~ChelePlushie

ChelePlushie
Nome: Rochele Watterson
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Esteio, Rio Grande do Sul, Brasil
Aniversário: 25 de Fevereiro
Idade: 24
Cadastro:

Incongruities


Postado

Happy New Year, everyone! :D


2016 chegou e minhas férias continuam - tenho muitas fics pra colocar a leitura em dia ainda - Mas como dá pra notar, não consigo ficar sem escrever por muito tempo, então, nem que seja em um jornal, eu irei expressar-me da maneira que mais gosto! E dessa vez, será mais um desabafo mesmo. De antemão, já aviso que o que virá a seguir, é apenas a MINHA opinião. Se você não concordar - ou concordar - argumente nos comentários!
Para ficar mais organizado, falarei por tópicos, começando por...




♦ Clichês de AD, por quê? ♦

Pelos deuses, o que diabos está acontecendo com a categoria de Amor Doce aqui no site? Pra vocês terem uma ideia, eu conheci ela em meados de Junho/Julho de 2015 e não era uma categoria tão grande ou conhecida como está agora. Acredito que um pouco desse "hype" se deve a onda de youtubers famosos que fizeram gameplays do jogo nos últimos meses. Mas tipo, a coisa estourou de uma maneira ruim. BEM RUIM. Porque ao invés das docetes se motivarem a criar estórias baseadas no dating game, a maioria em si, nada mais faz além de copiar o enredo do jogo - de um jeito estranho - Não entendo qual a motivação dessas pessoas ao escrever fics assim. Por que escrever algo exatamente como já existe? E pior, colocando umas coisas sem pé nem cabeça.


"Olá, sou Fulana, tenho 16 anos e acabei de perder meus pais, por isso estou indo morar com minha tia na França, onde irei estudar em Sweet Amoris, minha nova escola, com novos amigos e quem sabe, o amor da minha vida?"

"Eu não sei fazer sinopse, mas a fic é boa. Leiam, por favor!"

"Leia e descubra..."

"~Insira uma letra qualquer de música em inglês aqui~"




STOP! NO GOD, PLEEEEEEEEEEASE, NOOOOOO!



Eu tenho vontade de arrancar os meus olhos quando leio esse tipo de coisa. Gente, entendam, isso aqui em cima, não são sinopses!




"Relato breve". É um mini resumo do que se tratará a sua estória. Qual é a dificuldade nisso? Escrever uma sinopse é muito mais simples que criar todo um enredo e escrever uma fanfic. E é ela que irá conquistar os leitores e chamar a atenção deles para dar uma chance ao seu trabalho. Então deem uma atençãozinha "a mais" para isso e dediquem-se.


♦ Incongruências sem limites! ♦

Já não bastasse os clichês, ainda tem os erros ortográficos - nível motherfucker hard - e o complexo de bipolaridade.


"Sou rockeira, gamer, otaku, rara, sei tocar todos os instrumentos musicais existentes na face da Terra, sou linda, tenho um corpo de dar inveja, olhos que mudam de cor, cabelos coloridos e todos os caras da escola me desejam"


Puta. Que. Pariu.

Véi... Na boa, é impossível não ler isso e pensar na hora que é uma criatura extremamente insegura que está do outro lado da tela escrevendo isso. Gente, volta pra vida real, ok? - exceto se for temática fantasia, mas nesses casos, normalmente não são - E quanto ao complexo de bipolaridade, onde os autores criam uma personalidade para seus personagens, mas não mantêm isso? Eles começam com a pessoa sendo tímida, anti-social e depressiva e do nada, mudam para alegres, extrovertidos e cheio de amigos. Fora milhões de outros exemplos de personalidades distorcidas. Não façam isso. Se você planejou de um jeito, mantenha desse jeito. Não fique mudando toda hora porque isso acaba confundindo os leitores.
Outra coisa, não escreva o "óbvio". Se você está sem inspiração, mas não quer deixar seu capítulo pequeno, pare, descanse e volte a escrever mais tarde. Não "encha linguiça" com frases inúteis e que não irão agregar em nada.


"Fulano comeu feijão com a boca" ~com o que mais ele comeria?~
"Beltrana caminhou pelo corredor e abriu uma porta que estava presa ao chão" ~e onde mais ela estaria? flutuando?~



♦ Paixão ou Fama? ♦

Isso é algo que vem me incomodando faz tempo. "Nossa, você é famosa... Como fez pra ter tantos favoritos/leitores?", "Me ensina sua técnica?", "Queria ser famosa como você". PELO GRANDE ODIN, PAREM!



