Taemin "Press It" Album Review


Postado

Taemin "Press It" Album Review

Olá pessoal.

Resolvi começar uma coisa diferente aqui nos meus jornais. Fazer um comentário a um álbum. Mas vai ser uma coisa muito informal, embora séria.

Antes de avançar para o conteúdo especifico deste jornal, fazer um comentário do novo álbum de Taemin, deixem-me falar um pouco da forma como sigo os grupos de K-pop. Ao contrário de muitos eu não olho pelo aspecto físico nem pelas suas piadas engraçadas, eu sou atraída pelo talento. E isso, não só por causa da minha idade, mas também por causa da minha área profissional. Eu sou um faz tudo no mundo das artes, embora da licenciatura de Arqueologia, eu sou uma actriz, e uma pseudo guionista e produtora. E conto-vos isto para que não fiquem chateados com algumas coisas que eu escrevi para esta Review. Ainda este sábado passei o dia em audições para novos lugares abertos na minha companhia de teatro onde procuramos talento e não caras bonitas (se vos contasse os modelos que resolveram aparecer e que só faziam shit...) E tudo isto para vos dizer que eu sou muito exigente e para que percebam que aquilo que me mantém ligada a um grupo de k-pop é o seu talento. Por isso, eu também não sigo muitos grupos, pois muitos deles são apenas palha para camelo (ou mais do mesmo). Graças aos céus encontrei os nossos Shinee que tem, além de talento, óptimas personalidades. Da qual destaco a humildade. Não há nada melhor que um artista humilde.

Se querem um exemplo da minha exigência eu dou-vos o exemplo da Adele e do Justin Bieber. Eu gostava muito dela, mas quando ela lançou este último álbum a minha ilusão acabou. As músicas da Adele parecem-me sempre iguais, ela não evoluiu como artista e pelos vistos, ao contrário do que eu pensava, ela não tem uma cor própria, tem simplesmente aquele estilo de cantar. E ela podia ter saído desse estilo porque acho que tem voz para isso, mas não saiu, caiu no erro de não se renovar. Já o Justin Bieber para mim nunca passou de uma máquina de fabricar dinheiro. Por muito Pop que seja a música, ela deve ter conteúdo, coisa que as músicas dele não tinham. E vejam, eu usei o Pretérito Passado. Não tinham! Mas este último álbum mostrou finalmente o artista que existe dentro dele. As músicas continuam a ser Pop, mas ele cresceu e inovou. Compreendem agora?

Portanto, agora vou regressar ao nosso Taemin. Primeiro quero que sabem que eu adoro o miúdo (por muito má que seja com ele nas fics ehehehehehe), mas quero que saibam também que isso não faz com que eu fique cega ou surda e não veja o que tenha que ver e que não ponha a minha parte profissional e critica a funcionar. O Taemin tem a sua qualidade de artista, ele tem um talento exímio para a dança, está melhor em termos de presença de palco, porque ele no início era ofuscado e tem uma voz que eu diria que é banal. Serve para aquilo que faz.

Mas irrita-me profundamente quando tentam fazer dele, mais do que aquilo que é. Não me irritou minimamente que ele tenha o solo, acho que ele tem todas as capacidades para o fazer, como qualquer cantor independentemente da sua capacidade vocal. Agora não podemos querer meter na voz dele capacidades que ele não tem. E o mesmo digo para o Jonghyun, no inicio havia notas que ele não cantava, ele berrava. Jonghyun não tinha (e as pessoas que provavelmente o estavam a guiar também não) a noção da sua capacidade vocal e muitas vezes aquilo corria mal.

O Taemin não é tão bom ao vivo quanto os outros, incluindo Minho, porque ele tem problemas de controlo de respiração e colocação de voz (esquece-se de respirar, coloca a voz no sitio errado, perde-a, etc). É um óptimo dançarino, não há qualquer tipo de dúvida, mas neste comeback deixou-me desiludida, porque infelizmente foi muito previsível. Quem acompanha os Shinee como eu acompanho (fervorosamente) esta habituado ao tipo de movimentos que ele faz e o que ele nos trouxe, ao contrário de Danger (que me deixou altamente surpreendida), não foi nada de novo. Obviamente que foi uma coreografia bem elaborada e bem executada, mas para mim, de um profissional, isso não chega. Sinceramente, senti-lhe a falta de paixão. Por vezes, fazes tanto esforço para que algo corra bem, que te esqueces do essencial, de desfrutar para os outros desfrutarem. Acho que foi isto que lhe aconteceu. Como Jonghyun disse: quero que ele se divirta. Por isso, estou à espera ansiosamente pelos live stages.

Quero que saibam também que me irrita profundamente quando o comparam aos outros, ou quando dizem coisas como: ele já superou Key. Errado. Não há nada mais errado. Kibum e Jinki são os dois mas estáveis dos Shinee e vocês podem achar que isso é mau, o que é um erro. Eles também evoluíram, e evoluíram imensamente. Acontece é que ao contrario de Jonghyun, Minho e Taemin, eles já eram bons, muito bons, quando fizeram o debut, logo a sua evolução nota-se menos. O Taemin era a dança com uma voz que ainda estava a mudar, o Minho era o visual com uma voz de alcance musical reduzido e Jonghyun era o talento sem qualquer tipo de controlo. Concluindo, dizer que Taemin está acima das capacidades presentes Jonghyun, Onew e Key é um erro crasso e irritante. E isso só se agrava ainda mais se comparado a Kibum. Kibum é realmente um artista completo. A sua voz é única e está sempre impecável, não falha notas, respira sem problemas, coloca bem a voz, dança maravilhosamente e tem presença de palco, faz com que os olhos fiquem nele. Além disso o vocal range dele é muitíssimo maior do que o de Taemin.

