ßOvergreen - Clan Sídhe

Overgreen
Tremendo vacilão
Nome: Erik Overgreen / Gabriel Bellia
Status: Beta Reader
Sexo: Masculino
Localização: Marilia, São Paulo, Brasil
Aniversário: 1 de Dezembro
Idade: 21
Cadastro:

#BetaParceiro 5: Como lidar com fanfics interativas


Postado

#BetaParceiro 5: Como lidar com fanfics interativas


Olá jovens, tudo certo com vocês? Vamos considerar que sim.


Antes de qualquer coisa, só queria dar um informe que provavelmente a maioria de vocês viu, mas é bom reforçar. Houve uma mudança nas regras 1.2 e 1.4, agora serão aceitas no canal Fanfics histórias em inglês e espanhol (link da notícia aqui). Algumas pessoas perguntaram se agora poderá também fazer as traduções das suas fanfics para outros idiomas, mas ainda se está em discussão sobre o que vai poder entrar ou não nessas duas regras. A Staff irá dar uma declaração melhor em breve, então fiquem atentos nas notícias =)

Agora sim, pro #BetaParceiro de hoje.


O tema de hoje, como podem ver, é sobre algo bastante comum no canal. Eu inclusive tenho algumas interativas e antigamente participava de várias delas, mas ai a gente cresce, chega as responsabilidade e ai quando se dá conta é final de semana, você está exausto, se sentindo um bosta e só quer ficar em posição fetal e chorar a noite inteira.


Para quem ainda não conhece, fanfics interativas são exatamente iguais fanfics normais, com a diferença de que o autor faz um ficha para que os leitores possam montar os personagens da história. Como eu disse, são iguais a qualquer fanfic não-interativa, mas o que nós vemos por ai são muitas fanfics irregulares, e por isso ganharam um grande fã-clube de haters no canal.


E convenhamos, não é extremamente chato fazer uma ficha toda bonitona para uma fanfic porque você adorou o tema, fica contando os dias pra atualizar, sonhando com os capítulos, e nunca sai do primeiro? Ou segue por um tempo e sem aviso prévio o autor simplesmente para de atualizar e começa outra fanfic? Pois é. Sendo assim, o objetivo do jornal de hoje é apontar alguns dos erros mais comuns em fanfics interativas para ajudar você, pequeno gafanhoto, a evitar ganhar o ódio gratuito de vários usuários do site, além de dar algumas dicas para fugir de furadas e não cometer as cagadas que todo mundo comete sem perceber. Olha que lindo :)




REGRAS? SIM, REGRAS!

É claro que o primeiro ponto são as regras, que mais poderia ser?


É EXTREMAMENTE comum em fanfics interativas a quebra de algumas regras, pelo simples fato de muitas pessoas acreditarem que as interativas estão imunes às regras, e vendo todos escreverem assim, muitos dos novos leitores passam a quebrá-las também e o ciclo continua. Eu mesmo já passei por isso, e até tive uma interativa excluída por não prestar atenção nas regras e repetir comportamentos de outras interativas por alguma admin extremamente competente e responsável.


Então vamos lá:

- Termo VI: Exigir dos leitores que adicionem sua fanfic aos favoritos, que dêem notas ou que comentem em seus capítulos para que a história seja atualizada com mais rapidez ou continuada, resultará na exclusão da fanfic em questão.

Alguém de vocês já viu uma interativa onde nas regras aparecia os seguintes recados: "favorite para ser aceito", "favorite e comente em todos os capítulos senão seu personagem morre", "obrigatório favoritar e comentar todos os capítulos" e derivados? Pois bem, isso quebra o termo VI por exigir favoritos e/ou comentários dos leitores.

MAS ERIK SÃO AS REGRAS DA MINHA FANFIC, COMO QUE EU VOU GARANTIR QUE OS MEUS LEITORES VÃO PARTICIPAR DA MINHA FANFIC?

