+Moriarty- - Clan Sídhe

Moriarty-
Retardado autista
Nome: Erik Overgreen || Gabriel Bellia
Status: Admin Histórias
Sexo: Masculino
Localização: Marilia, São Paulo, Brasil
Aniversário: 1 de Dezembro
Cadastro:

#BetaParceiro 6: Coisas que não sabemos, mas temos vergonha de perguntar I


Postado

#BetaParceiro 6: Coisas que não sabemos, mas temos vergonha de perguntar I


Olá gente fina, elegante e sincera, tudo certinho com vocês? Vou acreditar que sim. Caso não, o choro é livre.


Bem, esse #BetaParceiro vai ser bem especial, vou até dividir. Porque independentemente do tempo que estamos aqui dentro do Spirit, ou até mesmo do cargo ocupado, a verdade é que todos nós temos dúvidas, e em algum ponto da nossa vida iremos nos deparar com a seguinte frase: EU NÃO SEI!

Pasmem: Beta Readers/Styles, Capistas, Embaixadores, Editores de Notícias, Moderadores do Fórum e Administradores não são seres soberanos e também erram!


No entanto, ao invés de entrar em desespero, nós vamos atrás de respostas, que muitas vezes são oferecidas aos montes dentro do Spirit. E o que acontece muitas vezes é o usuário não saber como e onde procurar essas respostas, e o pior: ter vergonha de admitir sua dúvida por achá-la "boba demais".


Por isso, o Pai da Facção aqui veio com esse jornal para ajudar você, pequeno gafanhoto, a esclarecer algumas dúvidas relativamente comuns, e ficar a disposição para esclarecer qualquer outra dúvida que você tenha sobre o site, mas tem vergonha de perguntar (no caso os admins vão esclarecer, eu apenas vou mandar MP pra eles chorando).


Esse jornal vai ser bem didático e tudo que for abordado aqui veio do FAQ ou do Fórum, então caso alguém se interesse só me procure que eu passo os links procêis aprenderem mais =D


Para começar esse jornal, acredito que o ponto mais importante e crucial é exatamente como e onde tirar suas dúvidas dentro do Spirit. Muitos usuários muitas vezes não sabem qual é o local ideal para resolverem seus problemas, já que existem consideráveis opções; contudo, é preciso saber exatamente qual é o problema e o que você precisa fazer para resolvê-lo, senão fica difícil recorrer a algum dos recursos do Spirit.

Então segura na mão de Deus e vamos lá o/


Imagine que você tem uma dúvida sobre qualquer coisa dentro do Spirit. O primeiro lugar para qual você deve correr é o FAQ, para os leigos é a página onde ficam as perguntas mais comuns dos usuários, e dependendo da sua sorte talvez sua dúvida esteja lá, esperando para ser sarrada ("sanada", droga de corretor). Eu deixei o link direto lá em cima, mas vou explicar passo a passo como faz para chegar até esse maravilhoso oásis:

- clique no ícone de três pontos no canto superior direito da página >>> clique em FAQ (Ajuda) >>> ou então vá até o final da página e clique em Ajuda / FAQ;



- você será redirecionado para a seguinte página, onde você pode procurar pelos tópicos se acha a sua dúvida entre eles:


Simples, rápido e fácil. Porém, caso a sua dúvida não estiver lá, existem outros dois lugares que você pode correr: o Suporte e o Fórum.

MAS ERIK QUANDO EU USO UM OU O OUTRO?

Tudo depende do tipo de problema. Se for algo estrutural ou de configurações, como aparecer uns códigos estranhos na tela, desconfigura o texto na hora de postar um capítulo, o style estiver apagando uma parte da página, a ordem dos capítulos sofreu um bug muito loco, use o Suporte. Agora, se for relacionado a algo específico dos canais, como dúvidas de ortografia/gramática, dúvida sobre um código específico do personalizar, algum problema nas regras dos grupos, utilize o Fórum.

Agora vamos mostrar como chegar em cada um:

SUPORTE

- mesma coisa do FAQ: clica nos três pontos >>> depois clique em Suporte >>> ou então vá até o final da página e clique em Suporte;



- você será redirecionado para a seguinte página, e então clique em Enviar Pedido de Suporte;

- leia todos os avisos da página e depois preencha os campos abaixo;

- clique em Enviar Pedido de Suporte e seja feliz.

