~Fadaravena

Fadaravena
Cumpre pena no Château D'If
Nome: Natalia
Status: Usuário Veterano
Sexo: Feminino
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Aniversário: 20 de Outubro
Idade: 23
Cadastro:

Leituras de Novembro


Postado

Leituras de Novembro

Comecei há algum tempo a ler "Os Miseráveis" de Victor Hugo para as aulas e só posso dizer que superou em muito as minhas expectativas. Para quem for ler aviso de que terá spoilers da primeira parte.
Como posso dizer, o livro é muito bem estruturado, e espero ainda mais na segunda parte, onde imagino eu, a pequena Cosette será a protagonista.

Na primeira parte vemos a ascensão e a queda de duas personagens, o grilheta Jean Valjean e a ex coquete Fantine. Eu simplesmente amei a personagem do Jean Valjean, e ela é tão real, com todos os seus dilemas humanos e contradições, é uma personagem linda. O Jean, depois de cumprir sua pena de dezenove anos é solto e vai parar numa pequena cidade de Digne, lá é mal visto por todos menos por um bispo. Ele é recebido na casa desse bispo a onde recebe comida e uma cama confortável para dormir. Sem perder sua raízes no crime, e tendo amaldiçoado a sociedade que o botou na cadeia e o fez sofrer tanto ele acaba roubando a prataria do bom bispo, mas este tendo dito uma vez que tudo naquela casa pertencia a todos perdoa o pobre Jean e o dá de presente dois castiçais que o leva consigo. A bondade do bispo e maldade da sociedade entram em conflito naquela pobre alma, e então, tendo o perdão do bispo o iluminado, ele se converte para os caminhos do bem e de Deus.

Em paralelo a tudo isso vemos a pequena coquete Fantine, abandonada pelo noivo, seguir o rumo das mazelas, tendo que criar uma filha e não tendo condições se vê obrigada a deixar a menina nos cuidados de uma dona de albergue, a qual, só se importando com o dinheiro, maltrata a pobre criança e a pretere a suas próprias filhas. Fantine, então vai para sua terra natal a onde é bem acolhida numa fábrica, de quem um tal maire Madelaine é o dono. O mais legal de tudo isso é que Victor Hugo nos dá várias pistas de que esse maire é na verdade Jean Valjean, antes mesmo de confirmar ao leitor se tratar do próprio.

Porém nem tudo são flores na vida e uma velha bisbilhoteira descobre que Fantine tem uma filha bastarda. A sociedade passa a mal vê-la, e então é obrigada a deixar a fábrica, sem que o maire soubesse disso. Aliás, vale ainda dizer que Jean Valjean passa a seguir os princípios do falecido bispo, vive, mesmo sendo maire, numa casa simples e dá mais que a metade de sua fortuna para a cidade. Logo, assim que descobre sobre Fantine tenta ajudá-la o quanto pode.

Contudo, mais uma vez, não só para Fantine, mas a situação começa a ficar feia também para Jean Valjean que fora descoberto por um inspetor da polícia local como o ex grilheta, e no fim é salvo por um sósia que seria julgado como sendo Jean em seu lugar.

Essa parte é a minha preferida. O capítulo da reflexão de Jean Valjean em que seus princípios e valores são postos a prova. É simplesmente tão real, tudo o que se passava no amago desse pobre coitado, da noite mal dormida, da chegada do tílburi, se ele confessaria ou não ser o verdadeiro Jean Valjean, como tudo isso afeta sua aparência depois o tornando mais velho do que realmente era. É genial, é primoroso, foi aí que me apaixonei por "Os Miseráveis".

E então, Fantine tem um susto e morre, Jean Valjean consegue escapar da prisão, e o inspetor Javert é um filho da p***!

Enfim, é um livro mais do que recomendado para quem gosta dos mistérios da alma humana, é um livro de emocionar, e para quem é cristão, é mais uma moral cristã contida na vivência dessas personagens tão sofredoras.

Escutando: Jekyll and Hyde Musical
Lendo: Os miseráveis - Victor Hugo
Assistindo: Steven Universe
Jogando: Kingdom Hearts 2.0
Bebendo: Café com leite

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...