A partir do momento que uma pessoa te manda um personagem para que você use, ela já está interagindo, então exigir favoritos e comentários para manter o personagem na história é totalmente fora de questão. Imagina você abrindo um livro onde o autor diga na primeira página: leia todas as páginas e faça um comentário sobre todas elas senão mato seu personagem preferido. Seria bastante intimidador, por isso que nenhum autor que se preze faria essa maldade (a não ser que você seja o George R.R Martin).


Você pode até ver quem são as pessoas que mais participam e resolver dar mais destaque nesses personagens (afinal a fanfic é tua e tu faz a porra que você quiser), mas exigir a presença deles em todos os capítulos beira a perseguição sociopata e isso é um país livre, então não seja um canalha exigindo favoritos e comentários :)


- 1.1: Serão aceitos, no Spirit Fanfics e Histórias, apenas textos em forma de prosa, verso e roteiros, excluindo terminantemente qualquer tipo de reprodução de obras, biografias, artigos, avisos, notícias, capítulos destinados somente para descrições de personagens ou "fichas" para leitores (que no caso são utilizadas em fanfics interativas), apontamentos, reviews, resumos, trailers e letras de músicas. Todos os textos que se encontrarem fora dos padrões de fanfics e de textos literários, serão excluídos.
1.5: Para avisos, notas e agradecimentos, utilize apenas os campos "Notas do Autor" e "Notas Finais". Não os escreva na sua história ou insira-os na sinopse.


Essas duas são campeãs nas interativas irregulares, tanto que existe até uma citação direta na 1.1 (adivinha por qual regra minha fanfic foi excluída?).

Peãozada, no primeiro capítulo não pode aparecer apenas a ficha ou as regras, se você colocar um textão bonitinho e logo em seguida aparecer a ficha e as regras dentro do capítulo também não pode, assim como também não pode fazer um capítulo só com as descrições dos personagens (por um acaso foi isso que eu fiz e.e). Sempre deixe fichas e regras nas Notas Finais ou comentários (de preferência comentários, ai dá pra copiar a ficha e com isso você salva muitas vidas preguiçosas) e deixe o corpo do capítulo EXCLUSIVAMENTE para uma narrativa. Outra coisa: não coloque avisos como "Vagas abertas/fechadas" ou de qualquer tipo na sinopse, isso quebra a regra 1.4 (por um acaso eu editei tudo também porque já fui trouxa).

MAS ERIK...
Não. A vida de exclusão de fanfics irregulares é dura, precisamos ser fortes agora.


- 3.1: A fanfic deverá ser postada apenas na(s) categoria(s) à(s) qual(is) pertença; caso ainda não exista, faça o requerimento por meio do sistema de Suporte.
3.2: Adicione sua história na categoria "Original" se, e somente se, o universo do enredo, bem como personagens e demais elementos da narração forem criados totalmente por você. Não a utilize juntamente com outras categorias.


Pode acontecer também de quebrarem essas duas ai. A primeira pode acontecer naquelas fanfics que tem mais categoria do que capítulos ou que tem mais linhas de categorias do que de sinopse. Com tantas categorias fica difícil controlar quantas delas realmente entram na história, e ai pode ocorrer quebra dessa regra. A segunda acontece quando no meio das categorias aparece Originais, porque o autor criou algum dos personagens e por isso acabou se confundindo e achou que deveria colocar essa categoria também (não se sinta mal, a anta aqui fez isso também).


No primeiro caso é só definir com clareza sobre o que você está escrevendo e o que vai entrar ai. Por exemplo, se você vai escrever uma história sobre lobisomens e resolve colocar elementos de Teen Wolf e Supernatural, ok, agora colocar aquele filme onde o protagonista acredita ser um lobisomem, colocar Ben 10 porque tem um lobisomem e aquela outra série sobre lobisomens legal que você nunca viu e não faz a menor ideia do que é, mas vai colocar porque falam de lobisomens... Melhor não. Para o segundo caso, ao invés de colocar na categoria Originais, coloque Personagens Originais nas tags e Personagens que resolve o problema.