Mas Taemin tem o seu mérito como artista e cantor e espero que vocês percebam isso. Teve um óptimo solo, ainda tem, a produção está fantástica. Parabéns à SM por isso. Além disso é novo e tem um orla de fãs enorme. Ou seja apesar das sua falhas, ele canta e faz bons espectáculos, é novo e é bonito, logo dá dinheiro. Ele só tem é que aproveitar.

Eu só não suporto é as comparações e a necessidade de colocar os outros elementos do grupo abaixo, quando somadas as coisas não é bem assim.

Na realidade, eu já comecei em parte a comentar o álbum, mas agora vamos para ele pormenorizadamente ou seja, música a música. Quero também não deixar de frisar que isto é a minha opinião pessoal. E que cada um é livre de pensar de maneira diferente da minha, até porque todos temos percepções diferentes. Também diziam que a Shakira nunca seria cantora e olhem onde ela está agora.

Quero também dizer que não ouvi as músicas pela ordem que estão no álbum. Portanto isto começa na Already, escrita pelo Jonghyun.

Already - Eu preciso da versão do Jonghyun... E acho que devia ter "feat Jonghyun" porque se nota perfeitamente onde a voz dele está... Acho até que é isso que salva a música. A voz de Taemin sai muito forçada... Não foi uma boa escolha para dar ao Taemin e se calhar Jonghyun só deu porque o miúdo não lhe largou a perna (satan maknae) lol ... A Pretty Boy estava boa para Taemin, esta não...

One By One – O tom assenta bem na voz de Taemin, mas a frase da guitarra é um problema... começa bem, mas repete-se durante a música toda, como se ela fizesse o compasso da música e o que a torna irritante. Imaginem uma criança com um brinquedo de música novo, a certa altura temos que lhe tirar o brinquedo porque já não podemos ouvir sempre a mesma melodia. Salvam-se as partes em que o instrumental se eleva e a guitarra deixa de se ouvir.

Hypnosis – Aqui está uma balada que não faz com que Taemin rompa as cortas vocais. É calma, serve para ele. E a melodia é simples, que até faz lembrar um pouco os bailes de valsa.

Guess Who – Adorei a mistura. E ao contrário da One By One, a repetição da mesma frase musical não estraga nada. E não tentam colocar a voz de Taemin nos picaros (ou seja, em tons demasiado altos para ele), este tipo de música é óptima para ele.

Until Today – Não sei, há partes boas e há outras com acabamentos horríveis. Sinto que ficaram sem ideias...

Press Your Number – Oh yeah! Muito bem escolhida para titulo do álbum. Tudo nela está bem feito. Não exageraram na parte vocal, não pediram para Taemin fazer mais do que aquilo que sabe. A forma como a música evolui é excelente, não tem frases musicais irritantes. E digamos que os back vocals ajudam MUITO (Bruno Mars muito bem feito! És o maior!)

Soldier – UMA SALVA DE PALMAS! O piano está perfeito, a voz maravilhosa, os sentimentos chegam até ao ouvinte. A melhor do álbum. Os acabamentos musicais estão perfeitos. Taemin não faz com que as notas pareçam que estão a ser arrancadas do seu próprio corpo, elas saem naturalmente. Eu acho que ele tem problemas de colocação e mudança de voz, mas aqui não se nota nada disso. Talvez porque esta música é dele, escrita por ele, então ele sabe o que está a fazer...

Mystery Lover - O próprio Taemin disse que isto era muito parecido com a Orgel, mas eu conheço a melodia e não é por causa da Orgel... de onde é que eu conheço isto? Não sei. Mas seja como for, mais uma vez os back vocals (sim, eu sei que é o Taemin que os faz) são fantásticos e dão vida à música. Adoro como a bridge torna a música mais leve. Num primeiro impacto não gostei, mas depois entrou em mim. Gostei.

Drip Drop – Pessoalmente não gostei, não gostei da inovação que fizeram (ou que tentaram fazer?), parece uma mistura pobre de Chill Out com electrónica.

Sexuality – O início lembrou-me as músicas dos anos 90, não sei porquê. Um pouco na mesma linha que a Guess Who, acho que é o que assenta melhor em Taemin.

As melhores do álbum são Press Your Number, Soldier, Guess Who and Sexuality. No geral se tivesse que classificar entre 0 e 5 dizia que o álbum tem um 3. É um satisfaz. Tem coisas boas e coisas más. Continuam nalgumas a levar a voz do rapaz para lugares onde ela não chega e depois faz um horrível acabamento. Mas essas quatro músicas vou ouvir no repeat ^^.

Enfim, esta foi a minha opinião, é a primeira vez que faço algo deste género e se quiserem que eu faça mais ou de alguém em especifico, por favor, não hesitem em mandar mensagem e pedir. Oki doki? Com isto acabaram por ficar a saber um pouco mais sobre mim e sobre as minhas exigências. Espero que tenham gostado (ou odiado?) e vejo-vos por ai.

Mil beijos
Arika

Escutando: Taemin - Soldier

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...