ßOvergreen - Clan Sídhe

Overgreen
Tremendo vacilão
Nome: Erik Overgreen / Gabriel Bellia
Status: Beta Reader
Sexo: Masculino
Localização: Marilia, São Paulo, Brasil
Aniversário: 1 de Dezembro
Idade: 21
Cadastro:

#BetaParceiro 3: Regras foram feitas para (não) serem quebradas II


Postado

#BetaParceiro 3: Regras foram feitas para (não) serem quebradas II


Fala peãozada gente fina e bacanosa do Spirit Fanfic e Histórias (amém), tudo certinho?
Antes de qualquer coisa, surgiu uma dúvida recentemente sobre a classificação etária das fanfics, sobre o que poderia ou não aparecer em cada faixa. Eu achei um quadro na internet (Wikipedia, admito) onde aparece melhor essa questão. É mais para a televisão, mas dá pra ter uma boa noção na hora de dar a classificação da sua fanfic: aqui.

Hoje eu venho trazer a segunda parte do #BetaParceiro sobre os Termos e Regras do canal Fanfics, sendo que agora trarei a parte sobre as Regras de Postagem. Como as regras são muitas eu ia dividir esse jornal em dois ou três, mas se fizesse isso eu certamente esqueceria ou não ia querer terminar por pura preguiça, então vamos com tudo!


Basicamente podemos resumir tudo em cinco regras, onde algumas delas possuem muitas subdivisões e outras acabam tratando de assuntos semelhantes, mas é importante conhecer cada uma delas para ter certeza que sua fanfic não está atuando na ilegalidade.


Então, sem mais delongas, vamos conhecer mais sobre cada uma das regras:


1ª: História


1.1

Basicamente a 1.1 fala sobre o que pode e o que não pode ser postado no canal Fanfics.
Textos em forma de versos (poesias), prosa (parágrafos) e roteiros: pode.
Biografias, artigos, notícias, letras de músicas, avisos, resumos, entre outros: não pode.

Ou seja, o que é permitido é postar poesias e narrativas no canal Fanfics, tudo que esteja fora disso entra na 1.1, e se por um acaso tenha alguma coisa junto com a narrativa ou poesia dentro da fanfic a regra também se aplica. Essa regra é uma das mais quebradas exatamente por causa disso. Lembra quando eu falei que não pode colocar avisos na fanfic? Muitos autores cometem esse erro, principalmente em fanfics interativas, porque colocam as fichas e/ou as regras dentro do corpo do capítulo.
Não pode cara.
Porque uma fanfic é uma história como qualquer outra, e as fanfics interativas entram nesse rolo, a única diferença é que nessas histórias o autor não cria todos os personagens. Você consegue se imaginar pegando um livro onde na primeira página aparece uma lista com "Nome (apelido opcional)", "Signo", "Como ele lida com as pessoas que não gosta" e "Mais alguma coisa"?
Eu não. Broxaria na mesma hora.

Mesma coisa em fanfics não interativas onde o autor coloca um recado no meio do capítulo, como por exemplo "ouçam música tal agora", ou então quando colocam a explicação de um termo dentro no capítulo, como se fosse um verbete de dicionário.
Mas Erik, então eu não posso pedir pra eles ouvirem tal música dentro do capítulo e também não posso colocar uma letra de música dentro do capítulo? E quanto as fichas e regras da minha fanfic interativa?

Claro que pode criança, mas coloca isso nas notas iniciais o ponto onde você quer que ouçam a música, e se for deixar o link direto use as notas finais. Não existe problema nenhum em colocar a letra de uma música dentro do capítulo, mas deixe-a centralizada no texto e assinale o gênero Songfic para deixar tudo nos trinques. Fichas e regras de fanfics interativas sempre nas Notas ou Comentários (pra galera poder copiar e colar, isso salva muitas vidas preguiçosas).

Vou falar de novo pra ninguém esquecer: não coloque as fichas e regras dentro do capítulo.
Não coloque no capítulo.
NÃO COLOQUE NO CAPÍTULO.
N-Ã-O-C-O-L-O-Q-U-E-N-O-C-A-P-I-T-U-L-O.