- 5.1: Só serão permitidos emoticons nas notas iniciais e finais do autor ou quando tratar-se de pequenos trechos relacionados à mensagens de texto via celular ou computador, desde que neste caso, esteja em forma de citação para diferenciar do capítulo da fanfic. Emoticons inseridos na sinopse e no decorrer dos capítulos que não seja na condição descrita acima, acarretarão a exclusão da fanfic.
5.2: Os títulos da fanfic e dos capítulos, bem como o texto da sinopse, não devem ser escritos totalmente em maiúsculo (exceto no caso de siglas); e, os textos da fanfic não podem estar totalmente formatados em maiúsculo, negrito, itálico, totalmente alinhado à direita ou centralizado (a centralização integral do texto é permitida em caso de poesias), sob pena da fanfic ser excluída.


Ainda pode acontecer de quebrar essas duas regras. A primeira quando o autor coloca emoticons (\o/, *--* =), :v, :p e por ai vai) dentro do capítulo SEM ESTAR NA CITAÇÃO (aquele botão de aspas esperto na aba logo acima do campo para colocar a fanfic). Bem facinho de resolver. A segunda acontece quando os títulos estão inteiramente em caixa alta, sem ser em siglas, ou os capítulos estarem inteiramente centralizados, em itálico ou negrito. Pra resolver isso também é fácil: não use a formatação no capítulo INTEIRO use apenas em algumas partes para dar destaque.

MAS ERIK EU ACHO TÃO BONITO NÃO PODE DEIXAR ASSIM?
Não pode cara.




O QUE COLOCAR NO PRIMEIRO CAPÍTULO?

Isso é outra coisa que perturba muitos autores de fanfics interativas. O que realmente devo escrever? Quantas palavras? Apresento os meus personagens ou não? Narração em primeira ou terceira pessoa? Não existe uma regra para criar o seu primeiro capítulo, isso varia de leitor para leitor. Você precisa saber o que deve falar para o leitor: onde a sua história começa, o que aconteceu de importante até aqui, se for um universo alternativo, quais são as características desse enredo, e por ai vai. Como fazer isso? As possibilidades são infinitas.


Por exemplo, se sua história fala sobre uma invasão alienígena, comece com uma carta falando sobre a raça que invadiu o planeta e tudo que aconteceu após aquilo. Se for um apocalipse zumbi ou desastre natural, coloque duas personagens conversando sobre o que causou isso e suas consequências. Se for apresentar um mundo mágico, descreva esse mundo através da narração de um ser onisciente que conhece o mundo todo. Se a história se passar no futuro, coloque a descrição de um noticiário que mostre como a humanidade se desenvolveu até lá. Se for escrever sobre algum tipo de ser mitológico, fale um pouco sobre ele por meio de arquivos antigos... E por ai vai.

Você pode usar o primeiro capítulo para apresentar os protagonistas e um pouco de sua relação com o enredo, ou pode apenas mostrar o contexto da fanfic no primeiro capítulo. Geralmente os primeiros capítulos são os mais curtos, de 200 até umas 2000 palavras mais ou menos, mas a quantidade certa é a que você achar necessária para que não fique resumido nem cansativo demais. O que importa é você escrever algo que primeiramente te agrade, já que a história é sua.




OBSERVE O AUTOR.
Quer ter uma ideia de quase 100% de certeza se a fanfic vai vingar ou não? Procure as outras fanfics do autor. Se houver várias fanfics interativas em andamento, se elas forem lançadas sempre com um tempo menor de uma semana entre elas, e se nenhuma delas chega nem no capítulo 5, pode apostar todas as suas fichas que essa fanfic não vai sair, parta pra outra.


Isso não é desmerecer outros autores, mas na grande maioria dos autores desse tipo o foco não é escrever histórias, é popularidade. E não vale a pena desperdiçar tempo e energias numa ficha que você sabe que nunca será usada, então para de ser trouxa.




NÃO TENHA PRESSA.

Muitas vezes nós vemos uma série, livro, filme, jogo ou o caralho a quatro e dai surge uma ideia incrível. As vezes a inspiração vem das coisas mais inesperadas, como aquele comercial aleatório de ração pra cachorro que você acabou de ver no intervalo de um reality show estranho.


