ßJooYeon-

JooYeon-
. sasa
Nome: Tia Sasa
Status: Beta Reader
Sexo: Feminino
Localização: Indisponivel
Aniversário: Indisponivel
Cadastro:

ßJooYeon- - . sasa

INDISPONÍVEL PARA BETAGENS!


Por favor, pedidos de betagens apenas por MP ou Line <3



Yaoi ♔ K-pop ♔ E-X-O ♔ SM Stan ♔ 707 ♔ Slytherin ♔ Armin

A Desumanização dos Beta Readers

Postado

Olá, lirou amorzinhos da Tia. Como vocês estão?

Bom, meu último jornal de verdade foi em 2015. E, por incrível que pareça, esse jornal tem o mesmo tema que ele: Correntes de ódio e Betas. Nossa, tia Sasa, mas isso não é redundante? Sim, é, e aí que se encontra o problema: Eu poderia ter postado aquele jornal ontem e ele ainda teria essa enorme carga atual. E isso é um sério problema. Por isso, se você ainda não leu, sinta-se convidado a ler, porque aqui o tema será discutido de outras formas.


Clique aqui para ler "Sobre Correntes de Ódio e Betas"





Eu me tornei Beta Reader em 2015, mas eu faço parte do site desde 2009. Em todos esses anos, eu passei por fases do Spirit que muitos de vocês não conhecem. O famoso Anime Spirit era um lugar lotado de fanfics mal escritas, internetês, fóruns com tópicos de amor e treta todos os dias... E por aí vai. No entanto, era um lugar que a galera costumava se respeitar um pouco mais, já que as tretas não passavam de acusações do tipo: “çai daki todo mundo sabi ki a sacura é muito melior q a hinata”, “narutard”.

Resumo: As ofensas aqui proferidas eram somente relacionadas às questões de gosto. A tua vida pessoal não importava pra ninguém.

Ainda tá acompanhando comigo? Então vamos lá.

Com os anos, o site foi mudando e seu público foi crescendo e amadurecendo. Muita gente foi embora, o fórum ficou mais parado e agora – pra fazer lirou frendz e tretar – tinha a timeline. As regras foram sendo implantadas, com o simples objetivo de melhorar a qualidade do conteúdo aqui produzido. Isso não parece algo genial? Um site que você tem perfis lindíssimos (Obrigada, frendz que sabem editar!), histórias de 234324 categorias muito bem escritas e uma possibilidade de conhecer pessoas que também amam o que tu ama.

Ca-ra-lho, que site genial!

E aí entra todo aquele contexto que eu disse no outro. Resuminho da tia Sasa:


Escreveu em “Correntes de Ódio e Betas”


O nome disso é Ódio gratuito.

Você sequer pensa antes de ofender e machucar alguém. E, com isso, todo aquele amor e carinho que nós usávamos antes para construir amizades, acabou indo embora. Hoje em dia muitas relações são criadas na base do ódio e do descaso, como se um criador de conteúdo que seja fosse nada mais que algo pra você desabafar suas dores.

Ainda somos pessoas. Querendo você ou não.




pausa da tia Sasa para acalmar e tomar um iogurte



Citação:

Agora, dito sobre essa corrente de ódio que se espalhou, quero falar sobre o site especificamente. Quando você pede um favor para alguém, e essa pessoa faz de muita boa vontade, é justo que você a cobre daquilo? É justo que você a ofenda e seja má com ela como se não fosse "nada mais que seu trabalho"?



Pessoal, eu tenho 20 anos. E dentre muitos problemas de saúde que eu tenho, como depressão e ansiedade, eu possuo um caso um tanto quanto grave de avitaminose. Avitaminose é a deficiência múltipla de vitaminas, o que acaba gerando casos de anemia, fraqueza, e todo tipo de doença que você sabe que são causados pela ausência disso.

Tá, tia, show de bola. Pra quê eu quero saber dos teus problemas de saúde?

Você não precisa saber. O que você precisa entender é que, assim como você tem a tua escola, trabalho, seja lá o que for, eu também tenho; por que, veja, eu sou um ser humano igualzinho a ti. E isso significa que eu também tenho imprevistos, doenças, falta de internet, sofro com perda de parentes e etc. Eu não sou um ser perfeito que está aqui 24hrs por dia a dispor de tudo.

Essa semana, eu estive no hospital por um tempo considerável. E, não sei vocês aí, mas por aqui os hospitais não permitem a utilização de eletrônicos em pessoas com tubos nos braços. Eu fui obrigada a ficar 32h em cima de uma cama, sem conseguir sequer me mexer; mas mesmo assim, eu apareci aqui no site e postei isso aqui:



Mesmo assim, eu avisei o que tinha acontecido da melhor forma que pude. E eu achei que, pelo público do site ser consideravelmente maduro, seria compreensível. Mas não foi.

Ah, tia, então tu veio escrever isso tudo pra desabafar? Não. Eu vim tentar ajudar, mas pra isso eu preciso que você entenda toda a situação.