FÓRUM

- clique no ícone de três barras no canto superior esquerdo >>> procure e clique em Fórum;



Diferente do Suporte, ao entrar no canal Fórum você não vai simplesmente abrir um novo tópico, por causa da regra 3.2 do Fórum (sim, o canal Fórum também possui suas regras). Essa regra diz que antes de criar um novo tópico é preciso fazer uma busca pelo Fórum e ver se não existe nenhum tópico com a mesma dúvida, para evitar conteúdos repetidos dentro do canal. Sendo assim, o caminho então será esse:

- clique no ícone da lupa no canto superior direito >>> digite no campo Procurar aqui alguma palavra chave sobre sua dúvida (como regra 1.1, gêneros, código X, tal coisa grupos) e selecione a aba Fórum;


- depois de confirmar que não existe nenhum tópico que explica a sua dúvida, clique no sinal de + no canto superior direito, leia atentamente as regras e poste seu tópico;


Dentro do canal Fórum você percebe que existem várias seções, algumas delas para tirar dúvidas e outras para interagir com os outros usuários. Existem quatro seções para tirar as dúvidas: Fórum Fanfics, Fórum Grupos, Fórum Personalizar (ou Styles) e o Fórum Dúvidas, que seria o Fórum de dúvidas geral ou o Fórum Fórum.


ERIK QUAL A DIFERENÇA ENTRE POSTAR NO FÓRUM DÚVIDAS OU NO DOS CANAIS?

Ótima pergunta: a sua dúvida só pode ser respondida por alguém que entenda daquele canal ou por qualquer pessoa? Por exemplo, se você quiser saber se nas capas das fanfics podem ser de tal tamanho, é uma pergunta geral, que qualquer um que entenda o mínimo das regras pode responder, ao contrário de perguntar sobre qual a forma correta de pontuação em uma determinada sentença, que exige uma resposta mais complexa, e por consequência, pessoas do canal Fanfics provavelmente terão mais propriedade para responder. A primeira dúvida poderia ser postada no Fórum Dúvidas, enquanto a segunda no Fórum Fanfics. É importante saber disso mais para não acabar postando suas dúvidas no lugar errado e direcioná-las melhor, para que assim podermos frequentar o Fórum de forma mais civilizada.




A segunda parte desse jornal é voltado mais especificamente pro canal Fanfics (o único lugar que eu sou um pouco menos noob e.e): os gêneros das fanfics. Porque muitos dos gêneros podem ser um pouco confusos para muitos usuários (até eu às vezes olho pra aquela lista e fico que?), além de serem 58 gêneros, é realmente muita coisa. E para não ficar muito cansativo, vou agrupar os gêneros semelhantes ou que possuem mais chance de confusão e explicar as diferenças entre eles.


ROMANCE E NOVELA / ROMÂNTICO

Escolhi esse primeiro porque é um dos que mais causa polêmica, inclusive no último desafio de fanfics muita gente foi desclassificada por esse motivo. Então vamos lá crianças:

Romance é DIFERENTE de Romântico! E por quê? Porque o termo Romance não diz respeito ao gênero, mas ao tamanho da história. Porque dentro da literatura, nós podemos ter vários tipos, estilos e gêneros, e com relação ao tamanho, existem três tipos principais:
- conto: uma história curta, geralmente com poucos personagens e um único núcleo da trama;
- romance: histórias longas, com vários personagens e outros núcleos além do principal;
- novela: intermediário entre o conto e o romance, e também tem a característica de ser escrito na forma de episódios ou capítulos.

Quando você assinala o gênero Romance e Novela, você assume que sua história é uma longfic, que a intenção é escrever vários capítulos, e não que a história possui temática romântica. Tanto que na Literatura existe o movimento chamado Romantismo, onde seus autores são chamados de Românticos (como Castro Alves, José de Alencar, Gonçalves Dias), mas todos os autores que escrevem narrativas mais longas (vulgo livros) são chamados de Romancistas (entre eles Machado de Assis, romancista realista, Olavo Bilac, romancista parnasiano, Aluísio Azevedo, romancista naturalista, e também Álvares de Azevedo, romancista romântico). Inclusive, pra quem presta atenção nas regras, sabe que a 3.4 diz que caso a fanfic tenha mais de um capítulo, deverá conter o gênero Romance e Novela, já que ai deixa de ser um conto. E por isso, caso poste uma Oneshot no gênero Shoujo (Romântico), NÃO assinale o gênero Romance e Novela.



