ßHoechlin - Clan Sídhe

Hoechlin
Tremendo vacilão
Nome: Erik Overgreen / Gabriel Bellia
Status: Beta Reader
Sexo: Masculino
Localização: Marilia, São Paulo, Brasil
Aniversário: 1 de Dezembro
Idade: 21
Cadastro:

ßHoechlin - Tremendo vacilão


INDISPONÍVEL PARA NOVAS BETAGENS

@Monalisa- noivinha e lua da minha vida
Stripper particular de @ArlleW
@Reishin just friends

Leia meus Termos de Uso.



A wild canalha appears

Mostrar Spoiler: Não abra

Como você é rebelde cara



#BetaParceiro 7: Coisas que não sabemos, mas temos vergonha de perguntar II

Postado

#BetaParceiro 7: Coisas que não sabemos, mas temos vergonha de perguntar II


Ois. Quanto tempo não? Mas o que importa é que tô de volta procêis <3

Sentiram minha falta?

melhor que nada né


Como prometido, esse jornal é uma continuação do primeiro (link aqui) onde falaremos sobre algumas dúvidas básicas sobre o site e o canal Histórias mais especificamente. Na verdade esse jornal que vocês vêm seria a parte III, mas como a parte II precisava de um aval dos Gerais joguei a bucha e sai correndo, pau no cu de quem tá lendo eu preferi ir começando esse primeiro porque eu sei que todos vocês vão sentir muito a minha falta, então estou aqui <3


Como o objetivo dessa série de jornais é a ajuda de um Beta Reader para os usuários, e considerando que muitos de vocês ainda não sabem exatamente o que faz um Beta, como procurá-lo e o que mandar para ele exatamente, esse será o foco desse jornal: COMO PROCEDER COM UM LINDO, GATÃO, DESCOLADO E GENTE BOA BETA READER!

autoestima é tudo, não?


Antes de mais nada, precisamos definir o que é um Beta Reader. Chamamos de Beta no Spirit os usuários da equipe que se disponibilizam a ajudar os demais usuários, sejam iniciantes ou não, e assim tirar suas dúvidas e os ajudar dentro do seu canal de atuação. No antigo canal Vídeos que Deus o tenha havia os Beta Makers, que auxiliavam os videomakers na edição de vídeos, no antigo Galeria rest in peace havia os Beta Designs, que ajudavam os designers na edição de imagens, no Personalizar tem os Beta Styles, que ajudam os stylemakers com os códigos e imagens, e no Histórias tem os Beta Readers, que dão uma mão aos ficwritters em suas fanfics/histórias.

OU SEJA: Beta Readers seriam como Revisores de Texto, nós olhamos sua história e auxiliamos com correção ortográfica e gramatical, damos dicas construtivas sobre o enredo e a narrativa, apontamos os pontos fracos e fortes da história e ajudamos a fazer todas as mudanças necessárias que os ficwritters não sabem exatamente como fazer. Só gente fina, elegante e sincera, não?


ERIK, COMO EU FAÇO PRA ENTRAR EM CONTATO COM UM BETA READER?

O primeiro passo é clicar em Betas Readers, que pode ser acessado na aba superior do site, pela timeline, ou na parte inferior, em qualquer canal do site.



Isso abrirá o quadro dos Beta Readers, onde haverá um espaço exclusivo para cada beta.


Olha eu aqui <3


Nesse espaço cada beta fará sua apresentação, dizendo um pouco sobre si, as categorias e gêneros que beta ou não, a forma de betagem e contato. Ali terá todas as informações importantes para que você possa contatar um dos betas. Então dê uma olhada rápida sobre o quadro, veja o beta que mais te agradou e em seguida leia novamente a sua descrição, mas dessa vez com mais atenção, porque muitos betas podem deixar recados importantes lá, como as categorias e gêneros que não betam, por exemplo.

