sem nem ter que usar o nome deles.


Enfim, isso é apenas um começo, pretendo postar mais coisas sobre Fanfics. Em parte por ser leitora e querer histórias de qualidade. Em parte por ser Beta e querer que alguém aprenda algo comigo. Em parte por ser escritora e estar aprendendo o tempo todo.

Espero que isso tenha sido útil. Até!


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...