O primeiro instinto é: MEU DEUS, PRECISO ESCREVER UMA FANFIC INTERATIVA SOBRE ISSO AGORA! Meu conselho nesse caso é exatamente o contrário: espera um pouco. Pelo simples motivo de que ao tentar escrever uma fanfic do nada porque teve uma epifania, a chance de você conseguir continuar com ela é mínima. Então pense sobre o assunto, desenvolva a história, planeje os detalhes, e só depois poste sua história. Relaxa ai galera.




FAÇA O PLANEJAMENTO.

Depois de ter a ideia, desenvolva-a. Uma interativa não é tão fácil de se planejar porque você não sabe como serão os personagens, mas é possível armar um roteiro principal sobre como a história deve prosseguir. Os passos são os mesmos de qualquer história: sobre o que eu vou escrever? Qual será o enredo da história? Onde e quando a história se passa? Como eu quero que a história prossiga?

Algo que eu sempre faço é montar um roteiro da fanfic, e antes de postar a fanfic eu tenho um plano de como será o primeiro e o último capítulo. Toda fanfic possui um protagonista, do qual a história gira, então planeje os acontecimentos mais básicos em cima desse protagonista, e depois de ter todos os personagens, vá inserindo-os na trama principal. Tenha uma ideia mínima sobre até onde você quer que a fanfic ande e quando tiver todos os personagens, planeje os finais que sua fanfic poderá ter (quantos quiser, mas de preferência até três opções, para que você não fique muito indeciso). Isso é algo que eu faço em todas as minhas interativas, em todas eu tenho ideias de como a fanfic vai terminar, porque isso previne que você encerre sua fanfic por falta de criatividade.


Outro motivo pelo qual é importante planejar: já excluí duas interativas minhas que eram segundas temporadas de outras duas fanfics que eu terminei, a primeira porque os leitores pediram e a segunda porque eu achei que precisava dar uma movimentada na fanfic com novos personagens. Em nenhum momento eu planejei como fiz com as outras. Resultado? No meio das duas fanfics tive um bloqueio tão grande que não fazia ideia alguma de como prosseguir, e por isso excluí as duas. E quando você começa a escrever uma história, a intenção é que ela termine, e não ser abandonada logo nos primeiros capítulos, ok?




QUAL O MELHOR NÚMERO DE PERSONAGENS?

Como a grande maioria dos tópicos desse jornal: depende.


Quanto mais personagens, mais audiência, mais interação, mais oportunidades de desenvolver o enredo, mas é mais difícil de controlar todos eles. Se você gosta e consegue escrever bastante, seria uma boa deixar com mais personagens, agora se você pretende deixar a história mais fechada e centralizar melhor os personagens no enredo, poucos personagens é uma melhor estratégia. De todo modo, evite passar dos 30 personagens se todos forem regulares, ou seja, aparecem com muita frequência.

Uma das minhas fanfics tinha apenas 10 personagens, tirando os que já faziam parte do anime que usei na história, assim como outra tinha, pelas minhas contas, quase 90 ao todo. A segunda foi muito mais difícil de trabalhar, da mesma forma, em outra fanfic são quase 45, e a distribuição de atenção e destaque é bem tranquila. Tudo vai depender da forma com que você consegue trabalhar, então não faça muito acima/abaixo do que consegue escrever e organizar.




O QUE COLOCAR NAS FICHAS?

Ta aí algo que deixa vários corações de autores de interativas cheios de angústia e aflição.


Assim como sinopse e primeiro capítulo, não existe nenhuma forma de bolo sobre o que deve ou não entrar em uma ficha, mas podemos direcionar os tópicos para visualizar melhor o personagem e encaixá-lo melhor na história. Por exemplo, muitas pessoas colocam coisas contraditórias ou insuficientes no tópico personalidade, então faça algumas perguntas mais diretas dentro da fanfic, do tipo "como ele age com pessoas estranhas?", "confiaria facilmente em alguém?", "como reage quando comete algum erro?", "aceita facilmente correções e conselhos?".