Escolhido o beta, veja qual foram as formas que ele disponibilizou para contato e assim o procure. Eu por exemplo deixei aberto meu Skype e as MPs, e avisei para que não peçam betagem por outros meios. Por quê? Porque eu já vi pessoas me mandarem pedidos pela mensagem ao adicionar amizade, e ai eu perco a mensagem ao aceitar/recusar, sendo que ai eu sou obrigado a aceitar a pessoa, o que não é legal. Se um beta diz que não aceita pedidos por LV e você vai lá e pede a betagem justamente pelo LV é uma puta falta de educação, ainda mais porque o nosso trabalho é voluntário e não sou obrigado.

Só um adendo: todos os cargos do Spirit são voluntários, a galera aqui dá aquela mão por pura bondade, então sejamos gentis com todos, ok? Lembrando que segundo o Termo V do canal Histórias, ofender qualquer usuário, tenha ele cargo ou não, pode causar aquele banimento suave <3

Além disso, recomendo sempre que antes de procurar o beta entrem no perfil dele, já que muitos deixam um aviso sobre sua disponibilidade. Porque os betas, assim como qualquer usuário dentro do Spirit, possuem uma vida fora do site, que pode haver estudo, trabalho, conta pra pagar, louça pra lavar, academia, aula de latim instrumental, salto com vara, yoga, atletismo, samba de gafieira, namoradxs/noivxs/esposxs e consequentemente sexo, faxina na casa, botar o lixo pra fora, limpar o banheiro e VÁRIAS outras coisas, e por isso ninguém aqui é Casas Bahia para oferecer dedicação total 24h por dia. Sendo assim, veja a disponibilidade do beta antes de entrar em contato para evitar aborrecimentos de ambos os lados. Caso não haja nenhum aviso nítido sobre disponibilidade, segura na mão de Deus e vai.


AI MEU DEUS ERIK O/A BETA TÁ DISPONÍVEL E AGORA QQ EU FAÇO?

Agora é acertar os detalhes da betagem. Para isso você deve se perguntar: o que eu quero que o beta faça para mim? O que eu não consigo fazer sozinho na minha fanfic/história? Quais são os pontos onde eu preciso de ajuda? Caso você queira apenas que ele/ela revise a parte de ortografia e gramática, peça ajuda nisso, ou se quer uma análise crítica da história fale sobre isso, ou ainda se não existe um motivo bem definido peça por uma faxina geral, onde a gente avalia a história como um todo e mostra os pontos a serem melhorados.

IMPORTANTE: sempre esteja preparado para ouvir críticas ao procurar um beta. Crítica não significa grosseria, mas a gente vai dizer o que não está legal na sua história, então é importante ter humildade e ouvir nossas sugestões, já que nossa intenção é te ajudar. E caso você peça uma betagem, NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA procure mais de um beta ao mesmo tempo, porque uma betagem leva tempo e dedicação, então simplesmente jogar nosso trabalho fora é uma falta de respeito muito grande. Assim como é seu direito ser respeitado pelos betas, você tem o dever de agir com respeito para com o Beta Reader.

Sabendo o que você precisa é só avisar ao beta. Contudo, existem algumas coisas que vocês podem avisar desde o primeiro contato, coisas que nem todo mundo fala de imediato, mas que ajuda bastante o nosso trabalho:


GÊNEROS E CATEGORIAS


Dependendo da fanfic/história, é importante que o beta tenha um conhecimento prévio da categoria ou gênero, principalmente quando o autor pede ajuda para avaliar falhas no enredo e caracterização dos personagens, assim como é muito importante a gente saber com o que vai trabalhar. Além disso, existem betas que deixam bem claro que não betam alguns gêneros e categorias, como duas amigas minhas que já saíram do quadro, onde uma não betava Yaoi, Yuri e Hentai, e a outra não betava fanfics de Celebridades.

Às vezes acontece de um usuário mandar a mensagem, fala do que precisa de ajuda, a gente acerta todos os detalhes, ai quando recebe a história descobre que é de uma categoria ou gênero que a gente deixou avisado que não beta. Alguns por falta de atenção ao ler a descrição no quadro, outros por má-fé mesmo, acreditando que a gente não vai ter coragem de recusar depois de tudo acertado. E aí? A gente acaba dizendo pro usuário que a betagem está cancelada por causa disso, já que os nossos termos não foram respeitados. Bem chato, então evite esse constrangimento.