FICÇÃO / FANTASIA / FICÇÃO CIENTÍFICA / SCI-FI

A Ficção nada mais é do que qualquer história não-real, ou seja, sempre que você criar algo, é considerado Ficção. Não é a toa que o termo Fanfic vem de Fanfiction, a Ficção de Fãs. Então tecnicamente qualquer história que você poste é uma Ficção. Os gêneros que se opõem à Ficção são os Documentários e Biografias.

Dentro da Ficção, nós podemos escrever sobre algo que siga as leis da realidade, que seriam as Crônicas, os contos onde a história se desenvolve a partir de algo dentro dos padrões de normalidade, ou partir para a narrativa não convencional que foga da realidade, levando à Fantasia ou Ficção Científica. A diferença principal entre elas é que na Fantasia a temática é voltada ao sobrenatural, magia e mitologia, enquanto a Ficção Científica aborda alienígenas, alta tecnologia e histórias no futuro.

Vamo fazer exemplo pra todo mundo entender: você conhece um carteiro gente boa que sempre entrega suas correspondências em dia. Ai você tem a brilhante ideia de escrever sobre a vida desse carteiro, narrando todos os fatos da vida dele exatamente como aconteceu. Você tem uma Biografia. Agora caso você faça uma história sobre o carteiro e suas encomendas, mas sem descrever os fatos exatos da vida do carteiro que você conhece, criando um personagem baseado nele, é a Crônica/Ficção. Ai você acha que a história tá chata demais, e faz duas versões alternativas, uma onde o carteiro na verdade é um mago responsável por distribuir as cartas sempre no horário e a outra onde o carteiro na verdade é um homem do século XXX que voltou no tempo para entregar uma carta específica que mudaria toda a história da humanidade. A primeira versão envolve dimensões mágicas, então seria Fantasia, enquanto a segunda aborda viagem no tempo de um futuro distante, e configura a Ficção Científica.

MAS ERIK E O SCI-FI?

É um termo alternativo pra Ficção Científica, então é a mesma coisa XD



SHOUJO / SHOUNEN / BISHOUJO / BISHOUNEN / SEINEN / JOSEI / KOMODO

Como o site foi feito sobre fanfics em sua grande maioria de mangás e animes (inclusive o nome do site era Animespirit), muitos gêneros acabaram sendo trazidos de lá, como esses ai. Basicamente, shounen significa menino e shoujo menina, sendo assim, Shoujo é voltado para garotas, e geralmente contêm histórias românticas (não é à toa que no Spirit é considerado o mesmo gênero), enquanto Shounen é dedicado aos garotos, contendo histórias de ação, aventura e luta em sua maioria.

Os gêneros Bishoujo e Bishounen seguem os mesmos princípios, com uma ligeira diferença: a aparência dos personagens. O termo bi significa belo, por isso os mangás Bishoujo e Bishounen se preocupavam bastante com a arte dos personagens, deixando-os esteticamente mais detalhados. São os mangás onde as garotas tem os traços mais ricos e os garotos com uma aparência mais andrógena.

Com relação à Seinen, Josei e Komodo, esses três gêneros são relacionados com a idade do público alvo:
- seinen: público adulto masculino, onde as histórias são mais ligadas ao trabalho, sexo e violência;
- josei: público adulto feminino, onde as histórias possuem temática de romances mais realistas, famílias e também sexo;
- komodo: público infantil, são as histórias de classificação livre onde o foco é chamar a atenção de crianças, com personagens mais coloridos e caracterizados, além de envolver lições de moral e ensinamentos.



HENTAI / HAREM / ECCHI

São três gêneros que envolvem mais a parte da sensualidade. Hentai é o mais fácil: são fanfics que possuem cenas explícitas de sexo heterossexual. Depois vem o Ecchi, que seriam cenas implícitas de sexo heterossexual. A diferença entre eles é que Hentai é +18, onde vai haver a descrição do ato sexual e da nudez sem pudor, enquanto o Ecchi é +16, e possui apenas insinuações de sexo, como os dois indicando que vão para o quarto, dormir/tomar banho juntos, enfim, fazer o leitor suspeitar de que haverá sexo, mas sem o mesmo ser narrado, assim como nudez parcial.

Já o Harem está ligado ao Ecchi, e possui insinuações de sexo, mas o enredo é sobre um garoto cercado por garotas ou uma garota cercada por garotos, onde nos dois casos o personagem é desejado por todos os outros personagens do sexo oposto. Exemplos de Harem são os animes Rosario + Vampire e Uta No Prince-Sama.