Outra coisa é: use todos os tópicos que existem na sua ficha. Por que caralhos você quer saber as alergias do seu personagem se em nenhum momento isso vai ser importante para sua história? Ou então pedir sete páginas com roupas se você não vai descrever as vestimentas de cada personagem? Saiba direcionar seus tópicos, com isso você não cria fichas longas e cansativas demais, e o objetivo dos tópicos é te dar uma imagem exata do personagem e a forma como ele vai se encaixar no roteiro que você criou.

Então use tópicos chave, pense em tudo que é importante que você saiba do seu personagem, depois vá escrevendo a ficha com calma e paciência. Tente sempre escrever a ficha pelo menos um dia antes de postar a fanfic, para que você tenha tempo de revisar sua ficha e tirar/acrescentar qualquer item que você ache importante.




DEFINA SEUS OBJETIVOS.

Quando você estiver preenchendo os campos da sua fanfic, antes de clicar em Enviar Fanfic, faça a si mesmo a seguinte pergunta: Porque eu estou começando essa fanfic?


Caso você não saiba responder essa simples pergunta, não poste sua fanfic. Toda história deve ter um objetivo ao invés de simplesmente escrever por escrever, como eu já disse nesse jornal, o objetivo de toda história é continuar e terminar. No entanto, o que vemos muito aqui no canal Fanfics são usuários postando histórias interativas ou não-interativas única e exclusivamente para ganhar popularidade, e isso é bem chato. Popularidade e audiência devem ser consequência ao invés de finalidade.


Eu já ouvi uma vez de uma amiga que ela postou uma interativa dela, mas não teve muita adesão nas primeiras horas, então excluiu e postou de novo numa hora que tinha várias pessoas online, porque não tinha postado "na hora certa". Gente, a ideia de postar somente ao meio dia ou entre 18h às 20h porque são os horários mais movimentados é MUITO errado, quem gosta de interativas vai procurar sozinho, e não ficar atualizando as atividades pra ver se alguém postou uma interativa.



LEITORES E PARTICIPANTES.

Disse várias coisas específicas aos autores de fanfics interativas, mas é preciso que os leitores tenham certa conduta com os autores também.


Ficar fazendo fichas como se não houvesse um amanhã apenas por fazer não é muito saudável nem educado, muitas vezes o autor se dedica bastante ao projeto, faz um bom capítulo, deixa todas as informações e regras para fazerem as fichas, para a pessoa simplesmente fazer um personagem de qualquer jeito, fazer exigências sobre o quanto e como seu personagem deve aparecer, dar palpites na história do autor, e por ai vai.

Da mesma forma quando um autor exige comentários e favoritos, é desagradável quando um leitor só vem com reclamações sobre seu personagem não ter o maior destaque ou ficar cobrando atualização. Respeite o autor. Uma fanfic interativa é como uma novela, filme, seriado ou livro, existem os protagonistas e secundários, mas cada um tem o seu destaque e reconhecimento dentro da história. O que acontece muito é a arrogância de muitos usuários achando que seu personagem é melhor do que todos os outros, e por isso acha que todo capítulo deve ter um momento só dele. Ficar enchendo o saco do autor para atualizar rápido também é muito errado, já que todos temos uma vida fora do Spirit, que inclui escola, faculdade, trabalho, contas pra pagar, atividades domésticas, dormir, comer, eventos e atividades fora de casa, além dos bloqueios criativos e cansaço. Nem sempre um autor vai ter todo o tempo do mundo para atualizar, e mesmo que você queira ler o próximo capítulo, respeite o tempo do autor da mesma forma como você gostaria de ser respeitado.




Bem, esse foi o #BetaParceiro de hoje, qualquer dúvida podem me procurar que eu tentarei saná-las (adoro falar bonito).
Abração do Pai da Facção *vitória na guerra*


Escutando: O som da derrota batendo na porta
Lendo: Como superar a bad com estilo
Assistindo: Minha vida sendo desgraçada
Jogando: League Of Trouxas

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...