Existem ainda os Avisos, que muita gente acaba esquecendo de contar, e também são importantes. Eu mesmo não suporto fanfics de Incesto e BDSM, são as únicas exceções absolutas porque são assuntos que não me deixam confortável, então quando aparece esse tipo de betagem eu recuso, porque se eu não gostar ou não me sentir bem com a história eu não irei entregar uma betagem de qualidade. Por isso, antes de mandar os capítulos sempre avisem as Categorias, Gêneros e Avisos (caso existam) para evitar problemas entre você e o beta.


ENREDO


É a mesma explicação do ponto anterior: se eu não souber com que estou trabalhando, minha betagem não será eficiente. Aqui você não precisa contar toda a história da fanfic, apenas o principal. Onde se passa, do que se trata a fanfic, quem são os personagens pra mim já é o suficiente, até porque o resto da história eu consigo descobrir durante a betagem. E como é muito fácil esquecer dos Avisos, ao me contar o enredo eles geralmente aparecem.


TAMANHO DA FANFIC


Aqui o importante é saber o número de palavras, para que a gente consiga se organizar com prazos. Uma fanfic de 500 palavras eu consigo betar e entregar no mesmo dia, diferente de uma de mais de 50.000 palavras. Eu já passei pela experiência da autora me dizer que só tinha quatro capítulos e disse ser curtos, mas quando eu recebi eram 33 páginas no Word, e por isso tive que reorganizar os prazos. Em outra eram 91 páginas, mas como a autora me disse o número de capítulos e palavras desde o começo eu não me assustei que nem a primeira, e desde o início já tínhamos combinado que o prazo total seria muito maior.

Pode acontecer de alguns betas avisarem que não pegarão betagem acima de um número X de palavras por problemas no off, eu particularmente nunca vi, mas é uma possibilidade, então fiquem atentos quanto a isso para não ter a betagem recusada depois de quase todos os detalhes acertados.


POSTADA vs NÃO POSTADA


Muita gente se pergunta se os betas podem ou não pegar pedidos de fanfics que ainda não foram postadas, e a resposta é: PODEM. É indiferente betar uma fanfic que foi ou não postada no canal, mas caso ainda não tenha postado e você tenha dúvidas se vai ou não postá-la, NÃO PEÇA BETAGEM. Porque como eu disse lá em cima, as betagens querendo ou não é um trabalho que a gente faz, então se você não pretende usar, não peça por ele.

ERIK VOCÊS BETAM FANFICS DE OUTROS SITES, COMO NYAH OU WATTPAD?

Eu, sir Erik Overgreen, sou vassalo dos nobres Lord Túlio Henrique e Lady Lana Beatriz, e leal à casa Spirit Fanfics e Histórias not Social Spirit, da qual farei tudo para protegê-la, então a minha resposta é NÃO. Só beto esse tipo de fanfic/história caso já esteja postada no Spirit, para garantir que o meu trabalho servirá para esse site e para os meus senhores.

Lidem com isso, the life go on.



Bem, isso são pontos importantes para começar a betagem. Não significa que seu pedido precisa competir com a Bíblia em tamanho e nem que você já precisa chegar com essa caralhada de informações, pode mandar uns nudes um oi antes, sem problemas, mas mande essas informações antes da gente fechar o pedido. Normalmente eu pergunto caso o autor não diga, mas se tu conseguir avisar antes me poupa trabalho e eu já vou gostar de ti logo de cara <3

MAS (sente só o poder), existe ainda uma pergunta que fica na mente de muitas crianças e aflige os seus puros coraçõezinhos:

O QUE UM BETA READER PODE E NÃO PODE BETAR?