YAOI / YURI / LEMON / ORANGE / SHOUNEN-AI / SHOUJO-AI / SLASH / FEMMESLASH

Esses gêneros aqui são, de longe, os que MAIS causam confusão, com toda a certeza.

Basicamente, eles se referem aos relacionamentos homossexuais (Yaoi, Lemon, Shounen-Ai e Slash se referem aos masculinos / Yuri, Orange, Shoujo-Ai e FemmeSlash se referem aos femininos), e a diferença entre eles é basicamente por classificação etária:
- Lemon/Orange: cenas de sexo explícito e nudez total, ou seja, +18;
- Shounen-Ai/Shoujo-Ai: cenas de insinuação de sexo e nudez parcial, ou seja, +16;
- Slash/FemmeSlash: fanfics com apenas beijos, abraços e demonstrações simples de afeto, é de indicação Livre até +14.

Para ilustrar melhor: Lemon/Orange seria o Hentai, Shoune-Ai/Shoujo-Ai seria o Ecchi e Slash/FemmeSlash seria como o Komodo.

MAS ERIK E O YAOI E O YURI?

É ai que fode os esquemas.

Tem muita divergência entre as classificações, mas, geralmente, Yaoi representa qualquer mangá com homossexualidade masculina e Yuri feminina. PORÉM, dentro do Spirit, Yaoi/Yuri são considerados histórias com cenas de sexo explícito e nudez total, ou seja: YAOI e YURI são sinônimos de LEMON e ORANGE. Sendo assim, se você pretende escrever uma história sobre dois homens, e quer deixar na classificação +16, o gênero correto é Shounen-Ai, e não Yaoi, e é aí que acontecem as confusões. TODAS as fanfics Yaoi/Yuri são OBRIGATORIAMENTE +18, como eu já disse inclusive nesse jornal, então só use Yaoi/Yuri caso você coloque cenas de sexo explícito e/ou nudez total na sua fanfic.



DRABBLE / DROUBBLE / DRABS

Esses gêneros são muito simples, só que mesmo assim muitas pessoas não sabem o que é e aplicam de forma errada. Esses três dizem respeito ao número de palavras da fanfic, onde as Drabbles possuem exatas 100 palavras, as Droubbles exatas 200 palavras e as Drabs exatas 55 palavras. São gêneros ligados mais às fanfics dramáticas, líricas e poesias, e por isso muitos autores acabam colocando eles juntos.

Então, se sua fanfic possui 101, 199 ou 54 palavras, ou qualquer outro número diferente de 100, 200 ou 55 palavras, NÃO utilize os gêneros Drabble, Droubble e Drabs.

MAS ERIK PORQUE É TÃO IMPORTANTE O NÚMERO DE PALAVRAS?

Dentro da Poesia, outro gênero literário, existe o Poema e o Soneto. O Poema é definido como um texto em versos, assim como o Soneto, mas este possui uma característica única: ele precisa ser composto por duas estrofes de quatro versos seguidas por duas de três, sendo que nas estrofes de quatro versos o primeiro rima com o terceiro e o segundo com o quatro. Já nas duas estrofes de três versos cada verso de uma estrofe deve rimar com um verso da estrofe seguinte, e todos os versos precisam ter 10 ou 12 sílabas.

Se não estiverem TODAS essas características, o poema não pode ser considerado soneto. Da mesma forma, se sua fanfic não tiver exatamente 100, 200 ou 55 palavras, não pode assinalar esse gênero.

Lide com isso.



MECHA / STEAMPUNK / SUPER POWER / SUPER SENTAI

Vocês podem ou não encontrar esses gêneros juntos em muitas fanfics, já que possuem uma temática mais ou menos semelhante.

Mecha são histórias sobre robôs, androides, ciborgues, exoesqueletos, máquinas de guerra, robôs gigantes... São fanfics que abordam em primeiro plano o uso de máquinas e geralmente são vistas com os gêneros Ficção Científica (Star Wars e Star Trek são ótimos exemplos) e Survival (como O Exterminador Do Futuro e Matrix, histórias onde as máquinas dominam a humanidade).

