ßOvergreen - Clan Sídhe

Overgreen
Tremendo vacilão
Nome: Erik Overgreen / Gabriel Bellia
Status: Beta Reader
Sexo: Masculino
Localização: Marilia, São Paulo, Brasil
Aniversário: 1 de Dezembro
Idade: 21
Cadastro:

#BetaParceiro 4: 8 passos para não cagar na divulgação


Postado

#BetaParceiro 4: 8 passos para não cagar na divulgação


Fala peãozada, tudo tranquilo e favorável? Malandramente a menina inocente quer sair com a gente pra poder curtir?


Estamos de volta com mais um #BetaParceiro, e dessa vez vamos conversar sobre algo relativamente sério aqui dentro do Spirit: DIVULGAÇÕES. Quem nunca saiu por ai sem rumo divulgando suas fanfics para atrair mais leitores e popularidade para ser um daqueles autores famosos e descolados que todos adoram? Bem, eu nunca. Pelo simples fato que não tenho saco pra isso, quem quiser acompanhar minhas histórias fique a vontade, e quem não quiser aquele abraço.


No entanto, convenhamos que a falta de leitores é bastante frustrante e muitos autores não sentem vontade de continuar a escrever quando isso acontece, então a solução de tudo é o bom e velho boca a boca (no bom sentido gente, sem maldades) e fazer a propaganda de sua história. E é por isso que eu venho até você hoje: para ajudar a fazer uma divulgação bacanosa.

MAS ERIK VOCÊ MESMO DISSE QUE NUNCA DIVULGOU E AGORA VAI ENSINAR A GALERA QUE SEMPRE DIVULGA A DIVULGAR? QUEM VOCÊ PENSA QUE É?


Relaxa ai galera.


Assim como outros usuários, eu recebo divulgações de pessoas que até hoje não sei como acharam o meu perfil (quem é o FBI na fila no pão?), e muitas dessas divulgações foram tão ruins que não deu nem vontade de conferir a bendita fanfic, ou a divulgação foi até bacana, mas a história em si decepciona. Sendo assim, eu vou ajudá-lo com alguns passos para NUNCA fazer em uma divulgação, e com isso não cagar com a mesma. E em matéria de fazer merda eu sou profissional, então cola com o pai que é sucesso.


1º passo: REVISE SUA FANFIC.
Esse eu escolhi como a primeira coisa a se fazer porque é REALMENTE essencial. Não tem nada mais broxante do que abrir uma fanfic cheia de erros ortográficos, palavras escritas erradas, falta de pontuação e etc </3 afinal de contas, se é pra divulgar sua história então vamo dá aquela caprichada. E com revisão eu digo também pra dar aquela lida marota nas regras sem preguiça ou moleza, afinal ninguém quer correr o risco de ter sua fanfic denunciada e logo em seguida excluída né?


Um tempo atrás eu fiz um jornal explicando mais sobre as regras, caso queira olhar: clique aqui e seja feliz. E se não tiver muita noção de escrita e regras, mande sua fanfic para um dos seres gente fina, elegante e sincera, conhecidos como Beta Readers XD

2º passo: OBSERVE SUA PRESA.
Se você vai divulgar diretamente no perfil dos nego, então saiba muito bem onde está se metendo.


Geralmente as pessoas colocam um aviso na descrição sobre pedidos de amizades e solicitações (até eu tenho essas parada), e lá avisam se querem ou não receber divulgações, se podem divulgar por LV (livro de visitas para os leigos) ou MP (mensagem privada para os novatos). Vamos supor que a pessoa diz não querer divulgações por MP, só pelo LV, e você simplesmente manda a bendita da sua fanfic por MP, ou ela diz só aceitar oneshots originais de yaoi ou yuri, e você tem uma história com uma caralhada de capítulos sobre um romance hétero de alguma série famosinha ai.
NÃO SEJAM ESSES CARAS, PELO AMOR DE DEUS! Tenha a decência de dar uma olhadinha na descrição da pessoa e enviar a sua divulgação da maneira mais decente possível.


Uma dica que eu dou: você tem uma fanfic na categoria X, então entre na categoria X e veja as fanfics mais comentadas, para depois observar os comentários. Veja quem mais participa e contribui com a história, e assim tente mandar sua divulgação para eles, pois se a categoria é a mesma, pode ser que eles automaticamente já observem sua fanfic com outros olhos.

3º passo: PRESTA ATENÇÃO NO QUE VOCÊ TÁ FAZENDO.
Algum de vocês já passou pela situação de uma mesma pessoa te divulgar a mesma porra de história TRÊS VEZES SEGUIDA ou ainda te divulgar PELO CHAT?
Eu já, é um saco.
Foi uma das poucas situações que já xinguei alguém no meu LV e no chat, simplesmente porque a pessoa não presta atenção para quem tá divulgando. Também já vi gente me chamando como se eu fosse uma menina (querida o escambau, aqui é queridão, morou?), sendo irritantemente insistente, mandando divulgação de fanfics que já acompanho, e por ai vai.


Uma coisa a se ter em mente é: vocês querem leitores ou favoritos? Ao sair por ai divulgando sua fanfic como se não houvesse um amanhã, você assume que está desesperado por atenção como se fosse uma criança birrenta chorando no supermercado porque a mãe não comprou cereal colorido, e isso automaticamente ativa uma área do cérebro que dispara ódio gratuito e vergonha alheia pela sua pessoa, então vamos com calma.
Inclua nesse item ir a qualquer fanfic mais famosinha e pedir divulgação pelos comentários. Além de ser bem escroto, é contra os termos de uso do Spirit (como eu já expliquei nesse jornal), então sejem menas.