Como eu disse em algum lugar lá em cima, a gente atua na parte de ortografia e gramática, além de fazer críticas construtivas sobre o enredo e caracterização de personagens. Nessa parte a gente pode dizer que o enredo tá bem construído, se a coerência/coesão textual tá ok, se os personagens foram bem descritos e inseridos na história, e caso a gente tenha conhecimento sobre a categoria, se ficou alguma falha no enredo. O que a gente não faz é interferir na história, até porque se tu quiser alguém pra dar pitaco e escrever a história contigo você procura um coautor, não um beta hohoho

ERIK VOCÊS BETAM A SINOPSE?

Eu costumo verificar a sinopse sempre que possível para ver se não tá quebrando nenhuma regra, mas quando é necessário ou quando o autor pede eu beto sim, da mesma forma que faço com os capítulos: ortografia e gramática, ajudo quando tem falta de coerência e dou dicas de como desenvolver, mas nunca escrevo a sinopse e mando pro autor.

Até porque isso é contra as regras rs se eu não me engano quebra o Termo II.

ERIK EU SOU OBRIGADO A FAZER TUDO O QUE O BETA MANDAR?

Não, como a história é sua você tem liberdade em dizer o que vai ou não mudar. Por exemplo, eu já betei algumas fanfics de uma amiga que usa a meia risca (–) no lugar do travessão (—), e quando eu avisei que não era o sinal correto para indicar falas ela disse que preferia usar a meia risca, já que era o estilo dela. Mesma coisa com relação à narração das falas: tem pessoas que usam o travessão, outros usam aspas, e ainda existem pessoas que usam meia risca, como ela, e outras que preferem transcrever as falas em forma de roteiro (ao invés de usar um sinal gráfico colocam o nome do interlocutor, dois pontos e a fala). Outra questão é sobre o estilo de narração intercalado às falas (aquele "— Como vai? — Ele disse"). Existe uma norma que diz que a oração após a fala é iniciada com caixa baixa se for uma ação do interlocutor, e caso não tenha relação direta com o interlocutor se usa caixa baixa, mas eu não gosto desse estilo. Eu uso caixa alta se a fala terminou com alguma pontuação e caixa baixa se não.

Isso tudo se refere ao estilo de escrita. Cada autor tem o seu, e não cabe ao beta dizer qual é o estilo "certo" e qual é o "errado", por que isso não existe, e sim estilos diferentes. Eu só insisto caso o estilo do autor apresente algum erro, seja ortográfico ou gramatical, porque isso sim pode e deve ser corrigido, pois está indo contra as regras da nossa língua, mas se for algo específico do seu estilo que não fere a norma culta não há problema algum, a gente senta, conversa e chega em um acordo. Com relação à betagem em si, o autor tem a autonomia de dizer que não vai usar a betagem porque não gostou ou não concorda, é um direito seu já que a história é sua. Entretanto, nesse caso eu também tenho o direito de dizer que nesse caso ele precisa procurar outro beta.

Então antes de pedir a betagem, pergunte a si mesmo se você quer ouvir e aceitar as sugestões do beta. Caso você não goste de alguém dando palpites sobre a sua história ou não aceite correções facilmente, não procure um beta. É melhor para ambos os lados.

E COMO É A BETAGEM?

Bom, isso varia de beta para beta. Falando especificamente dos meus métodos, eu posso apenas ler os capítulos e mandar uma mensagem falando sobre o contexto geral, dizendo os pontos que precisam ser trabalhados, ou então peço para o autor me enviar os capítulos pelo Word ou Google Docs, e lá faço todas as correções e apontamentos necessários. Para isso eu uso um sistema de cinco cores, que eu sempre deixo avisado no início da página:


Então se tiver algo grifado em amarelo significa que tá errado, e logo em seguida estará grifado em vermelho para mostrar qual é o certo. O que tiver em verde indica trechos que eu mudei ou acrescentei, para que o autor saiba identificar minhas sugestões e decidir se vai acatar ou não, mas qualquer coisa que precise ser alterado na história fica sinalizado para que eu consiga me organizar, e por consequência o autor também.

