~Digilovers

Digilovers
Nome: Digilovers
Status: Usuário
Sexo: Indisponivel
Localização: Indisponivel
Aniversário: Indisponivel
Idade: Indisponivel
Cadastro:

#PorMenosCriticos #PorMaisBetas


Postado



Olá Digiescolhidos!

Hoje vamos tratar sobre um assunto sério, muito polemico e em muitas das vezes desagradável. Estamos falando das criticas.

Bem como sabemos o ficwriter (autor de Fanfiction) normalmente é aquele que escreve por diversão, prazer e satisfação, fugindo um pouco do mundo real, libertando tudo o que está preso em sua mente e coração. São pessoas que trabalham, estudam ou fazem ambos em sua rotina e ainda tem sua vida social, certo?!
O que está acontecendo é que na mente de muitos leitores e autores isto não procede, eles querem chegar e encontrar a estória com uma ortografia impecável, coisa que nem autores profissionais conseguem o mérito. Não sei se sabem, mas estes profissionais normalmente mandam as suas obras para edição. Exatamente meus caros exigentes! Mesmo que um autor dedique-se completamente aos seus livros, que ao contrario de meros ficwriters, é o que lhes garante o pão de cada dia, ainda escrevem muitos erros de pontuação, ortografia e tempo verbal.

Gente dá muito trabalho ser “criativo” e ter uma escrita impecável!

Então meus “amados críticos” tentem pesquisar mais sobre o tema escritores, que provavelmente vocês sentirão vergonha de suas palavras cruéis e obtusas que já foram jogadas para alguém que só está ali curtindo um mero prazer.

Ah então devo ler erros gramaticais e não falar nada?
Se você se julga tão competente a ponto de querer cobrar a perfeição do colega ou se no caso é uma alma nobre que deseja apenas ajudar um texto que tem tudo para ser maravilhoso se tirar os erros “ofereça betagem”. Como disse nossa irmã @SamyKido: O MELHOR CRITICO É AQUELE QUE EM VEZ DE DETONAR EM COMENTÁRIOS LHE OFERECE UMA BETAGEM... NÃO SEJA CRITICO, SEJA UM BETA!
Não estamos dizendo que você é obrigado a se comprometer em betar a fic toda do autor, mas pode “discretamente” mandar uma MP para a pessoa e oferecer betagem no ultimo capitulo postado. Isto é, se você estiver mesmo com boas intenções.

Ah, mas de boas intenções o inferno está cheio não é mesmo?
Agora vamos falar daquele critico que acaricia para depois te dar um golpe fatal.
“Gostei muito blablablablabla...” Mas não se enganem, pois quando seu sorriso começa a se abrir vem um Fatallity .Sim e muitas vezes a critica que vem é tão pesada que você se pergunta porque causa, motivo, razão ou circunstância este ser ainda lê as coisas que escreve. Cuidem estes termos: entretanto, porém, todavia, contudo, mesmo que, mesmo se... Normalmente é o pior tipo de análise é quando o critico acha impossível fazer um comentário todo bonitinho sem que haja uma posição, então ele se esforça visivelmente para colocar algo, mas... Como uma forma muitas vezes enrustida, camuflada de dar um banho de água gelada no autor.

“Ah já tem elogios demais nestes comentários, eu que não vou aumentar ego de ninguém”. “Ah ficou até legal, mas se fosse do meu jeito seria melhor”.
Não sabemos identificar o que leva os críticos em questão terem tanto fel e propensão à agressividade contra os pobres autores, mas de uma coisa nós sabemos, quem realmente quer ajudar está em nossa lista de amigos, nos oferecem ou trocam betagem, criam intimidade o suficiente para chamar em MP e dizer “Olha você escreveu o nome do tal Digimon errado”. Críticos amigos é outro nível, este sim quer ver o texto ficar perfeito, evoluir, quer ver o seu sucesso. É aquele critico que pega o capitulo do qual você “ralou o cu” para escrever, criar, pesquisar, dar o melhor de si e retira as palavras repetidas, arruma o tempo verbal, dá um suporte na ortografia.