Acho que ficou bem claro agora =)

1.2

Essa regra é bem simples: não é permitido a postagem de fanfics INTEIRAMENTE em outros idiomas, como inglês, espanhol, francês, alemão, grego, italiano, russo, latim, árabe, sumério, dialetos alienígenas e de civilizações perdidas, braile, libras, e por ai vai. Isso não significa que você não pode colocar um trecho em outra língua, mas não deixe a fanfic INTEIRA nessa língua (e lembre-se de mandar a tradução nas Notas Finais porque ninguém aqui é fluente nessas língua esquisita).

EDIT: a partir de HOJE (31/07/2016) são permitidos no site fanfics escritas em espanhol e inglês.

1.3

Outra regra simples: não é permitido postar histórias com menos de 300 CARACTERES.
AH MAS E AS MINHAS DRABS, DRABBLES E DROUB... Antes de mais nada: CARACTERES É DIFERENTE DE PALAVRAS E/OU LETRAS.
Nos caracteres conta as letras, pontuação (ponto final, vírgula, reticências, exclamação, interrogação, hífen, meia risca, travessão...) e espaçamento, então se sua fanfic tiver menos de 300 palavras, espaços e pontos, não pode. Drabs, Drabbles e Droubbles geralmente possuem mais de 300 porque ao contar todos os espaços e pontos geralmente chega no limite mínimo.
Pode postar suas drabs, drabbles e droubbles sem medo de ser feliz.

PS: caso tenha alguém que ainda não saiba, Drabbles são fanfics com exatas 100 palavras, Droubbles possuem exatas 200 palavras e Drabs possuem exatas 55 palavras, segundo o Wikipedia. Admito que tenho preconceito com esse site, então se alguém (Embaixadores, Admins ou entendidos do assunto) tiverem uma informação mais certa podem corrigir =D

1.4

Nessa regra falamos que é obrigatório fazer uma sinopse para a sua fanfic, e como tudo nessa vida, existem algumas coisas que não podem estar nessa sinopse:
- não pode estar INTEIRAMENTE em outros idiomas (igualzinho à 1.2, criança);
- não pode conter qualquer tipo de apologia (se não entende muito sobre apologia volte 3 casas e leia esse jornal aqui);
- não pode ter palavrões e xingamentos, conteúdo vulgar e/ou obsceno ou qualquer coisa que ofenda a moral (deixe as putarias e esquisitices dentro da fanfic, porque quem não gosta não é obrigado a ler logo de cara. Obrigado, de nada);
- conter coisas do tipo "Leia e descubra", "não sei fazer sinopse mas vamos lá", "tá ruim mas a fic é boa, prometo";

O motivo dessa regra é o mesmo da 1.1: você vai procurar a sinopse de um livro pra ver se a ideia te agrada e logo no início o cara manda um "a sinopse tá horrível mas a história é boa, juro". Broxei.
Sendo assim, não façam isso.

EDIT: a partir de HOJE (31/07/2016) são permitidos no site fanfics escritas em espanhol e inglês.

1.5

Vou ser curto e grosso nessa aqui: avisos, recados, agradecimentos e beijos pros fãs SÓ NAS NOTAS DO AUTOR E/OU FINAIS, NUNCA DENTRO DO CAPÍTULO.
Geralmente essa regra se comunica muito com a 1.1, pois no fundo elas tratam de coisas parecidas. Então novamente: NUNCA COLOQUE RECADOS E AVISOS DENTRO DO CAPÍTULO.

1.6

Com relação aos links: só os coloque nas Notas Finais. NÃO COLOQUE LINKS NO CAPÍTULO, NAS NOTAS DO AUTOR OU NA SINOPSE. As Notas Finais é um campo específico para isso, então coloque os link APENAS ali.

AH MAS EU QUERIA COLOCAR NAS NOTAS INICIAIS PRA FICAR MAIS FÁCIL PROS LEITORES ABRIREM E... Não pode cara, lide com isso.