Alguns betas possuem métodos mais complexos ou mais simples, que dentre todos podem ser mais ou menos eficazes, portanto não tente buscar vários betas para comparar qual deles é "melhor". Assim como existem estilos de escrita diferentes existem estilos de betagens diferentes, além de eu ter dito que contatar vários betas ao mesmo tempo não é nada legal, então saiba respeitar para que seja respeitado ;)


QUANTO TEMPO DEMORA PARA ME RESPONDER? E SE DEMORAR MUITO, EU PROCURO OUTRO BETA?

Não há um limite para que o beta entre em contato com você, então aguarde um pouco. Caso a resposta demore vários dias, verifique novamente se existe algum recado sobre a disponibilidade do beta e reveja no quadro se você o procurou pelo meio que ele disponibilizou. Caso esteja tudo em ordem, mande uma segunda mensagem, pois às vezes pode acontecer do beta ter tantas notificações que a sua primeira mensagem se perdeu naquele buraco negro. Caso não haja respostas depois de algum tempo, ai sim procure outro beta, mas avise ao mesmo que você procurou tal beta algumas vezes e não houve resposta, para que a gente reporte o ocorrido para a administração.



Bom, com relação ao trabalho dos Beta Readers eu acho que isso é tudo, ou pelo menos os pontos principais. O mais importante é que você não tenha medo de procurar um Beta Reader ou de pedir ajuda, afinal somos todos escritores amadores, e como tal, nem sempre sabemos na ponta da língua todas as regras gramaticais e de escrita, então é comum que cometemos alguns deslizes e tenhamos dificuldade em saber consertar. Pra ser bem sincero nem mesmo os betas são especialistas nisso, a gente apenas tem um pouco mais de experiência e vontade de ajudar. Por isso eu recomendo sempre as Aulas, o FAQ e o Fórum para ajudar a tirar suas dúvidas (=

Caso você precise de um Beta Style, o processo para encontrá-los é parecido: clique no botão de três barras no canto superior esquerdo para abrir o Menu Lateral >>> procure e clique em Personalizar >>> vá para a aba Betas Styles.




Ao abrir a página do quadro de betas veja os meios que o beta em questão disponibiliza para contato e manda bala. Outros dois usuários que você pode contatar dentro do site são os Embaixadores e Capistas. Os Embaixadores atuam como colaboradores do site, principalmente tirando as nossas dúvidas e orientando os usuários a como chegar e utilizar cada parte do site. Já os Capistas trabalham fazendo as imagens de capa para fanfics, para os usuários que não sabem fazer edição de imagens ou que não tenham tanta habilidade com isso. Para encontrá-los pode ir até a parte de baixo da página ou na aba superior da timeline no caso dos capistas.



Isso vai abrir a página do quadro de embaixadores e capistas, onde você pode procurar os dois por MP, sendo que no caso dos capistas existe ainda outra forma de contato: ao entrar no quadro de capistas, haverá um link que redirecionará para o grupo Capas para Fanfics.



Lá é só clicar em Participar do Grupo para entrar, e lá terá todas as orientações e tópicos para que você consiga fazer o seu pedido. Caso queira procurar o capista por MP, veja se ele deixou algum aviso sobre a disponibilidade, igual eu expliquei no caso dos betas. Alguns capistas ainda deixam bem claro que só aceitam os pedidos feitos no grupo, então caso se depare com isso não insista, respeite o pedido do capista.

Caso precise falar diretamente com os administradores, tanto os dos canais quanto os Gerais, você pode abrir um tópico no Fórum ou no Suporte, sendo que expliquei como usar esses dois recursos nesse jornal.

E acima de tudo, não tenha medo e/ou vergonha de procurar qualquer um desses usuários que trabalham para o site. Eu mesmo vivo pedindo ajuda para as betas do Personalizar pra me ajudar com os modelos e para as embaixadoras quando surge alguma coisa, principalmente em relação ao Fórum para saber melhor como usar aquele canal, já que eu nunca fui muito familiarizado com ele. Admins também procuram os betas e os capistas para ajudar com seus trabalhos, então de forma alguma se sinta intimidado com algum símbolo estranho antes do user, estamos todos aqui para te ajudar.