4º passo: VÁ DIRETO AO PONTO.
Uma das coisas que mais atrapalha é quando você recebe uma divulgação maior até que a própria fanfic, seja por ficar perguntando coisas da sua vida pessoal para fazer moralzinha ou fazendo um puta discurso sobre o quanto é difícil conseguir reconhecimento dentro do site e encher o saco para que você ajude lendo, comentando e favoritando. Existem ainda pessoas que depois de tudo isso explicam sobre a história, colocam a sinopse, a capa da fanfic, as notas iniciais do primeiro capítulo, os comentários de destaque... E DEPOIS EXPLICAM SOBRE A BENDITA FANFIC DE NOVO!


Menos é mais galera. Não precisa mandar apenas um “por favor leia minha fanfic”, pode fazer um recado legal pra ganhar a simpatia dos leitores, mas seja sucinto. Se a sinopse da sua história for muito comprida (que por sinal já começou errado), não coloque na mensagem, apenas explique RESUMIDAMENTE o enredo da história, sobre o que tá escrevendo e jogando algumas informações que despertem a curiosidade do leitor e o façam ir atrás da sua história, podendo até colocar um trecho (trecho, galera, é algo BREVE E CURTO) para ver se isso interessa o seu leitor.

5º passo: FUJAM DOS CLICHÊS.
“Oi, você pode dar uma olhadinha na minha fanfic? É minha primeira história e é muito importante pra mim que...”
“Sei que é chato fazer divulgação mas...”
“Desculpe o incômodo mas você poderia...”
Quantas pessoas já receberam mensagem de divulgação que começavam EXATAMENTE assim? Muitas mensagens são pré-fabricadas, onde o autor apenas copia a mensagem que já recebeu e repassa com a sua fanfic. Toda vez que eu abro uma mensagem dessas, minha reação automática é essa:


Procurem sempre escrever suas mensagens, e seja o mais original possível. Se 99% dos autores pedem desculpas por “incomodar”, seja o 1% que manda o foda-se e não começa se desculpando. Ao invés de chorar para que a pessoa veja sua fanfic, comece com um pequeno trecho e uma breve explicação da história, e assim faça ele se perguntar “pô, talvez essa história seja bacana”. Quanto mais original você for, maiores as chances de alguém se interessar pela sua história e ir atrás.

6º passo: SELECIONEM SEUS ALVOS.
Como eu já disse antes, a intenção é ter leitores ou favoritos? Caso a resposta seja a primeira, nada melhor do que procurar por pessoas específicas do que gente aleatória perdida pelos cantos. Eu dei a dica de procurar a categoria da sua fanfic lá atrás, mas você pode também procurar nos canais Grupos e Fórum lugares que falem sobre a categoria ou assunto, conhecer a galera que curte falar sobre aquilo e ai entrar no perfil dos que mais interagem e manifestam interesse sobre o assunto para divulgar, que assim suas chances de ganhar leitores aumentam.
OBS: existe a opção de divulgar a sua fanfic nesses canais, mas saibam que não podem sair divulgando em qualquer lugar. Quando entrar em algum grupo, procure por algum tópico sobre divulgações (depois de ler as regras do grupo, claro), se não tiver, NÃO DIVULGE. No Fórum, as divulgações só podem ser feitas nesse tópico.
Além de apostar na categoria, tente também jogar nos gêneros e tags da história. Por exemplo, você tem uma fanfic de MPreg e outra sobre BDSM, que são dois assuntos meio polêmicos, e quer procurar por leitores. Coloque MPreg nos gêneros e BDSM nas tags e depois clique nas duas. Procure as fanfics dos dois assuntos e tente divulgar para quem escreve e quem acompanha, já que a chance deles se interessarem pelo assunto é bem grande.

7º passo: TRATE BEM SEUS LEITORES.
Criança, não adianta nada você batalhar por novos leitores se os trata como qualquer um. Responda os comentários com interesse, mesmo que seja apenas um “continua” (é, é bem chato pessoas que comentam qualquer coisa apenas por comentar, mas seja uma pessoa educada e mande nem que seja uma carinha feliz), sempre interaja com seus leitores, faça amizade com eles, aceite suas solicitações de amizade ou peça você mesmo quando possível, e tente também acompanhar as fanfics deles. Quanto mais forte os laços com seus leitores, maior o apoio que eles darão em suas fanfics.


8º passo: SE NADA DER CERTO, SENTA E CHORA.
Da mesma forma que você tem o direito de divulgar a sua fanfic, a pessoa tem o direito de ignorar caso sua história ou sua mensagem não agradarem. Sendo assim, não se prenda ao desejo de querer leitores desesperadamente apenas por ter muitos favoritos, aposte naqueles que sempre estão ali comentando e dando apoio que esses sempre vão ser os leitores mais importantes que um autor pode ter.

MAS ERIK, E SE EU MANDAR UM MONTE DE DIVULGAÇÕES E NINGUÉM SE INTERESSAR, O QUE EU FAÇO?
Supere. A vida é assim.




Bem, esse foi o #BetaParceiro de hoje, espero de coração que tenha ajudado vocês de alguma forma. Abração do Pai da Facção *vitória na guerra*


Escutando: Uns pancadão

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...