A qualidade da escrita


Postado

De um tempo para cá eu tenho observado que cada vez mais pessoas querem se aventurar no campo da escrita, algumas mais ativamente que outras, algumas com mais talentos que outras, mas o que me assusta é a total falta de senso crítico com relação à própria escrita.

Não sou a melhor escritora de fanfictions do mundo, por céus eu estou apenas em um fandom com migrações mínimas para outros, e, sinceramente, nunca chegarei a ser. Ninguém é. Essa pessoa não existe. Cada um elege seu preferido, e assim segue. Há uma frase que diz "nem Jesus agradou a todos, morreu crucificado", é a mais pura verdade. Muitos gostam da forma que escrevo, muitos outros não gostam, a maioria sequer deve conhecer algum texto meu, mas tudo bem; está tudo bem por que eu gosto de escrever. Escrevo por diversão, escrevo para melhorar cada vez mais minha escrita, escrevo para dar às histórias que vi em algum lugar um final que eu gostaria que tivesse acontecido, e depois compartilho com outras pessoas.

A grande questão aqui, porém, é quanto a qualidade da escrita. A cada texto que escrevo busco sempre estar melhor, escrever melhor, desenvolver melhor as personagens, o enredo, a gramática e tudo o mais que for necessário para que o novo texto tenha mais qualidade que o anterior. E é assim que devemos fazer em tudo que nos propormos a fazer; escola, trabalho, vida social: se vamos fazer, que seja o melhor. Pode ser que não aconteça, pode ser que não saia o nosso melhor, mas ao menos teremos tentado.

O que vejo muito entre os autores de fanfiction é a falta de desenvolvimento na escrita. Alguns autores são novos, ao menos para mim, e chego a dar um desconto a eles, mas alguns nomes já me são familiares e eu não consigo ver a melhora na escrita. E eu credito essa conta para a preguiça.

Não aprendi a escrever melhor uma história com truques, aprendi escrevendo, lendo, relendo, reescrevendo, mostrando para outras pessoas antes de publicá-las (e não é necessariamente para um leitor-beta, embora este seja extremamente importante). Por vezes joguei textos no lixo: não eram bons o bastante, estavam cansativos, eram clichês demais, simples demais, complexos demais... Os motivos eram os mais variáveis. Mas para cada texto jogado fora, surgiam outros dois ou três para ocupar o lugar.

Saí por um tempo do mundo das fanfictions (e até agora não retornei totalmente), li alguns textos e... Céus... Eram textos porcamente escritos. Sinceramente... Se as pessoas que costumam escrever são leitores, precisam ler livros melhores e absorver melhor...

Quem me acompanha, ou conhece, pode ter percebido que eu não tenho muitas histórias adicionadas em "Favoritos". Isso se deve a dois fatos: 1 - não leio muitas fanfictions e, o principal, 2 - sou exigente com as histórias para categorizá-las como favoritas. O enredo precisa me envolver, eu preciso realmente gostar do que está ali, e não necessariamente precisa ser uma história mirabolante cheia de reviravoltas. Pode ser a mais simples das histórias, se for bem escrita, ela poderá me cativar e eu a acrescentarei em favoritos. Assim como posso não gostar da história, do tema abordado, mas a escrita ser tão boa, o desenvolvimento dos personagens e suas histórias ser tão bem elaborado que mesmo não gostando do que acontece, mesmo odiando o final, eu também adiciono em favoritos. Mas dificilmente terá uma história mal escrita listada em meus favoritos, ao contrário de muitas pessoas.

Há alguns dias entrei em um perfil aleatório e fui observar os "Favoritos" da pessoa. Fiquei muito contente em encontrar uma fanfiction escrita por mim, como sempre fico, e segui lendo sinopses em busca de uma que me chamasse a atenção, encontrei-a, li e desisti dela pela metade. Tão má escrita, tão má desenvolvida que não havia possibilidades de continuar a ler. Mas eu vi que a culpa não é só do autor, embora este seja o principal.

O autor em questão não contava com um leitor-beta, acontecimento que percebi ser bastante comum por aqui, e quando cheguei em um capítulo que havia sido "betado", não tinha diferença. "Betado" ou não, eram os mesmo erros, a mesma baixa qualidade... Então, pessoas que se propõem a ser leitores-beta de alguma história, eu lhes peço encarecidamente, sejam leitores-beta da história por completo e não apenas de um único capítulo. E sejam leitores-beta de verdade, sejam críticos, imaginem-se como editores de um livro de grande sucesso onde o mínimo erro pode ser fatal.
Quando busco por um leitor-beta não quero apenas uma pessoa que corrija os erros de português, quero alguém que discuta comigo os acontecimentos do capítulo que leu, quero que questione o que achou confuso, quero que brigue se achar que alguma cena não condiz com a história, quero tudo isso por que é assim que as pessoas se desenvolvem, portanto, leitores-beta, tentem ser sempre assim, vocês não fazem ideia do quanto ajuda aos autores.

Mas não somente os leitores-beta ajudam, os leitores comuns, aqueles que leem quando postado e deixam comentários, também têm papel fundamental no desenvolvimento da escrita. Esqueçam os comentários de três palavras, coloquem seus dedos para trabalhar! É IMPOSSÍVEL que você, como leitor, tenha conseguido pensar apenas em três palavras para escrever durante todo o capítulo (as três palavras em questão são as clichês "está lindo, continua")! Eu tinha, e às vezes ainda tenho, vontade de excluir todos esses comentários.
Podem pensar "puxa, mas quando o capítulo acaba eu não sei o que falar", uma boa dica é abrir o bloco de notas e fazer anotações sobre o capítulo enquanto leem ele. Uma cena que achou cômica, ou confusa, ou estranha, ou qualquer outra coisa. Diga se observou erros de português / gramática, ou até mesmo da história (como, por exemplo, o autor ter dito que a personagem x tinha cabelos lisos em algum trecho e depois falar que eram cacheados, isso pode acontecer). Tudo isso é de suma importância para os autores. A maioria das pessoas inscritas nesse site também escrevem, deixem o comentário que gostariam de receber.

Sinto falta de ler fanfictions às vez, mas não é essa saudade que me fará ler algo que parece ter sido feito com má vontade. Desse jeito,

VAMOS MELHORAR ESSA ESCRITA PESSOAL!

Bebendo: Água

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...