Outro tipo de critico é aquele que não dá espaço para o autor desenvolver sua “ficção” a seu bel prazer. Ele chega à Fanfiction alheia decidindo o que combina e o que não combina com o personagem tal. Esse é o pior tipo de erva daninha que existe! Todos nós sabemos que mesmo em uma obra original cada um tem percepção diferente sobre um personagem. Caro senhor critico, ler algo que não seja escrito por você mesmo pode apresentar coisas que vão contra seu honorável gosto então se vai ler um Taiora e shippa Sorato esteja preparado para ler coisas que não vão te agradar pois aquele é o shipp do autor.

E quando o critico lê um texto onde existem POVs e Flashbacks e já coloca no começo “não gosto de POVS e Flashbacks, mas...” Ah não gosta, está fazendo o que aqui? Esta dizendo que não gosta por quê? Acha que o autor vai mudar para que vossa excelência sinta-se a vontade com o texto? Se não gosta e está lendo a responsabilidade é de quem mesmo? Saiba que é falta de educação chegar dizendo do que não gosta, isso aqui é uma rede social onde pessoas postam as suas estórias e não supermercado, você não paga o autor pelo trabalho dele.

Queridos críticos se socializar e fazer boas amizades não forem algo de valor para vocês então continuem com a falta de educação, de tato, de cuidado com as palavras, se delicadeza não é o forte de vocês e, se prestatividade é palavra fora de seus vocabulários recolham a insignificância de vocês e tornem-se fantasmas, pois muito ajuda quem não atrapalha e se a diferença entre criticar e humilhar ou fazer sarcasmos camuflados não é explicita para vocês, saibam que não precisamos de contribuições agressivas para o nosso desenvolvimento.

Outro ponto interessante é quando o critico gasta todo seu “culto vocabulário" e te deixa uma critica formal chatíssima como se estivesse escrevendo para um jornal e isto jovens em um site onde o principal objetivo é descontrair, a pessoa cai no ridículo de querer se mostrar culto e formal em um local feito para interagir, fazer amigos, aliviar tenções. Por favor tenham simancol , tenham noção do ridículo ninguém gosta de formalidades além disto já usamos isto no nosso dia a dia temos que chegar onde podemos nos soltar e lidar com pessoas que forçam isto? Isso é um gripo de amigos virtuais e não um supremo tribunal, não queimem o próprio filme. Também tem o contrario, quando o critico mata o português de todas as formas e vem usar a desculpa de “gírias de internet”. Por favor, criticar já é feio, ainda mostrando que nem sabe escrever é pior ainda!

Aqui mesmo no grupo temos vários exemplos de pessoas que evoluíram em sua escrita devido ao apoio em MP dos colegas de categoria, outros desenvolveram-se lendo mais e aprimorando-se por si próprios seguindo exemplos, seja como for, tudo seguiu de forma pacifica e sem precisar jogar a auto estima do colega no chão e esperamos que continue sendo assim.


E para todos os que vieram de sites frios e hostis onde já nos primeiros capítulos de uma estória se lê criticas agressivas em relação a escrita e mesmo a trama, só temos a desejar que se adequem as nossas regras.



SEM AGRESSIVIDADE.
SEM SARCASMO CAMUFLADO.
SEM SUFOCAR A LIBERDADE CRIATIVA DO COLEGA.
SEM IMPOR OU FORÇAR SUAS PREFERENCIAS.

Sejam todos felizes e amigos, pois Fanfiction é o nosso prazer e não nossa obrigação e se a realidade não é utópica nosso mundinho pode sim ser, porque não? Se entrar no nosso grupo, entre para somar e não para dividir. Seja a força que impulsiona seu colega a prosseguir e não a pedra que o derruba pelo caminho.


Este jornal está aberto a debates. Queremos saber a opinião de vocês sobre esse assunto!
Compartilhem: #PorMenosCriticas #PorMaisBetas


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...