Steampunk é um gênero mais incomum, onde a história acontece no passado, mas a tecnologia da época ou é futurista ou fantasiosa. Não confundam com o gênero Magia, onde a tecnologia tem propriedades mágicas. Aqui as coisas acontecem ou por causa de avanços científicos ou realidades alternativas (geralmente na forma da tecnologia de época, como Vapor e Caldeiras), de forma que a tecnologia é avançada ou diferente do mundo atual, mas o tempo ocorre no passado. Por exemplo: a história acontece na Inglaterra vitoriana, onde existem computadores à vapor. Dois filmes com essa temática são A Invenção De Hugo Cabret e A Bússola De Ouro (que por sinal estou atrás dos livros), dois filmes onde a história se passa anos atrás do nosso, mas as máquinas e invenções são surreais. Imaginem Steampunk como uma Ficção Científica que acontece no passado.

Super Power eu não achei praticamente nada sobre, o que eu entendi é que está mais ligado às histórias de heróis, sendo um gênero sobre pessoas que ganham super poderes e passam a lutar contra o mal. Super Sentai segue o mesmo objetivo, mas ao invés de poderes especiais, os heróis contam com robôs gigantes e armas, além de formarem esquadrões. As Meninas Super-Poderosas e Capitão Planeta são exemplos de Super Power, enquanto Power Rangers e Super Esquadrão Dos Macacos Robôs são exemplos de Super Sentai.



FLUFFY / LÍRICA / MUSICAL / POESIA / DRAMA

Assim como os quatro anteriores, esses gêneros podem ou não vir juntos, dependendo de como a história será trabalhada.

Poesia é um gênero literário diferente da narrativa, porque ao invés de agrupar as frases em parágrafos (prosa), são agrupados em estrofes (versos). É diferente da fanfic Lírica, que pode ser tanto em prosa quanto em poesia, porque esse tipo de fanfic se refere às histórias onde o autor expressa seus sentimentos, então sua narração é em primeira pessoa. Por isso, nem toda poesia é necessariamente lírica, assim como nem toda fanfic lírica precisa ser uma poesia. Já o Drama é um estilo em prosa, onde o foco da história são tragédias ou temáticas mais deprimidas, com forte sentimentalismo, envolvendo solidão, tristeza, depressão, luto, morte... Assim como nas poesias, nem todo Drama é Lírica, mas geralmente o gênero Lírica acompanha o Drama ou o Romântico.

Fluffy são fanfics com temática romântica, sendo MUITO românticas. São aquelas histórias açucaradas, cheias de melodrama, demonstrações exageradas e/ou excessivas de afeto e carinho, e com muita, mas muita carga emocional. Geralmente podem acompanhar os gêneros Drama, Poesias e Lírica, mas pertencem ao gênero Romântico. E lembrem-se: toda Fluffy é Romântica, mas nem toda Romântica é Fluffy.

E existem ainda as Musicais ou SongFics, histórias baseadas em músicas ou que contenham letras de músicas dentro delas. Alguns dias atrás um usuário chegou ao Fórum perguntando porque é possível colocar letras de músicas dentro da história e somente as músicas não serem consideradas como plágio. A resposta é esse gênero, que permite que letras de músicas façam parte da história, sem correr o risco de configurar plágio.



COLEGIAL / ESCOLAR

Alguns dos gêneros, como Ficção Científica e Sci-Fi são sinônimos, então pode-se usar os dois juntos ou não dentro da fanfic. Mas outros são apenas parecidos, e isso causa confusão sobre onde deve usar um ou o outro. Vou falar agora sobre esses gêneros, começando com Colegial/Escolar.

Como muitos devem saber, o sistema educacional brasileiro é dividido em Ensino Infantil (crianças de 3-4 a 6 anos), Ensino Fundamental (de 7 a 14-15 anos), Ensino Médio (15 a 17-18 anos) e Ensino Superior, que seriam as faculdades. No sistema americano é bem parecido: Elementary School, Middle School, High School e os Academic/Graduate Degrees ou Higher Education. Mesmo com algumas diferenças, o High School seria o Ensino Médio e os Degrees seriam as universidades. Ok. O termo colegial, diz respeito somente ao Ensino Médio/High School, e por isso, o gênero Colegial está ligado a histórias que se passam no Ensino Médio/High School, enquanto o gênero Escolar pode ser desde o maternal até a faculdade.

Qual é o problema disso tudo? Algumas das universidades nos EUA são chamadas de College, que seria a palavra deles para Campus Universitário, e é isso que causa a confusão. Porque Colegial não engloba os Colleges, apenas o High School.