1.7

Essa regra foi postada recentemente e gerou um caos no Spirit. Essa nova regra agora diz que histórias com vários capítulos soltos, ou seja, coletâneas de Oneshots e Imagines não são mais permitidas. Porque? Porque essas fanfics estavam quebrando muito a regra 1.4, deixando as sinopses incompletas ou a desejar, e como esses problemas estavam se tornando MUITO frequentes, a solução foi criar essa regra.

MAS ERIK E AS MINHAS COLETÂNEAS QUE EU POSTEI, COMO FICA?

Calma, minha jovem criança. A regra entrou em vigor no dia 25/05/2015, então só estarão dentro dela todas as fanfics postadas DEPOIS desse dia ou que NÃO TENHAM SIDO TERMINADAS A PARTIR DESSE DIA. Se você terminou a sua coletânea ANTES desse dia ela não está irregular, pode respirar com muita paz no coração.


2ª: Imagens


2.1

Basicamente a 2.1 fala sobre as imagens que podem ou não ser colocadas na capa da fanfic ou dos capítulos, que também possuem as suas restrições, como imagens pornográficas ou com teor sexual implícito, apologia à condutas criminosas, preconceito, uso de drogas nudez parcial, total ou disfarçada, imagens fortes e coisas do gênero. Pensa assim: a imagem que eu estou colocando iria de alguma forma deixar alguém incomodado ou constrangido? Se sim, NÃO PONHA.
Sendo assim, aquela imagem do carinha gostoso de cueca, aquela mina com as peitcholas de fora, aquela foto linda de um cadáver em decomposição, sangue pra todo lado, gente injetando droga na veia, crianças com armas, homens com armas, velhinhas com armas, cachorros com armas, armas com armas, gente transando ou se abraçando pelada na cama ou com lençolzinho cobrindo o mínimo permitido pela lei: não pode cara.

2.2

Não preciso nem falar muita coisa sobre essa regra, mas não pode colocar imagens DENTRO do capítulo. Todo mundo entendeu essa, né?

2.3

Também não pode adicionar imagens de terceiros, pelo motivo óbvio chamado "Direitos Autorais". Pensa na seguinte situação: você manja das edição e dos desenho, e faz uma imagem bacanosa de alguma coisa, ai eu acho fodona e coloco como capa da minha fanfic. Ou ainda você fez uma capa para a sua fanfic porque manja dos paranauê e eu resolvo salvar sua capa e colocar na minha. Creio que você ficaria bem puto, certo? Então evite pegar imagens de galerias virtuais, se for o caso dê os devidos créditos ao artista.
Não pode cara.

MAS ERIK EU PEDI PRA FAZEREM UMA CAPA PARA MIM ENTÃO NÃO VOU PODER USAR?
Não, jovem criança. Pode usar esse tipo de imagem feita pelos Capistas ou por blogs específicos, porque são pessoas que disponibilizam seus trabalhos para terceiros, e geralmente eles colocam sua assinatura nos seus trabalhos. A não ser que você modifique as imagens que eles criaram ou resolva apagar a assinatura do artista, porque além de cair na 2.3 seria uma baita duma filhadaputagem.

Então sem fazer essa canalhice com os Capistas amiguinhos.

Outro PS: para quem ainda não sabe, o lugar de pedir capas não é mais naquele tópico do Canal Fórum, mas num grupo do Canal Grupos, aqui e aqui é o quadro dos Capistas do Spirit: Bonde dos Capistas. Dúvidas sobre capas entre em contato com eles, que saberão sanar suas dúvidas.


3ª: Gêneros, categorias e avisos


3.1

A 3.1 é bem simples: só poste uma fanfic se tiver uma categoria própria para ela, e caso não tenha a categoria faça a solicitação da mesma aqui (mas não se esqueça de mandar uma página que comprove a existência dessa categoria, com isso você dá uma função pra Wikipedia). Simples assim.
As vezes acontece de autores que postam uma fanfic com mais de 30 categorias diferentes, e no final acaba que muitas dessas categorias não possuem nem personagens nem elementos do enredo dentro da fanfic, tendo o seu nome apenas aparecendo nas categorias da fanfic. Não pode cara.

