~Digilovers

Digilovers
Nome: Digilovers
Status: Usuário
Sexo: Indisponivel
Localização: Indisponivel
Aniversário: Indisponivel
Idade: Indisponivel
Cadastro:

Perfil para Betas


Postado

Olá, digiescolhidos.
Após a postagem do jornal #PorMenosCríticos #PorMaisBetas, muitos declaram suas opiniões sobre o assunto.
Agora que toda a situação foi discutida, veio aqui para pedir a opinião de todos vocês para que parte desses problemas possa ser resolvido.
Gostaria de criar aqui, no próprio perfil do grupo, uma área destinada para aqueles que gostariam de ser betas da categoria.
A ideia é bem simples: criar um jornal, ou colocar no próprio perfil, um lugar onde aqueles que gostariam de se oferecer como betas para o grupo.
Isso serviria para vários motivos, entre eles:
-Melhorar o entrosamento do grupo e melhorar os laços de amizades existentes, além de forjar novos;
-Aprimorar a escrita daqueles que seriam betas, proporcionando um benefício para eles próprios;
-Auxiliar nossos amigos que não têm tempo, meios ou condições de formatar o texto de suas fics;
-Integrar membros que não participam do grupo e incentivá-los a conhecer o trabalho dos outros, a interagir e fazer parte do grupo como um todo.
Aqueles que quiserem participar desse grupo de betas, colocariam seus nomes na área designada e ficariam a disposição da categoria.
Entretanto, o mundo não é perfeito, e problemas podem surgir.
Estou abrindo esse jornal para saber a opinião de todos a respeito disso, mas aqui já estou colocando algumas formas de prevenir atritos;

Eu quero ajudar, mas também não quero prejudicar minhas próprias histórias. Como vou escrever se tiver que cuidar da fic dos outros?
Então, haveria um limite do número de fics que uma pessoa poderia assumir para si. O limite poderia ser 2, 3 fics, ou o próprio beta poderia estipular seu próprio limite. Para indicar que esse beta está muito ocupado, ele colocaria um X ao lado do seu nome indicando "não posso aceitar mais fics".

Eu fiz a betagem do capítulo, fiz meu melhor, me esforcei e dediquei meu tempo, mas o autor decidiu postar a fic como estava, ignorando meu trabalho. O que eu faço?
Se a pessoa decidiu pedir pela betagem, então desconsiderá-la completamente é uma grande afronta ao beta e um desrespeito à comunidade como um todo. Caso o autor em questão não goste da betagem, ele deve tentar resolver isso com o próprio beta, e se a situação fugir ao controle, o autor e/ou o beta pode quebrar o vínculo, entretanto, esse deve ser o último recurso apenas, procurando sempre a conciliação.

Eu fiz a betagem, o autor utilizou dela e depois sumiu da categoria, se isolou dos outros e não interage com ninguém. O que fazer com autores individualistas?
Caso tal comportamento seja visto, o beta deve relatar aos outros betas para que eles fiquem de sobreaviso. Em caso de reincidência, uma "lista negra" circulará entre os betas para que eles não aceitem tal autor até que ele mude a atitude e/ou peça desculpas à categoria como um todo.

Toda essa ideia está linda, mas e se não funcionar? E se acabarmos não só ajudando individualistas, como prejudicando aqueles que sabem que precisam mais de nossa ajuda e que fazem parte da comunidade? A coisa pode fugir do controle e causar discórdia...
Sim, essa ideia pode ter uma boa proposta, mas antes será preciso um test drive para ver se realmente funciona. Acredito que seja interessante fazer um test drive de 3 meses, até o fim de 2016, para ver se continuamos com a ideia ou não.

Eu sou um autor que pedi ajuda a um beta mas ele tentou me forçar a mudar violentamente a ideia da minha fic, querendo decidir o rumo dela e prejudicando seu desenvolvimento, o que eu faço?
A relação beta/autor não deve ser a de chefe/funcionário, mas sim de colega/colega. A função dele não é de ditar como a história será feita, mas sim consertar erros estruturais e se, e somente se, o autor se sentir confortável em discutir a trama, tal diálogo deve ser feito. Um beta não pode interferir no processo criativo, mesmo se ele tiver ótimas ideias, ele deve sempre agir com humildade para com o autor, nunca tomando uma atitude autoritária. Ele deve apenas aconselhar o autor (somente se este desejar um conselho), não dominá-lo. Em caso de atitudes assim, o caso deve ser reportado aos outros betas para que eles decidam entre si o que fazer, de acordo com a gravidade do ato.

Pois bem, essa é a ideia e esses foram alguns pontos que julguei relevante abordar inicialmente.
Dúvidas, críticas, sugestões, elogios?
Deixem aqui nos comentários desse jornal, vamos decidir como um grupo o que fazer.


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...