MISTÉRIO / POLICIAL / SUSPENSE / TERROR E HORROR / SURVIVAL

Mistério diz respeito a qualquer história onde o enredo gire em torno de um mistério a ser revelado, independente do gênero, enquanto Policial ou Criminal, como o nome é sugestivo, são histórias que abordam crimes, o ambiente de delegacias, presídios, tribunais, etc. Já os outros dois gêneros podem ou não estar ligados com Policial, mas sempre estarão juntos com Mistério. Para ficar bem didático:
- Suspense é o que te deixa ansioso e/ou apreensivo, onde há um mistério a ser revelado ou algum evento importante para acontecer. Geralmente envolve mais tramas psicológicas;
- Terror é o que te deixa com medo, você sabe que vai te assustar ou pelo menos deveria. Pode vir através da temática Policial (serial killers e psicopatas) ou Sobrenatural (demônios, espíritos e criaturas);
- Horror segue o mesmo raciocínio do terror, mas o sentimento que ele causa é repulsa e/ou nojo, pode ser mais fácil de encontrar com Violência.

O Survival é um tipo de suspense, onde o enredo se baseia na luta por sobrevivência. Inclua nesse gênero os apocalipses zumbis, terror psicológico, catástrofes naturais, perseguição, jogos de sobrevivência, ataques alienígenas e qualquer história onde os personagens estão sempre em perigo iminente e precisam sobreviver a alguma coisa.



MAGIA / MISTICISMO / SOBRENATURAL / UNIVERSO ALTERNATIVO

Chamamos de Sobrenatural tudo aquilo que foge da realidade e que está além da nossa capacidade de ver e enxergar a normalidade. Isso inclui as criaturas sobrenaturais, como espíritos, vampiros e lobisomens, divindades e criaturas relacionadas com religiões e doutrinas, como deuses, anjos e demônios, criaturas mágicas, como fadas duendes e dragões, e por ai vai. Dentro do Sobrenatural, é possível dividir entre Misticismo e Magia. A diferença básica é que o primeiro está relacionado com crenças, de criaturas e entidades não humanas, que ainda possuem alguma explicação, enquanto a segunda representa algo além da nossa compreensão, forças com capacidades maravilhosas, sem qualquer explicação plausível.

Por exemplo: o lobisomem é um ser místico, pois pode ser um homem que foi amaldiçoado, mordido por outro lobo, nascido como o sétimo filho de um sétimo filho, bebeu da água de uma pegada de lobo durante a lua cheia... Ou seja, existe uma explicação, por mais improvável que seja. É diferente de um bruxo, que pode ter seus poderes por linhagem sanguínea ou não, mas não existe nenhuma explicação da origem desses poderes.

Tem ainda o gênero Universo Alternativo, que para ser bem sincero, eu também tinha algumas dúvidas (porque beta é gente que nem a gente). Entende-se como Universo Alternativo o oposto de Universo Real, qualquer enredo que envolva o Sobrenatural, e isso inclui Magia e/ou Misticismo. No entanto, eu já vi dentro do próprio Spirit que se você pegar o enredo e/ou personagens de algum livro/filme/série/anime e colocar em outro enredo totalmente diferente, também entraria como UA. Então eu abri um tópico no Fórum (é muita emoção gente, adorei), e uma usuária me deu uma resposta incrível, que vou compartilhar alguns trechos com vocês:

"Universo alternativo é tudo o que envolva situações não 'normais' [...]. Se tu escrever uma história com os personagens no mundo 'real' deixa de ser Universo Alternativo e seria somente uma fanfic onde você utiliza os personagens, pois você só estará abrindo mão de uma característica da obra original. Se incluir outra categoria e usar aspectos sobrenaturais de algumas delas [...] passa a ser Universo Alternativo, caso contrário não, se trataria somente de um Crossover. Como autor Gabriel, você tem toda liberdade de tirar os personagens [...] do ambiente ao qual são descritos na obra original e levá-los para onde sua criatividade imaginar. O que vai determinar se a mesma pertence ao Universo Alternativo ou ao Universo Real é o fato de conter características consideradas fantasiosas."



