~Brenn

Brenn
Pequeno Oshawott.
Nome: Breno
Status: Usuário
Sexo: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Aniversário: 17 de Março
Idade: 17
Cadastro:

Filosofia Pokémon! 5# - Como Funcionam as Pedras Evolutivas?


Postado

Filosofia Pokémon! 5# - Como Funcionam as Pedras Evolutivas?

Olá, pessoal! Tudo bem?

Eu sou o Pequeno Oshawott. Muito prazer!

E hoje, o tema foi sugerido pelo meu amigão @Krabts que perguntou "como funcionam as pedras evolutivas?". Obrigado pela colaboração, Krab!

*Abre as cortinas*

E com vocês... Filosofia Pokémon!

Começando aqui, vi que essa questão de pedras evolutivas seria um tanto complicado de pensar a respeito. Pois um Pokémon evolui, ou por experiência, ou por felicidade, ou por horário do dia e etc. E sabe-se que os Pokémon reagem a esses certos requisitos para que possam evoluir.

Afinal, como um Pokémon reage a uma pedra, a ponto de forçá-lo a evoluir? Vamos questionar esse troço!


"Está faltando uma... Mas deixa quieto".


Vamos imaginar uma batalha entre um Charmander e um Squirtle, ambos no Lvl. 15. Se esses Squirtle lançar um Jato d'Água no Pokémon de fogo, logicamente ele iria tomar muito dano. Mas, já parou para pensar porque um movimento do tipo Àgua é super efetivo contra o Charmander?

"Ah, Pequeno Oshawott! Um Játo d'Água é super efetivo contra um Charmander pois o Charmander é do tipo Fogo"

Bela resposta, mas não. O que eu quero realmente questionar é o que faz um Charmander ser do tipo Fogo. O que o caracteriza como sendo deste tipo? Sua cor? O fogo na ponta de sua cauda? Não. Mas sim, sua energia!

Até mesmo eu fiquei confuso, pois formulei essa hipótese em pouco tempo. Se pegarmos a teoria de que Pokémon são seres de energia, tudo se encaixaria, pois a hipótese estaria afirmando que o que diferencia um tipo do outro é o tipo de energia da qual o Pokémon é formado.

Como vocês devem saber, o Pokémon é transformado em energia para que fique armazenado dentro da Pokébola. Partindo disso, minha teoria afirma que Charmander é constituido por um tipo de energia, e Squirtle outra!

Para não nos perdermos, vamos dar nomes as energias dos quais eles são formados. Se Charmander for constituido de Energia de Fogo, e Squirtle de Energia de Agua, um ataque do do tipo Agua, também formado por essa mesma energia, seria superefetivo contra Charmander! (Pode-se concluir também que o Jato d'Água também é feito de energia). Logo, um Alakazam seria formado por Energia Psíquica, um Koffing seria constituido por Energia Venenosa, e Pokémon Dual-Type são formados por dois tipos de energia diferentes, já que ele recebe super efetividade pelos dois tipos, e por aí vai.


"Lunatone! Não, pera..."


Ufa! Acho que deu para entender, certo?

"Mas Pequeno Oshawott, para quê tudo isso?"

Bem, graças a essa hipótese que formei, acho que dá para enfim explicar como as pedras evolutivas funcionam. Uma pedra evolutiva reage, de acordo com o tipo de energia que o Pokémon é formado!

Nesse caso, uma FireStone faria efeito num Growlithe, num Vulpix, justamente por eles "serem do tipo fogo". Uma LeafStone faria efeito num Gloom, num Pansage e etc. E essas mesmas pedras não fariam efeito em outro tipo de Pokémon, porque a pedra só reage num determinado tipo de energia da qual o Pokémon é formado!

Porém, há uma bela falha nessa hipótese. Se um Pokémon pode evoluir com uma FireStone só porque sua energia é do tipo Fogo, logo seria possível também evoluir um Charmander para um Charmeleon com a FireStone, ou até mesmo um Charmeleon para um Charizard, já que eles também são formados por essa Energia de Fogo, certo?

Bem, certo. Mas o que diferencia um Pokémon que evolui por pedra de um Pokémon que evolui por outros tipos de evolução, é que esses Pokémon justamente já tem outro tipo de evolução!

Todos os Pokémon só podem evoluir por um único meio de evolução, isso é fato. Então um Pokémon que evolui por pedra, em específico, tem uma espécie de trava na sua transformação, pois não consegue acumular experiência e/ou usa-la para gerir sua evolução. Nesse caso, a pedra seria uma espécie de desbloqueio da evolução, o fazendo evoluir instantaneamente. Isso se dá pelo fato de que os Pokémon que evoluem por pedra podem evoluir em qualquer nível.

Porém, não vamos apenas nos prender às pedras. Temos também os itens de indução evolutiva, ou itens evolutivos, se quiser. Esses itens teriam a mesma mêcanica das pedras evolutivas, só que dessa vez, em Pokémon específicos. Pelo mesmo fato de que estes Pokémon não evoluem por outros meios e que não reagem a qualquer tipo de pedra.


"SunStone! Agora faz mais sentido..."


As coisas que eu não consegui buscar uma razão sobre, foi a respeito do porque Pokémon específicos não conseguirem evoluir por experiência, e precisarem de uma pedra para que isso aconteça, e também sobre a evolução por troca. Pois não faço a mínima ideia de como um processo de evolução desses existe no mundo Pokémon. Claro que isso existe por conta dos jogos, que induz o jogador a trocar com seus colegas e outros jogadores mundo afora. Mas um processo evolutivo físico... Bem...

Acho que com isso, podemos encerrar por aqui! Achei bem complicado formular uma teoria dessas, e acredito que ainda há alguns furos, mas gostei bastante do tema proposto pelo @Krabts meus agradecimentos!

Dúvidas, sugestões e/ou contribuições são super bem vindos nos comentários!

E se ainda não viu os Filosofia Pokémon anteriores, dê uma olhada!

Filosofia Pokémon 1#: Aqui!
Filosofia Pokémon 2#:Aqui!
Filosofia Pokémon 3#: Aqui!
Filosofia Pokémon 4#:Aqui!

Muito obrigado pela presença! Valeu e fui!


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...