~Nekotina

Nekotina
Nome: Neko-Nya
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil
Aniversário: 15 de Fevereiro
Idade: 19
Cadastro:

10 mandamentos para uma boa fanfic


Postado

1-Leve a sério
Leve sua história a sério. Até mesmo fanfics de comédia ou zoeira precisam ter um enredo consistente e certa sobriedade. Tome cuidado ao inserir piadas e referências no texto, e tente encontrar momentos oportunos para tanto. Histórias com mais zoeira do que conteúdo acabam parecendo forçadas, e desanimam potenciais leitores.




2-Tenha ortografia boa
Se você não tem um bom conhecimento da língua portuguesa, significa que sua história perderá muito em qualidade. É importante que sua fanfic tenha o mínimo possível de erros gramaticais. Todos nós sabemos que o português é uma língua difícil, mas isso não é desculpa para não se esforçar: se você não consegue entender as aulas de português na escola, procure vídeo-aulas, acesse as aulas que o Spirit oferece ou até mesmo procure a ajuda de um amigo para revisar. Outra dica é para que você escreva seu texto no Word, pois a ferramenta de correção pode ajudar a corrigir alguns erros mais dramáticos. Revise antes de postar.




3-Não force romances
Não force romance. Talvez amor à primeira vista exista, mas até mesmo ele demora para se manifestar. Seus personagens precisam de tempo para se conhecer, precisam de convivência e de experiências juntos antes de poder falar, com certeza, o “eu te amo”. Além disso, ninguém gosta de romances idealizados, que dão certo logo de cara, como por exemplo: A menina esbarra no menino na escola, no dia seguinte eles já estão se pegando no quarto. Tente adicionar drama e enrolar ao máximo para o primeiro beijo, não faça tudo de cara.




4- Escreva um romance para a história, não uma história para o romance.
Não importa o quanto você ame determinado casal, você não deve escrever uma fanfic sobre eles apenas por escrever. Se não houver um enredo além da parte romântica, isto é, se sua história se resumir apenas ao casal se conhecendo, se apaixonando, se comendo e tudo que se relaciona a um romance, sua história rapidamente se tornará cansativa e sem graça.




5-Interaja com seus leitores
Seja legal com seus leitores. Um autor chato ou arrogante facilmente afasta leitores. Portanto, responda comentários, interaja nas redes sociais e saiba absorver críticas construtivas. Não há nada mais gostoso do que ser parceiro das pessoas para quem você escreve. Além de aumentar a popularidade da sua fanfic, várias amizades podem surgir dali.


6-Atualize sua fanfic
Atualize com frequência. Principalmente se seus capítulos não forem muito grandes, é importantíssimo que você mantenha um bom ritmo de atualizações, não apenas para manter os leitores que já tem, como também para que você mantenha o pique com sua história. Tenha o costume de escrever um pouco sempre que puder, pois além de garantir novos capítulos com frequência, você também tem a chance de refinar sua habilidade de escrever.




7-Não dê spoilers
Não dê spoilers. Mesmo que sua leitora ou leitor esteja praticamente implorando (literalmente ou não) para receber um spoiler, mesmo que você queira desesperar alguém com os próximos acontecimentos da história, mesmo que você seja um monstro sádico e desalmado que se alimenta de desgraça alheia, não revele nenhum detalhe do enredo antes da hora. É muito mais divertido, aterrorizante, desesperador e/ou dramático para os leitores descobrir apenas na hora da leitura.




8-Não peça ajudas de leitores
Não procure coautores quando a história já estiver postada. Se você não consegue tocar a sua fanfic pra frente sozinha, você sequer deveria tê-la publicado. Se você perceber que essa situação está acontecendo com você, não adianta procurar salvação nos seus leitores, pois só vai complicar as coisas, já que provavelmente você vai ter como coautora uma pessoa completamente desconhecida por você, e haverá muitas divergências, desentendimentos e pouquíssima produção. O ideal, numa situação dessas, é excluir sua fanfic e recomeçar o projeto dela, com um ficwriter que você já conheça e com quem tem amizade.




9-NUNCA copie
Não copie. Plágio é crime, é antiético e pode acabar com o desejo de escrever de uma pessoa. Se você não tem capacidade de ter suas próprias ideias e desenvolvê-las, não roube as ideias de quem tem. E lembre-se: homenagem é uma coisa diferente de plágio; ao reescrever uma história, mudando apenas o nome das personagens, você não está homenageando a história, mas está plagiando (a não ser que você tenha permissão para tanto). Se utilizar do mesmo enredo, mas escrevendo com suas palavras, não é homenagem, não é inspiração. O nome disso é plágio.




10-Faça como você quiser!
Escreva sobre o que quiser, e não deixe os outros decidirem nada sobre sua história. Não importa se o fandom quer o seu OTP morto e crucificado. Não interessa se o seu uke é o seme dos outros. E daí se fanfics colegiais têm 890% a mais de aprovação do público? Escrever uma fanfic deve ser uma atividade prazerosa, portanto, não escreva para agradar aos outros, mas a si mesma. Não deixe que os leitores decidam como o enredo deve prosseguir: eles não são seus chefes, você não está sendo paga para escrever, então tem mais é que ser feliz! Siga os seus desejos, e você garantirá textos de qualidade e muita autossatisfação.
Boa fanfic!


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...