ARTES MARCIAIS / LUTA / VIOLÊNCIA / AÇÃO / AVENTURA

Existe uma diferença muito sutil entre Ação e Aventura: em Ação vemos uma temática mais Criminal/Policial, onde está presente mais violência, luta, guerras e armas de fogo. Já em Aventura o enredo é mais épico, muitas vezes utilizando de Magia/Misticidade, além de serem menos violentos e algumas vezes passar uma mensagem para o leitor. Basicamente, Ação mostra o justiceiro, enquanto Aventura mostra o herói.

Seguindo essa linha, podemos separar Artes Marciais, Luta e Violência. Os dois primeiros tratam do mesmo tema, mas em Artes Marciais vemos o uso de técnicas específicas de combate (as artes marciais propriamente ditas), além de ter um enredo mais voltado para competições, enquanto Luta não especifica um tipo de luta, e seu olhar é mais voltado para as brigas de ruas e de ringues. Já em Violência seria o "olho por olho", que engloba não apenas o combate físico, mas também o uso de armas, tortura e violência psicológica.



COMÉDIA / ESPORTES / FAMÍLIA / FESTA

Não é preciso falar sobre Comédia, já que é um gênero consagrado e não há outros que possam se confundir ou assimilar com ele. Com relação aos outros três, o nome é sugestivo sobre o que representam. No entanto, seu uso dentro de uma história pode-se limitar caso o foco do enredo recaia sobre eles. Por exemplo: se sua fanfic se baseia em uma família e seus hábitos, às vidas dos jogadores do time de algum esporte, ou fale diretamente sobre festas (boates, universitárias, debutantes e aniversários), é interessante assinalar os gêneros. Agora, se é a apenas citada a família dos personagens, os esportes que algum deles pratique ou uma festa aleatória que aparece na fanfic, não há necessidade de colocar.



VISUAL NOVEL / SAGA / CROSSOVER

Por fim, os últimos três gêneros (amém, glória, aleluia ao Sem Or), que não possuem absolutamente nada em comum, só agrupei pra não ter que escrever separado mesmo e.e

Visual Novel é um gênero de RPG que vem dos jogos de videogame ou PC, onde o jogador recebe imagens com textos, onde ele pode escolher os passos que dá e com isso a história vai se desenvolvendo. Não é um gênero tão comum de se encontrar no canal Fanfics, seria mais relacionado com os RPGs do canal Grupos, onde cada membro pode escolher as ações dos seus personagens e com isso ir desenvolvendo o enredo, mas existem algumas fanfics de RPG, onde a cada capítulo os leitores devem mandar a interação do seu personagem para então construir o próximo capítulo. Saga diz respeito às longfics com temporadas e continuações, o termo vem das sagas de livros e filmes mesmo. E Crossover nada mais é do que fanfics que mistura dois ou mais filmes, livros, animes, mangás, séries, doramas, HQs, Cartoons, bandas e celebridades, etc. Contudo, muitos usuários ainda possuem algumas dúvidas sobre o que é e o que não é considerado Crossover, quais são as condições para esse gênero.

Vamos pensar assim: na sua história um dos personagens é fã de algum anime, mas fã de verdade. Ele possui todas as edições, conhece todos os personagens e vive falando sobre eles. Seria diferente se os personagens desse anime realmente fizessem parte da história, certo? Ou ainda, digamos que esse mesmo personagem fosse fã de uma banda, e no meio da história ele realiza seu sonho de ir em um show deles. Você faz um capítulo inteiro falando sobre a banda, descrevendo sobre o show e até mesmo quando esse personagem foi até o camarim deles... E a aparição da banda acaba ai. Agora, se depois desse show os integrantes da banda passam a aparecer na história, e começam a interagir com os outros personagens, seria algo completamente diferente. Na primeira situação de ambas as cenas o Crossover não acontece, porque as categorias são apenas citadas na história, mas na segunda eles participam da história e a modificam, por isso o Crossover acontece nesses casos.

Além disso, o Crossover não depende só dos personagens, mas de qualquer aspecto do enredo de uma categoria. Caso você não use os personagens do anime, mas coloque o espaço físico, alguns elementos específicos da história, acontecimentos, isso também configura o Crossover.




E TERMINAMOS ESSE JORNAL!


Haverá uma segunda parte sobre: apologia, plágio e denúncias, para ajudá-los a identificar cada tipo e depois como proceder em cada caso. E se tiver ficado alguma dúvida sobre o conteúdo abordado aqui, ou referente a outros assuntos me escrevam que eu tentarei ajudá-los.

Abração do Pai da Facção
*vitória na guerra*



Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...