Sendo bem sincera, eu não me considero "famosa", acho bem estranho até quando dizem isso. Ao meu ver, sou apenas mais uma autora/leitora, como a maioria aqui. Não sou maior ou melhor do que ninguém. É óbvio que fico extremamente feliz com o retorno positivo que tive nas minhas fics, mas isso não veio de graça. As pessoas hoje em dia querem obter sucesso de forma simples e rápida, sem esforçar-se para isso. Meus leitores sabem o quanto eu me dedico, o quanto me doo para as minhas estórias. Seja com trailers, com capas ou com capítulos - que são postados regularmente, uma vez por semana. Então, todos os favoritos que consegui, foi pelo meu esforço em fazer sempre o melhor para meus leitores, sejam eles 20, 200 ou 1000.
Eu nunca escrevi em busca de fama... Sempre foi porque amo escrever. Amo mesmo. É um sentimento indescritível e o qual tenho certeza, muitos autores daqui também sentem o mesmo.


Me dá agonia ver alguns escritores de hoje em dia, tão desleixados com seus leitores. Eles começam novas estórias e quando percebem que não atingiram uma quantidade alta de favoritos ou comentários, as excluem sem dó, sem aviso prévio ou justificação. Um total descaso e falta de respeito com quem decidiu dar uma chance a esses projetos. Sem mencionar, que criam novas obras, sem fazer ideia de como continuá-las. Se você escreve apenas por fama, tenho uma péssima notícia para lhe dar... Você nunca vai conseguir alcançar o sucesso que procura. Não desse jeito.




♦ Inspirações excessivas & Plágios ♦

Antes de mais nada, eu queria entender... O QUE DIABOS SE PASSA NA CABEÇA DESSAS PESSOAS PARA PLAGIAR OS OUTROS?! GRRRRRRRRRRRRR. Desculpem, eu sempre me exalto nesse assunto, por isso o deixei por último. Eu já sofri plágio de uma fic antiga e sei muito bem o quanto é ruim. Não bastasse a garota copiar minha fic e capa, ela ainda teve a audácia e petulância de colocar nas notas iniciais "Desculpem por esse capítulo bosta de hoje, estava sem inspiração quando escrevi ele". MANO... NA BOA...




Essa semana, acompanhei de perto uma situação bem complicada. O plágio de um trailer - não era meu, era de uma amiga - E como isso me sobe o sangue! A pessoa que plagiou, apenas mudou as cenas de um personagem por outro, mas o resto - até os textos e músicas - estavam exatamente iguais! Cara, não é porque tu """""alterou""""" um pouco o vídeo, que deixou de ser plágio! Mesmo se der créditos à pessoa original, continua sendo incorreto. SE LIGUEM. É FEIO, ERRADO E RUDE. Mas por sorte, tudo se resolveu pacificamente, com a plagiadora deletando o vídeo e fazendo um novo, bem diferente.




Eu acredito que o plágio se deve ao fato de que: a pessoa gostou tanto, mas tanto de algo, que ela também quer fazer igual ou semelhante. E aí, entram as "inspirações excessivas" ~Obrigada @Unforgivengirl pela expressão~
É muito legal gostar de algo e inspirar-se naquilo, mas inspirar, não significa COPIAR. É o mesmo caso do trailer, não adianta em nada você "alterar" algumas coisas para diferenciar-se, se na maioria dos aspectos estiver igual. Vamos inovar galera, exercitem essas mentes e criem as coisas por si.




E não preciso nem dizer que notei mais de uma inspiração excessiva de "Falling in the Past". E quando digo excessiva, é do tipo que até os diálogos ficaram praticamente os mesmos em várias partes. Não vou denunciar, porque acho algo ruim e não se encaixa ao meu perfil fazer isso - apenas em casos extremos, claro - mas espero de verdade que essas pessoas melhorem e criem por si mesmas seus enredos, diálogos, cenários e ideias.
E um recado aos plagiadores... Não importa o quanto você tente esconder ou pensar que ninguém irá descobrir, cedo ou tarde, alguém encontra e te denuncia. :)

Sejam autores únicos e inspiradores, não copiem o trabalho e esforço dos outros, ok?

Well, esses foram apenas alguns desabafos que estavam entalados aqui faz tempo. Tenho certeza que esqueci de mencionar várias coisas, mas fica para outro jornal algum dia... Comentem aí embaixo se concordam, discordam ou se já passaram por alguma situação assim. Vamos dialogar! ^u^

E pra finalizar, fiquem com um gif onde fui perseguida por um quero-quero. :)



Escutando: History - One Direction
Lendo: Fanfics de AD que estou com a leitura atrasada! ^u^"
Assistindo: Downton Abbey
Jogando: 1010!
Comendo: Sorvete de Flocos
Bebendo: Guaraná

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...