MAS EU QUERO ESCREVER UMA FANFIC DE UMA BANDA LÁ QUE NÃO TEM NAS CATEGORIAS, POSSO POSTAR NA CATEGORIA ORIGINAIS?
Não.
Lide com isso.

3.2

Só pode postar na categoria Originais SE A SUA FANFIC FOR INTEIRAMENTE ORIGINAL. Ou seja, todos os personagens, o enredo e tudo que estiver referente à sua fanfic for criado POR VOCÊ. O caso das categorias que ainda não existem citado anteriormente cai nessa regra.

MAS ERIK, E SE EU ME BASEAR EM ALGUM LIVRO/FILME/ANIME OU WHATEVER PRA CRIAR MINHA FANFIC EU NÃO POSSO COLOCAR NAS ORIGINAIS?

Esse tipo de questionamento é relativamente comum, então senta aqui que o pai explica.
Quando você usa a ideia de algo já criado para criar uma história ela continua sendo original, porque você se BASEOU em algo já existente. Por exemplo, eu crio uma fanfic onde as pessoas vivem em determinados grupos dentro da sociedade, tipo Divergente, mas esses grupos são divididos pela aparência ao invés da função, e as pessoas são separadas logo quando nascem ao invés de terem que escolher seu grupo: é uma ideia original baseada em um livro. Agora, se eu criar uma fanfic onde as pessoas são divididas em facções, onde escolhem sua facção aos 16 anos e se não se encaixarem se tornam Sem-Facção, até que um cara resolve quebrar o sistema: isso é uma fanfic da saga Divergente, pois você usou todos os elementos do enredo, só mudou os personagens.

ERIK, NA MINHA FANFIC O (insira aqui o nome de algum famosinho) APARECE, EU TENHO QUE COLOCAR ELE NAS CATEGORIAS?
Depende da forma que ele aparece. Se for um cantor, por exemplo, aparece ele somente fazendo um show onde os personagens vão ou ele chama todo mundo no camarim dele e depois em cada capítulo ele tá em um role dentro da história? Se o personagem em questão é só CITADO não precisa, mas se ele INTERAGE com os outros personagens então coloque.

Se você colocar um personagem de um anime, livro, filme, jogo ou banda dentro de uma fanfic original criada inteiramente por você, onde ele participa como um personagem da história, isso também cai na 3.2, pois um personagem é um dos elementos do enredo de algo já criado, então sua história deixa de ser original porque você não criou esse personagem.
Acontece, superem isso. The life go on.

3.3

No caso da sua fanfic possuir mais de uma categoria, não deixe de marcar o gênero Crossover. Porque se aparece mais de uma categoria, as duas estarão misturadas dentro da sua fanfic, certo? Então assinale esse gênero para indicar isso.

3.4

Todas as fanfics com mais de um capítulo DEVEM ter o gênero Romance e Novela. Novela e Romance são dois tipos de histórias mais longas, onde geralmente possuem capítulos ou episódios, por isso a exigência do Spirit.


4ª: Classificação etária


Existem quatro subdivisões dentro dessa regra, mas eu vou explicar tudo junto:
Fanfics Hentai, Yaoi, Yuri, Lemon e Orange: +18 (4.1)
Fanfics Ecchi, Shoujo-Ai e Shounen-ai: +16 (4.2)
Fanfics Slash e FemmeSlash: +14, +12, +10 ou Livre (4.3)

