~CamsLaFont

CamsLaFont
Nome: Cams LaFont (Clélia)
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Florianopolis, Santa Catarina, Brasil
Aniversário: 6 de Janeiro
Idade: 18
Cadastro:

LD #1: "Você nunca tem tempo e demora um monte pra postar! Então para de postar fics novas!"


Postado

LaFont Daily #1


Olá, olá, pessoal! Acho que a maioria de vocês está acostumada a me ver postado uma fanfic, e nada de jornais. Mas, tudo bem, sempre tem uma primeira vez.
Agora, lhes explicando o que é isso: Ano passado, durante o ano, tive a ideia de fazer jornais sobre como funciona a mente de um autor [de fanfic, obviamente], a vida dele e derivados. Como funciona tudo, e pra isso, dividi várias dessas ideias em tópicos, tirando algumas dúvidas, algumas curiosidades até como a minha vida funciona, algumas zoeiras básicas (minhas e de todos os outros autores), assim como outras coisas. Então, se der certo e alguém decidir ler e acompanhar os jornais, vocês quem sabem, devo continuar quando tiver um tempo! Não é nada fixo, mas achei legal compartilhar.
Agora, vamos ao jornal da vez:

"Você nunca tem tempo e demora um monte pra postar! Então para de postar fics novas, ué"


É uma que eu já ouvi muito, tipo, várias vezes e em várias redes sociais, inclusive aqui no SS.
A primeira lógica da questão é: Por que eu pararia de postar fics novas se elas me fazem bem? É uma lógica básica pra toda autora, fora que, se pensarmos, nenhuma fanfiction deve ser postada por dever (muito menos fama, tsc), então, pensem comigo, se a autora está postando fics novas, significa que ela na realidade só tem novas ideias que acha boas o suficiente pra compartilhar com vocês — ou sei lá, só acha boa e quis postar, é a autora quem manda. E também significa que ela não parou de escrever, ela só se interessou mais em escrever uma nova fanfic do que escrever a fanfic que você acompanha, muitas autoras acabam cansando da mesma história direto, e é por isso que muita gente escreve mais de uma fanfic ao mesmo tempo e, principalmente, lê mais de uma coisa (fanfic, livro, derivados) ao mesmo tempo, assim como vê mais de um seriado. Claro que é super chato você não ter atualização da sua fanfic, mas imagina se essa autora postasse um capítulo péssimo só porque vivem enchendo o saco dela pra isso? Isso sim seria horrível, não?

Agora, temos outra coisa ainda mais interessante: a demora. A maioria das autoras tem, em média, de 14 a 17 anos, forçando uns 18 anos, talvez. Eu, por exemplo, tenho 18, e conheço algumas autoras que estão quase em 18, e tenho amigas até que escrevem tendo 19, quase 20. Com 14 anos é normal imaginar que não hajam muitos problemas pra escrever, mas principalmente dos quinze para frente, a pessoa acaba ficando sobrecarregada com o colégio, com trabalho, ou até mesmo com problemas pessoais, e o que escrever era passa a não ser mais a mesma coisa. Você tem vários problemas que tem que lidar, e se não lidar com eles, pode esperar uma reprovação, uma demissão, qualquer coisa do gênero. Com 17, por exemplo, você está no terceiro ano, e supondo que a maioria das pessoas queiram fazer uma faculdade, é raro ver alguém que quer ficar um ano parado sem estudar, então a maioria quer sair do ensino médio e ir pra faculdade — mas, para isso, precisa estudar, e fanfic não é estudo, é diversão. É nesse momento que você tem que fazer uma escolha: você pode ir pro seu computador e se divertir fazendo o que gosta, ou pode pensar no seu futuro. É a mesma lógica da faculdade (que só piora as coisas, afinal, não é fácil estudar na faculdade), é a mesma lógica de trabalhar, é a mesma lógica de ter uma vida além das fanfictions, e isso é muito difícil de fazer alguns leitores notarem. Ninguém é pago, ninguém recebe nada pra estar postando, apenas usa sua vontade de escrever e seu tempo, e tempo é algo relativo: num fim de semana você pode estar livre, no outro pode não conseguir sequer respirar.
Muitas autoras se desdobram para conseguirem postar um capítulo para seus leitores, e é triste quando você não pode postar, mesmo fazendo de tudo, mas é ainda mais triste você falhar na sua vida pessoal apenas porque quis ficar escrevendo durante a madrugada e perdeu seu horário na manhã seguinte pro trabalho.
E é justamente num ponto final que eu queria chegar:
Nenhum autor de fanfic escreve por dinheiro, e são poucos deles que publicam suas histórias até livros, mas até chegarem em livros, passaram horas escrevendo, horas muitas vezes suadas, e muitas vezes, também, escreveram por obrigação, coisa que jamais é certa na área das artes. Um autor escreve porque gosta, um autor tem uma ideia porque se interessou pelo assunto, um autor gosta de ser reconhecido e deve tudo isso aos seus leitores, mas não confundam o fato dele ser eternamente grato com vocês com ter de postar todo dia, ou toda semana, ou até mesmo todo mês. Todo mundo tem uma vida pessoal, e enquanto muitos leitores passam seus dias lendo, por ainda não terem nenhuma grande responsabilidade, muitas outras pessoas (até mesmo leitores) tem muito mais o que fazer — e escrever não está incluso na lista. Uma boa história não é uma história que sai rápido, mas sim é uma história que tem o amor do autor, sua dedicação e seu tempo. Há autores que conseguem postar todos os dias e escreverem histórias brilhantes, mas nem todo mundo tem essa capacidade, e é justamente esses que são julgados por demorarem.
Fora que a demora é levemente relativa, não é mesmo? Uma de vinte e quatro horas pode ser pouco, mas uma hora de duas é muito.
Todos têm uma opinião diferente, mas tem sempre algo em comum: tentar fazer as coisas saírem forçadas nunca vai levar a perfeição.
Eu também sou leitora, e fico possessa quando os autores demoram pra atualizar, muitas vezes vou até brincar de reclamar pela demora, mas sabem o que eu justamente faço? eu tento me pôr no lugar deles. E não só nisso, mas em muitos outros momentos.
E é com isso que termino esse jornal, não escrito para mim, não para as minhas leitoras (ou leitores, né?! hahaha), mas para muitas outras fanfics, autoras e leitoras (também vale autores e leitores!).
Qualquer dúvida, sugestão ou crítica (construtiva, é claro!), estou de braços abertos, e espero que tenham gostado.

— Cams LaFont


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...