Bom, esse foi o #BetaParceiro de hoje, que espero ter sido de grande ajuda para todos vocês. Lembrando que ainda haverá uma terceira parte, onde vou tentar explicar melhor sobre Classificação Etária, Apologia, Plágio e Denúncias, o que é cada caso e como proceder. Qualquer dúvida perguntem nos comentários que eu tentarei explicar ou peço ajuda dos admins e embaixadores para conseguir resolver o problema.

Abração do Pai da Facção *vitória na guerra*


Permalink Comentários (0)

[03/10/2016] Desafio dos 100 Temas

[07/09/2016] #SetembroAmarelo

[20/08/2016] #BetaParceiro 6: Coisas que não sabemos, mas temos vergonha de perguntar I

[07/08/2016] #BetaParceiro 5: Como lidar com fanfics interativas


Atualizações do Usuário

Usuário: ßHoechlin
@Mumble é que ontem fiz um ano no quadro de betas <333
Usuário: ßHoechlin
@deadler já amei a fanfic, o style deixou ainda melhor haushayahaya e gratidão <3
Usuário: ßHoechlin
@MrsReddington essa eu domino hahahaha
Usuário: ßHoechlin
Favoritei o style
Style: Esp&#237;ritos Selvagens
Style: Espíritos Selvagens
x x Style para a fanfic Espíritos Selvagens, escrita pela @arllew e @monalisa-. Mostrar Spoiler Sinopse: Sempre foi dito que cada pessoa está destinado a conhecer o amor, ..
Usuário: ßHoechlin
@MrsReddington a gente tem fundamentos da erva I, II e III e passa com mérito hauahauahaya


Dados do Usuário

Skype: Agora eu tenho, erik-overgreen

Bandas ou Músicos Favoritos:
Natiruts
Pitty
Calvin Harris
Zedd
Paramore
Ariana Grande
Blake Shelton
Luke Bryan
Clean Bandit
Florida Georgia Line
Meghan Trainor
Avril Lavigne
Little Mix
Hollywood Undead
Brantley Gilbert
Thomas Rhett
The Pretty Reckless
Avenged Sevenfold
Skillet
Afrojack
Alok
Pearl Jam

Citação Pessoal:
Tire suas próprias conclusões.

Filmes Favoritos:
Festa No Céu
Mesmo Se Nada Der Certo
Spy
Todo Mundo Em Pânico 1,2,3,4,5
A Origem
Laranja Mecânica
Música, Amigos e Festa
A Garota da Capa Vermelha
A Culpa é das Estrelas
Os Vingadores (todos)
Homem de Ferro (todos)
DEADPOOL
Doutor Estranho
Animais Fantásticos e Onde Habitam
A Invocação do Mal 1 e 2
E por ai vai...

Gênero de Animes/Mangás Favoritos:
Comédia
Magia
Luta
Policial
Aventura
Ficção Científica
Terror e Horror
Yaoi / Lemon

Gênero de Música favorita:
Jazz
Blues
Reggae
Rock (Indie, Hard, Soft, Alternativo, Pop e variações)
Eletrônica
Pop
Country
E por aí vai...

Jogos Preferidos:
The Sims
GTA
Assassin's Creed
DC Universe Online (creio que é esse o nome)
Guitar Hero

Mangás Favoritos:
One Piece
Fairy Tail
Uns oneshots que eu cacei por ai

O que você encontra no meu quarto?:
Uma vista do céu azul, bagunça, livros da faculdade, bagunça, monte de coisa sem sentido, bagunça, minhas pedras e bagunça.

Poeta ou Escritor Favorito:
Luis Fernando Veríssimo
Allan Poe
Matthew Quick
John Green
J.K. Rowling
Becca Fitzpatrick

Sistema Operacional:
Windows 8