Voltando ao assunto, você – agora sabendo de tudo que aconteceu – imagina: Poxa, tudo bem, dois dias de espera pra um capítulo não é nada! E, depois disso, espera que eu receba mensagens desse tipo. E eu recebi <3


que lirou frendz adorável <3


Mas, como a vida não é um MV do EXO, eu não só recebi mensagens como as de cima. Houveram, sim, algumas pessoas que me mandaram algo do tipo: “Ah, legal, mas e aí, quando tu acha que vai conseguir me entregar o capítulo?”. Não, eu não quero que você sinta dó de mim, eu quero que você entenda que eu também sou um ser humano.

E isso, gente, se chama empatia. Se colocar no lugar do outro, tentar pensar: Poxa, e se fosse eu? Eu gostaria que alguém me dissesse isso pra algo que eu estou fazendo de boa vontade?

E o último ponto que quero falar é: A mensagem do print foi enviada por uma meninona linda de 14 anos. E as que descrevi abaixo, por pessoas de 20 pra cima.

E aí eu te pergunto: Será MESMO que o problema é a idade ou seria maturidade?






Pessoal, o meu objetivo nesse jornal não é outro senão mostrar que nós podemos sempre melhorar. Sei que alguém, pelo menos ALGUÉM, que leu isso parou pra refletir sobre algo que fez recentemente relacionado à esses assuntos. E essa pessoa vai perceber se isso é algo que faz bem a ela, ou não. Okay?

Não é porque você tem 14 anos que não possui maturidade, que tem a liberdade pra fazer o que quiser. Se eu resolvo mostrar essas mensagens com perfil de vocês para a administração, claro que envolvendo outras coisas mais pesadas – como agressões verbais e flooding – vocês levam ban. É, ban.


Escreveu Termos de Uso do Spirit

Você concorda em respeitar a todos e em não postar mensagens que degradem a imagem do Spirit, de sua equipe, dos demais usuários ou terceiros. [...]



Mas eu não acho que isso seja necessário. Nada disso é necessário. Por um simples motivo: Te fazer ser banido não vai te ajudar a ser alguém mais maduro. E a vida, amigo, vai te ensinar isso querendo ou não; é, você não tem escolha nesse ponto.

Não custa nada tirar um minutinho da tua vida pra pensar: Será que eu estou tratando as pessoas como eu gostaria de ser tratado? Só esse simples ato já te fará alguém mais pleno, mais amado e, com certeza, mais feliz.

E se você precisar de alguém pra conversar, sobre qualquer assunto, alguém pra falar algo que te deixa triste ou atormentado, saiba que eu estou aqui pra ser a sua amiga, não só um ser eletrônico que dá uma olhadinha nas tuas histórias e te recomenda uns ajustes. Okay?

Muito obrigada por ter lido até aqui. Eu acredito que você pode ser alguém melhor pra si mesmo e pros outros, mesmo que ninguém tenha te dito isso ainda.





E, é claro, aqueles hyperlinks bons demais caso você queira dar aquela repaginada na sua vida!

o Conheça o Projeto Metamorfose <3
o "Como Lidar com Julgamentos"
o Aulas do Canal Fanfics feitas por nós, Beta Readers.
o Lista de Beta Readers, os seus lirou amiguinhos prontos para te dar aquela ajuda e te apoiar sempre!

Até o próximo jornal!

Escutando: Cherry Bomb - NCT
Permalink Comentários (5)

[04/02/2017] I am currently...

[28/10/2015] Sobre correntes de ódio e Betas

[01/09/2015] Home

[04/08/2015] Mais um off pra coleção


Atualizações do Usuário

Usuário: ßJooYeon-
Favoritei o style
Style: Projeto Metamorfose - Iniciativa Narnianos
Style: Projeto Metamorfose - Iniciativa Narnianos
Mostrar Spoiler Iniciativa Narnianos Oi gente, tudo bem com vocês? não que eu me importe mas minha mãe mandou ser simpático Depois de 47 ciclos lunares eu, Erik Melo, es..
Usuário: ßJooYeon-
Negócio vai ser botar meus funk, certeza
Usuário: ßJooYeon-
Eu não nasci pra viver de dia, socorro deus
Usuário: ßJooYeon-
De madrugada eu faço uns 10 capítulo de betagem, de dia eu demoro 4h pra metade de um capítulo.


Dados do Usuário

Animes Favoritos:
One Piece
Bleach
Full Metal Alchemist: Brotherhood
Durarara!
Katanagatari

Filmes Favoritos:
Donnie Darko
Harry Potter e o Cálice de Fogo
O retrato de Dorian Gray
Moulin Rouge

Gênero de Animes/Mangás Favoritos:
Shounen - Seinen - Josei

Gênero de Música favorita:
J-Rock
K-Pop

Jogos Preferidos:
League of Legends
Project Diva
Resident Evil - 4;
Devil may Cry 5

Mangás Favoritos:
Katekyo Hitman Reborn
Bleach

O que você encontra no meu quarto?:
Minha estante de livros
Cadernos que uso para escrever textos
Livros de História
Um guarda-roupa, uma cama
E uma janela

Poeta ou Escritor Favorito:
J.K. Rowling

Sistema Operacional:
Windows 10 / Android