Sobre romantização de abuso em Fanfics.


Postado

Sobre romantização de abuso em Fanfics.

Eu não quero ser caga regra e nem chata, mas as vezes isso é necessário.

Eu não leio nenhum tipo de Fanfic que suavize ou romantize abusos ou estupro. Vejo várias por ai onde a mocinha é abusada de todas as formas, resolve se vingar a lá Jennifer Hills de "Doce Vingança", só que se apaixona pelo agressor. Gente, pro mais ficção que possa ser, isso não existe e é um desrespeito com quem já sofreu/sofre abusos.

Cada um escreve o quer e lê o que quer, esse tipo de Fanfic vai continuar existindo e ok, fazer o que! Só que gente, botar a mão na consciência não mata. Se você quer abordar temas pesados, tudo bem. É bom um pouco de realidade e drama em livros, só que essa realidade não consiste em “gente se casando com abusador”, quando isso acontece já vira rocambole, tu deixa de escrever sobre uma coisa real e dramática (Algo que não é fácil de ser escrito), para contar uma historinha de amor que supera até estupro/abuso físico/abuso psicológico.

Me da medo que muito dessas Fanfics fazem sucesso (Mas fico feliz pelo autor) e muitos dos que lê isso são pessoas de doze até quinze anos, mesmo a classificação sendo +18. Isso já é normal, tanto que todos dizem “A responsabilidade é de quem lê”, o que é verdade! Não tem como barrar gente nessa faixa etária de ler algo adulto mesmo, mas mesmo assim quem escreve deve ter um pouco de zelo no que faz. Romantizar abuso faz com que meninas dessa idade, que não tem idéias firmes e são românticas, pensem que esse é um tipo de amor que ideal. Salvar o menino/abusador que ela ama é um ótimo final. Eu realmente acho que esse tipo de coisa pode influenciar nas decisões de gente nova que lê esse conteúdo.

De qualquer forma, influenciando os mais jovens ou não, sendo só uma historinha ou não, é bom deixar claro que cada um escreve o que quer e opina o que quer, e em minha opinião esse tipo de romance deveria ser bem mais cuidadoso. Não é pelo tema ou até mesmo os romances (Ter romance na história não significa exatamente romantizar o abuso e o abusado) em si, várias histórias ótimas tem abusos como tema e em algumas ocorrem paixões sim, como em Lolita, que se trata de um homem adulto narrando seus amores por uma jovenzinha. Mas em histórias assim nada é simplesmente suave, não existe o tão aclamado final feliz, porque não tem como ter um. Todos os personagens são envoltos por neblinas, eles são reais, são loucos, guardam problemas, são realmente complexos. O romance do livro é aquele doentio, humano, que pode machucar. Isso sim é uma boa história sobre abuso, e ai sim podem ocorrer romances, mostrando a maior loucura do ser humano (E não acreditem que esses amores são reais, eles são doentes! Se a pessoa cada com o cara que acabou com ela, então o autor deixa claros os sinais de problemas ali).

O tipo de história que eu comentei no parágrafo acima são aquelas que trazem realidade e tocam no assunto com verdade, bem diferente daquele clichê onde e menininha é inocente e vazia, o homem tem alguns probleminhas e ai ele resolve se aproveitar daquela garota, de algum jeito. A história pode seguir esse dois rumos:

1 – Ele abusa da garota e ela resolve se vingar.

2 – Ele abusa da garota até que percebe que ama ela.


O primeiro caso pode te fazer pensar que terá uma narrativa boa e personagens interessantes, mas é só uma história maior que chegará ao mesmo ponto do item dois. No final, os dois protagonistas vazios vão descobrir que se amam e serem feliz para sempre. Todas as marcas do passado serão apagadas, todo o sofrimento e raiva que a protagonista pudesse sentir. Se hoje em dia nem os Happy Ending de contos de fadas são aceitos tão bem, imagine o Happy Ending de duas pessoas que provavelmente seriam atormentadas pelo passado pelo resto de suas vidas. Duas pessoas que se machucaram vivendo felizes para sempre só acontece em ficção mesmo.

Ps: Espero uma Fanfic dessa onde ocorre uma segunda temporada mostrando a felicidade do casal desabando por causa de todos os traumas do passado.


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...