Fanfics +18 liberam a presença de nudez total e sexo explícito, seja homossexual, heterossexual ou bissexual, já as +16 liberam apenas a nudez parcial e insinuação de sexo. HENTAI seria o sexo explícito e ECCHI as insinuações sexuais.
Quanto aos termos Yaoi e Yuri, Isso gera confusão porque elas representam as relações homossexuais/bissexuais masculina e feminina, respectivamente. Para o site, as duas categorias não GENERALIZAM o termo relações homossexuais. Se dentro dessa categoria tiver CENAS EXPLÍCITAS DE SEXO E DE NUDEZ, aplica-se o termo Yaoi para homens e Yuri para mulheres. Caso tenha CENAS DE INSINUAÇÃO SEXUAL OU NUDEZ PARCIAL usa o termo Shounen-Ai para homens e Shoujo-Ai para mulheres. Agora se a fanfic aborda a homossexualidade/bissexualidade de forma leve, sem beijos ardentes, sexo ou nudez, ai usamos os termos Slash para homens e FemmeSlash para mulheres.
Ou seja, dentro do Spirit Yaoi e Yuri seriam o Hentai, enquanto Shounen-Ai e Shoujo-Ai seriam o Ecchi.

Faltou uma regra? É a 4.4, que fala basicamente para que vocês postem suas fanfics com a classificação adequada aos gêneros, avisos o conteúdo em si =)


5ª: Formatação


5.1

Só pode colocar emoticons nas Notas Finais e/ou do Autor. Dentro do capítulo só são aceitos emoticons se estiverem em mensagens de texto (SMS, WhatsApp, Redes Sociais, e-mail) DESDE QUE estejam em citação.
E o que seria a citação? É isso aqui (o destacado em verde).

ERIK, EU POSSO USAR OS EMOTICONS DENTRO DO CAPÍTULO SEM SER DO JEITO QUE VOCÊ FALOU?
Não.
Supere.

5.2

Os títulos da própria fanfic ou dos capítulos NÃO PODEM ESTAR TOTALMENTE EM CAIXA ALTA (letra maiúscula), A NÃO SER no caso de siglas. Quanto ao texto da fanfic, ele NÃO PODE ESTAR INTEIRO EM CAIXA ALTA, ITÁLICO, NEGRITO, SUBLINHADO, CENTRALIZADO OU ALINHADO À DIREITA. A única exceção são as poesias, que podem ser inteiramente centralizadas. De resto, toda formatação integral é PROIBIDA.

5.3

Assim como tudo o que se posta dentro do Spirit, os títulos das fanfics e capítulos possuem suas regras específicas:
- não pode possui apenas os nomes dos casais, a não ser que venham com complemento. Ou seja, títulos como "NaLu", "Sterek", "Tomione" e afins não pode, mas "NaLu - Meu Paraíso Secreto", "Anchor (Sterek)", "Tomione: Onde a Magia Acontece" pode;
- não pode haver caracteres especiais no título, como @, *, $, £, ¢, ¬, β, ¥, € e derivados. Aspas, parênteses e hifens pode, já que são símbolos normais de escrita (desde que você não queira colocar um meme no título, guarde a zueira pras Notas do Autor);
- fazer apologia (como já foi citado anteriormente aqui) e usar palavras de baixo calão.

5.4
Por fim, essa regra fala basicamente que o Spirit não aceitará fanfics de baixa qualidade, ou seja, histórias com erros gramaticais e/ou ortográficos em excesso ("cerebro", "entao", "comcertesa"), abreviações e internetês ("vc", "msm", "ñ") falta de pontuação e/ou falta de coerência EM EXCESSO.

E O QUE EU FAÇO SE MINHA FANFIC TIVER COM MUITOS ERROS DISSO AI QUE VOCÊ FALOU?
Simples: você procura um lindo, maravilhoso, gatão e parceiro BETA READER (vou até enviadar isso aqui pra ficar bem claro). Porque os betas são gente fina, elegante e sincera, mão na roda, pau pra toda obra e descolados, e ainda são gente que nem a gente <3


E ACABOU! TERMINAMOS TODAS AS REGRAS E TERMOS DO CANAL FANFICS \O/


Lembrando que cada Canal possui suas regras, então o Personalizar, o Grupos e o Fórum, além dos Jornais, também possuem sua própria legislação, então sempre procurem e se atentem a todas as regras de postagem antes de mandarem qualquer conteúdo pra dentro do Spirit XD


E é isso ai galerinha, qualquer dúvida me dão um grito, que eu respondo ou peço ajuda dos Admins para o seu entendimento, pequeno gafanhoto.
Abração do Tio Erik *vitória na guerra*



Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...